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Comportamento Organizacional – Conceito e Níveis de Estudo

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Dedicação, proatividade e motivação são características consideradas chave de sucesso para as empresas. Isso porque toda organização é constituída por pessoas, cada uma com características, culturas e pensamentos diferentes umas das outras, e são elas que estão por trás de todo e qualquer bom resultado.

Uma equipe engajada e produtiva consegue atingir muito mais resultados, e da melhor maneira possível. Porém, conquistar esse tão sonhado time de alta performance — e manter estes mesmos colaboradores motivados — não é uma tarefa fácil.

Depositphotos.com / pressmaster É dever da empresa oferecer benefícios e um ambiente de trabalho harmônico que estimule a motivação, o engajamento e a cocriação.

O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?

Comportamento organizacional é a análise da conduta das pessoas e as implicações que causam no ambiente de uma organização. Objetiva alcançar maior compreensão acerca da conjuntura empresarial para conceber o desenvolvimento contínuo e seguro de soluções às distintas ocasiões que ocorrem em uma empresa.

BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA

Esse estudo do comportamento humano propicia diversos benefícios à empresa, ajudando-a a reter talentos na organização, evitando o turnover, promovendo engajamento e harmonia entre o público de interesse das organizações. Sua importância é percebida em todos os ganhos, e perdas evitadas, que a empresa alcança, através dos benefícios mencionados.

É dever da empresa oferecer benefícios e um ambiente de trabalho harmônico que estimule a motivação, o engajamento e a co-criação. Diversos fatores influenciam na conquista de um comportamento organizacional satisfatório, e alguns deles são:

Motivação

A motivação é um dos principais fatores que contribuem para o alcance de grandes resultados e, consequentemente, uma boa rentabilidade para as empresas. É fato que profissionais motivados se dedicam mais, se empenham mais, doam o seu melhor e, por isso, conseguem produzir mais e melhor.

Diante disso, a área de Recursos Humanos (RH) deve estar sempre atenta, oferecendo ferramentas que proporcionem a motivação constante dos colaboradores e equipes no dia a dia de trabalho.

Liderança

A liderança é um dos principais comportamentos almejados e valorizados pelas organizações. A capacidade de gerir e conduzir pessoas rumo a grandes resultados é uma tarefa que exige uma habilidade de liderança bem desenvolvida.

Por isso, é fundamental que toda empresa possua um líder de excelência. Um bom líder consegue administrar sua equipe de forma efetiva, delegar tarefas, estipular prazos e inspirar profissionais a darem o seu melhor em qualquer atividade. Tudo isso por meio do bom exemplo de suas ações e comportamentos.

Desempenho

O desempenho é consequência de uma equipe motivada e de uma liderança efetiva. E é função do RH, junto aos líderes, avaliar o desempenho da equipe e, sempre que necessário estimular a melhoria e o desenvolvimento do potencial de cada profissional.

RESPONSÁVEIS NA ORGANIZAÇÃO

Dentro da organização, como citamos nos itens acima, o departamento responsável pelo estudo recorrente do comportamento organizacional é o Recursos Humanos. Atuando permanentemente na função, o departamento pode fornecer aos gestores da empresa a possibilidade de prever e gerir da forma adequada os problemas dos indivíduos ou do grupo.

NÍVEIS DE ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O estudo do comportamento organizacional considera dois níveis distintos como objetos de análise, são eles:

Nível Individual

Toma o indivíduo como objeto de estudo. Seus objetivos, motivações, expectativas, habilidades e competências demonstradas.

Nível Grupal

Aborda as relações interpessoais como tema de estudo. A formação e equipes e suas dinâmicas, comunicação e interação dos profissionais, influência e poder do líder, práticas que auferem desempenho superior, dentre outros aspectos da interação e convivência dos colaboradores.

Resumindo: Organização e o Comportamento

A partir da compreensão do comportamento organizacional a empresa entenderá bem as questões relacionadas aos seus colaboradores e poderá trabalhar na manutenção das relações interpessoais, na qualificação e incremento das competências individuais, na adoção de práticas que atribuam maior dinâmica e melhor desempenho aos processos.

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