Problemas? Maravilhoso! Afinal, ressignificar é preciso, e a vida se torna melhor quando deixamos de reclamar e passamos a agradecer. Ah, você deve estar se perguntando, mas o que eu tenho a agradecer? Então, nós questionamos: será mesmo que o seu copo está meio vazio e que não há nada na sua existência digno de comemoração?

Existem pessoas que estão sempre focadas no negativo. São aquelas que, por exemplo, escapam de ser atropeladas e, em vez de falar “eu sobrevivi!”, dizem “eu quase morri!”. Não por acaso, nada é bom o suficiente para elas, pois não existe a luz no fim do túnel, apenas tristeza, reclamação e problemas.

Mas quem não os tem? Se puder nos dizer o nome de uma pessoa livre de preocupações, diga, pois será uma grande novidade. Neste artigo, sem romantizar as dificuldades da vida, compartilharemos com você alguns meios de transformar os problemas em oportunidades de crescimento. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e descubra!

Transformando os problemas em oportunidades

Sabe qual é a diferença entre quem vive os seus problemas e quem enfrenta os seus desafios? A programação mental! Como sempre citamos aqui no blog, nós nascemos para solucionar problemas, para superar as situações adversas, para vencer os obstáculos, e não para sermos vítimas deles. Há muitas pessoas assim, que não se deixam abater, que seguem em frente diante das dificuldades, que são resilientes, que agem com otimismo e que se mostram verdadeiras fortalezas de sabedoria e fé.

Sabe por que elas conseguem, e outras pessoas não? Primeiro porque elas decidiram ser maiores do que os seus problemas. Segundo porque enxergam além, aprenderam a ressignificar os momentos ruins e a extrair deles aprendizados, amadurecimento e evolução — mesmo nas dores, frustrações, tristezas e perdas.

Tudo o que nos acontece, por pior que seja, tem uma mensagem implícita. Quantas pessoas precisaram, por exemplo, sofrer com uma doença grave para tomar consciência do quão importante era viver, cuidar bem da saúde física e mental e estar mais próximas daqueles a quem amam? Quantos precisaram “perder tudo” para ter tudo aquilo de que realmente precisavam para ser felizes?

PSC

Nesse sentido, confira algumas dicas para ressignificar os seus problemas!

1. Separe o que está no seu controle do que não está

Quando estamos diante de um problema, precisamos identificar o que depende de nós do que não depende. Se a empresa em que você trabalha está em crise financeira, por exemplo, isso não depende de você, mas você pode construir uma reserva financeira de emergência e começar a procurar outras oportunidades profissionais, não é mesmo? Aprenda a separar o que está sob o seu controle do que não está. Assim, você conseguirá canalizar a sua energia e a sua ação para o que realmente será útil.

2. Identifique os seus erros e pontos de melhoria

No que diz respeito aos problemas que foram causados por você, identifique os seus erros e/ou aspectos em que pode melhorar. Se o problema de fato foi decorrente de uma falha sua, utilize a situação para refletir sobre como você poderia ter evitado a situação. A ideia não é querer mudar o passado, o que é impossível, mas compreender que, daqui para frente, você saberá como agir caso uma situação semelhante surja. Por eliminação, os caminhos errados nos levam ao caminho certo!

3. Desenvolva os seus conhecimentos e habilidades

Muitas vezes, os problemas surgem nas nossas vidas porque nós ainda não temos conhecimentos e habilidades bem desenvolvidos para resolvê-los ou preveni-los. Portanto, diante dessas situações difíceis, reflita sobre o que faltou para evitar o problema. Em seguida, pense em como você pode desenvolver esses conhecimentos e competências, de modo a ter uma conduta diferente na próxima oportunidade. Isso vale tanto para as competências profissionais quanto para as nossas qualidades do dia a dia.

4. Descubra com quem você realmente pode contar

Existe um lado positivo nos problemas sobre o qual pouca gente fala: eles mostram em quem realmente podemos confiar. Existem pessoas que de fato nos estendem a mão diante das adversidades, enquanto outras simplesmente nos ignoram. Isso serve de lição para que sejamos mais seletivos e para que saibamos com quem realmente podemos contar. Essas “descobertas” nos levam a fazer uma revisão na nossa rede de contatos, valorizando mais aqueles indivíduos que de fato nos auxiliam nas dificuldades.

5. Seja resiliente

Por fim, entenda que os problemas têm utilidades. Eles nos estimulam a inteligência, a criatividade, a comunicação, a ativação da nossa rede de contatos e a nossa resiliência. Uma vida 100% sem problemas provavelmente faria das pessoas seres sem criatividade e sem qualquer paciência. Os problemas nos ajudam a exercitar a serenidade, a inteligência emocional e a capacidade de restabelecer o equilíbrio depois que superamos as adversidades, de modo que possamos seguir em frente.

Ouse ressignificar os seus problemas!

A vida, portanto, é uma lição constante. Não há dia, não há história, não há experiência que não traga algo que agregue algum tipo de experiência evolutiva. Cabe a nós ressignificar esses eventos, transformar esses problemas em oportunidades de crescimento e de empoderamento e descobrir o que realmente é importante e essencial à nossa existência.

Portanto, olhe para si mesmo, analise a sua vida e busque, a partir de agora, modificar o seu olhar sobre você, sobre as pessoas e sobre as dificuldades. Em vez de se concentrar nos problemas, abra-se a encontrar soluções e aprendizados que ajudem você a ser uma pessoa — profissional e ser humano — infinitamente melhor a cada dia.

Pense nisso, aproveite as suas oportunidades de ser feliz, foque no lado bom da vida e acredite verdadeiramente que todo problema é, sim, uma chance de crescimento. Permita-se evoluir!

E você, querida pessoa, como tem transformado os seus problemas em oportunidades de crescimento? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!