Voltar

Como Ser um Bom Empreendedor

Publicado em | 0 comentários

Baraq/Shutterstock Ser um bom empreendedor é ser bom para si mesmo, para seu negócio, seus clientes e colaboradores também

Muitos brasileiros sonham em abrir o próprio negócio, mas na prática não sabem ao certo como ser um bom empreendedor. Ter esta preocupação é importante porque o sucesso desta empreitada depende diretamente da qualidade do desempenho do seu administrador.

Não existe uma fórmula mágica que faça com que uma pessoa tenha mais ou menos êxito ao empreender, mas com certeza existem comportamentos mais positivos e que podem potencializar as chances de uma pessoa construir uma empresa prospera, respeitada, crescente, atrativa e sustentável.

Pensando nisso, eu quero compartilhar algumas dicas poderosas para você saber como ser um bom empreendedor e aumentar suas possibilidades de sucesso empreender. Confira!

6 Dicas De Como Ser Um Bom Empreendedor

Planeje suas Ações – Para ser bom, o empreendedor deve planejar muito bem seu negócio e jamais deixar os pontos-chave soltos. Isso representa acumular competências e conhecer o seu mercado: suas ameaças, forças, fraquezas e oportunidades como sugere a Matriz Swot, este diagnóstico organizacional que ajuda a estruturar cada ação de modo que isso lhe permita gerenciar melhor sua empresa.

Evolução Contínua – Por mais sucesso que tenhamos conquistado, nós nunca chegamos lá definitivamente, pois cada dia as coisas mudam e os consumidores se transformam. Deste modo, se não estivermos atentos a tudo isso, corremos o risco de perder boas oportunidades de levar a nossa empresa a novos patamares e de ficar pelo caminho. Esteja atento!

Organize seus Processos – Um bom empreendedor sabe que para sua empresa crescer é importante que seus processos sejam congruentes e realmente efetivos, ou seja, que surtam os resultados desejados e tragam o retorno esperado em curto, médio e longo prazo.

Valorize seus Funcionários – Sem os funcionários, seus conhecimentos, habilidades, experiências e comprometimento verdadeiro; nenhuma empresa pode crescer e fazer história. Por isso, ser um bom empreendedor está diretamente relacionado à valorização dos seus profissionais, à sua forma de liderar, ao reconhecimento de seus diferenciais e dedicação para com o seu negócio. Sem isso, nenhuma empresa consegue crescer, motivar, engajar e reter os talentos.

Seja Inovador – Um empreendedorismo focado em inovação representa tanto olhar para fora, para seus concorrentes e para o mercado, observado as oportunidades de negócio que ninguém mais vê e aproveitando-as, como também para dentro de seu empreendimento, avaliando os pontos que podem ser melhorados e as áreas que podem ser mais bem aproveitadas e trazer melhorias contínuas e crescimento em todas as instâncias da empresa.

Busque o Equilíbrio – Isso quer dizer alinhar suas responsabilidades profissionais às suas necessidades pessoais, sem negligenciar nenhuma das partes. Embora empreender exija sacrifícios, estar em dia com todas as facetas de sua vida traz mais qualidade aos seus dias, aumenta suas energias positivas, potencializa sua força mental e positividade para tocar sua empresa como mais motivação, determinação e foco e sentir-se bem com isso.

Na prática, ser um bom empreendedor não quer dizer ser bonzinho e dizer sim a tudo e a todos. A qualidade de ser bom está relacionada ao fato de ser um líder de empresa coeso, que planeja suas ações, organiza seus processos internos e externos, valoriza seu capital humano, que não aceita zona de conforto e está sempre buscando inovar e estar à frente dos concorrentes.

Pense nisso ao empreender o seu negócio e busque ser um bom empreendedor para: você, seus colaboradores, clientes, parceiros e ouse destacar-se no mercado.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!