Voltar

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Publicado em | 0 comentários

Na entrevista,candidatos são postos à prova e é normal que o nervosismo esteja presente. Confira como se comportar em uma entrevista de emprego e aumente suas chances. | Créditos da imagem – Depositphotos – autor: alexraths

A entrevista de emprego é o momento em que se demonstra aos avaliadores as competências que se possui a fim de conquistar a vaga de trabalho ofertada. Por ser uma ocasião onde os indivíduos são postos à prova e que implica em uma conquista significativa, é normal que o nervosismo e a apreensão estejam presentes. Por isso, é importante conhecer mais sobre o processo e se preparar para comparecer a entrevista confiante e realizar um bom processo.

 

Dicas para uma boa apresentação

Esse é um procedimento que, dado ao seu formato rápido, toma as aparências como indicadores a todo tempo. Por isso, é importante ponderar sobre tudo o que transmitirá aos avaliadores, desde sua vestimenta às suas atitudes. Existem diferentes tipos de entrevistas de emprego, por isso busque conhecê-las e estar preparado.

É essencial que você saiba como se comportar em uma entrevista de emprego, em todos os aspectos que envolvem esse bom desempenho no processo, tais como:

Trajes adequados

Dê preferência por roupas neutras, sem cores fortes e modelos extravagantes. As vestimentas exigidas pelo ambiente de trabalho podem variar de acordo com o segmento de atuação da empresa, mas isso é algo que você só vai conhecer quando contratado, logo escolha a opção mais segura.

Informe-se sobre a empresa

Desenvolver uma pesquisa prévia sobre a empresa é importante pois estará demonstrando interesse aos avaliadores, além de poder ensejar uma conversa mais fundamentada durante a entrevista, o que também conta muitos pontos para o candidato.

Seja objetivo e conciso

Não fique dando voltas para chegar a uma resposta. Procure expor seus argumentos de forma clara e bem articulada.

Prepare seus argumentos e contra-argumentos

Muitas das perguntas que os avaliadores utilizam nesses processos já são conhecidas e podem ser treinadas, aumentando as chances de um bom desempenho. Outra preparação importante é tentar vislumbrar os questionamentos que podem surgir na entrevista, ponderando sobre eles de forma antecipada para evitar ser pego de surpresa e não conseguir desenvolver bem uma resposta devido ao nervosismo.

Desligue o celular

Isso é um aspecto básico. Não se distraia durante a entrevista, mantenha-se focado no processo.

Mostre agradecimento

Agradeça aos avaliadores pela oportunidade. Assim estará demonstrando a importância que você atribui a vaga pleiteada.

 

O que querem descobrir os entrevistadores?

Mas o que os entrevistadores estão querendo descobrir? Se você souber, poderá prover melhores informações aos entrevistados. Por isso, treinar o que virá a dizer é importante. Então, visando um empreender um treinamento, responda as seguintes perguntas à você mesmo, buscando articular melhor as ideias.

Quem é você?

Discorra um pouco sobre você, suas preferências pessoais, pontos fortes e pontos a serem trabalhados.

O que você já fez?

Relate suas experiências e procure destacar sua atuação nas conquistas que a organização alcançou

O que gosta de fazer?

Relacione as atividades capazes de lhe proporcionar prazer, tanto no âmbito pessoal como no profissional.

Por que você saiu do último emprego?

Justifique apresentando um motivo consistente, nada de resposta vazias e sem conteúdo.

O que você tem diferencial em relação aos outros candidatos?

Procure elencar as suas melhores características e busque inovar em seu julgamento pessoal. Qualidades como perfeccionista, dedicado e focado surgirão de todos os candidatos e ser autêntico já é um grande diferencial.

 

Preparado, estará confiante. Acredite em seu potencial e procure agir de forma natural e espontânea, pois assim é a melhor forma para transmitir segurança.

 

E você, o que tem a dizer sobre entrevistas de emprego? Comente sua experiência e compartilhe esse artigo com colegas.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!