Voltar

Como o Coaching Pode Ajudar no Tratamento da Depressão

Publicado em | 0 comentários
Depressão

Monkey Business Images Entenda como o Coaching também pode ajudar no tratamento da depressão

Não, depressão não é brincadeira e, segundo a Organização Mundial da Saúde, em todo o mundo, esta doença já afeta mais de 615 milhões de pessoas.  O termo deriva do latim, das palavras “deprimere (para baixo), depressio” (apertar firme), que por sua vez denotam estados de tristeza que realmente nos causam aperto no coração e nos colocam para baixo.

A depressão é um distúrbio de humor que faz ficarmos profundamente deprimidos, desmotivados, negativos e sem esperança, instáveis emocionalmente, que leva a nos sentirmos vazios e apáticos em relação à vida. Diferente de uma tristeza ocasional, ela não passa, não vai embora e, quando não tratada corretamente, pode ser tornar um problema ainda mais grave, com consequências drásticas, como a tentativa de suicídio, por exemplo.

Coaching e Depressão

Como o número de pessoas com a doença não para de crescer, é cada vez mais frequente encontrarmos nas formações e processos de Coaching, profissionais que apresentam sinais de depressão e que precisam de ajuda para tratar seu distúrbio. Quando isso acontece durante a sessão de Coaching, por exemplo, o ideal é que o cliente seja orientado a buscar um auxílio médico especializado, para que assim possa fazer um tratamento adequado.

Este apoio, por sua vez, além de intervenção terapêutica, na maioria dos casos, também inclui algum tipo de interação medicamentosa. Entretanto, ainda que o Coaching não seja terapia, ele também pode apoiar a pessoa com depressão a ressignificar a imagem negativa que faz de si mesmo e de sua vida e a desenvolver pensamentos mais otimistas em relação ao seu futuro.

Compreender que há outro lado cheio de possibilidades é importante para que o indivíduo depressivo possa enxergar novamente os aspectos positivos de sua existência (suas conquistas, relações, aprendizados, família, amigos, trabalho, experiências), valorizar suas qualidades e talentos e possa encorajar-se a tratar os sentimentos negativos que roubam suas perspectivas de felicidade.

Este trabalho multidisciplinar é essencial para que a pessoa possa se tratar corretamente, ter o apoio que precisa para lidar com sua angústia como também para não perder de vista seus sonhos, objetivos e metas. Embora, a depressão queira nos colocar para baixo é essencial reunir forças para contra-atacar, ou seja, para que a cada pensamento negativo, haja três, quatro, cinco pensamentos positivos e crenças de abundância e otimismo mostrando que nada está perdido, que a pessoa é especial, importante e que não está sozinha em seu caminho de recuperação.

Se você também sente que sua tristeza não é passageira e que constantemente a sensação de vazio, desesperança e desmotivação invadem seu coração e fazem sua mente povoar-se de ideias ruins, não deixe que isso te torture mais. Busque ajuda especializada, fale com especialistas no assunto e obtenha todo o apoio que precisa para enfrentar a depressão, eliminar sentimentos negativos e viver o seu melhor. Permita-se, você pode e você merece ser feliz!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!