Yuriy Rudyy/Shutterstock O Coaching de Carreira ajuda os jovens profissionais a identificar seus dons e talentos e, a definir, qual profissão tem mais a ver com seu perfil e anseios de futuro

Escolher a profissão é uma etapa extremamente importante na vida de qualquer pessoa. Logo na juventude somos impelidos a refletir sobre esta questão e tomar uma decisão que nos acompanhará pelo resto de nossa existência. Para alguns, trata-se de uma decisão simples, pois sabem desde sempre o que querem exercer. Porém, para outros, este é momento de grande ansiedade e aflição.

Somos cobrados por esta decisão ainda muito jovens. Com 16, 17 ou 18 anos, estamos finalizando uma fase importante de nossas vidas e muitas coisas estão mudando: nossa mente, nosso corpo, o mundo ao nosso redor, e tomar esta decisão se torna difícil, pois ao terminar o ensino médio, nos vemos diante de infinitas possibilidades e não sabemos por qual optar.

Esta também é uma fase de transição, da adolescência para vida adulta. Antes tínhamos apenas que estudar, de agora em diante, além de estudar, temos que começar a garantir nosso próprio sustento, nossos meios de conquistar a independência de nossos pais, e isso tem início a partir da escolha de nossa profissão.

Como o Coaching Pode Ajudar?

A partir disso, as responsabilidades do jovem coachee (cliente) começam a aumentar e com elas as cobranças e a pressão, não só dos familiares, mas também de toda uma sociedade. Isso ocorre porque hoje tudo exige que sejamos sempre os melhores em tudo o que realizamos; o que não nos permite errar e muito menos fracassar.

Como lidar com todas estas situações? Como escolher uma profissão? Como se preparar para o vestibular? Para qual universidade devo prestar? Como se preparar para a vida adulta? Será que estou pronto? Estes são alguns dos muitos questionamentos que permeiam a mente de uma pessoa que não imagina por onde começar este processo de descoberta.

Neste contexto, o coach ajuda o coachee a iniciar o seu processo de autoconhecimento, buscando junto a ele, descobrir quais são suas melhores aptidões, seus pontos fortes, em que área ele mais se destaca, e a partir disso cria-se uma visão clara de qual é sua a vocação, bem como quais caminhos percorrer para a escolha da profissão.

PSC

Ao longo do processo de Coaching de Carreira, o jovem coachee mostra, mesmo sem perceber, os sinais de seus talentos e de quais atividades sente mais prazer em realizar. Prazer, satisfação, sensação de felicidade e realização, são elementos que devem ser levados em consideração na hora da escolha profissional, mais do que o fator financeiro.

Claro que este último tem grande importância para qualquer ser humano, porém optar pelo o que se vai fazer pelo resto da vida baseado somente no retorno que se vai ter é um risco que nem todos estão prontos para correr. Isso pode trazer resultados inesperados, logo nos primeiros anos de faculdade.

Sendo assim, de nada vale escolher uma profissão porque todos dizem que com ela as chances de ganhar dinheiro são maiores. Neste momento o papel do coach é fazer o coachee refletir por meio de perguntas poderosas, que farão com que ele tenha mais clareza do que verdadeiramente deseja alcançar com a sua carreira em sua vida.

Invista em Coaching de Carreira e encontre a profissão ideal para você!