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Como Manter o Autocontrole no Trabalho

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lassedesignen/Shutterstock Ter autocontrole é ter inteligência emocional: uma competência comportamental essencial à carreira

Muitas demandas, emails chegando freneticamente, altas cobranças, metas para bater, relatórios para fazer, pessoas para atender. Eu sei, às vezes, parece impossível dar conta de tudo e perder o autocontrole no trabalho parece apenas uma questão de tempo.  Fique calmo, vamos resolver isso de outra maneira!

O certo é que expostos a tantos eventos, devemos buscar desenvolver uma Inteligência emocional que nos permita lidar com as diferentes situações, pressões e exigências profissionais, sem sair da linha. Isso significa que temos que aprender resolver as lacunas e nos relacionar com diferentes pessoas.

Por isso desenvolver o autocontrole é fundamental, tanto dentro como fora de uma empresa. Nesta, ter uma postura profissional assertiva nos ajuda a solucionar os problemas, com mais efetividade, ao invés de sucumbir, desastrosamente, a eles e queimar seu filme com seus colegas e líderes.

Dicas de Como Manter o Autocontrole no Trabalho

Foque na solução – A melhor maneira de sair do sério é focar no negativo, achar que não vai dar conta do trabalho, alimentar ansiedade e enxergar suas demandas de maneira negativa. Sempre que receber uma nova tarefa, pense em como você irá fazer para solucioná-la e veja isso como oportunidade demonstrar todo seu potencial e crescer.

Elimine a impulsividade – Pense antes de agir ou reagir a qualquer comentário mal intencionado dos seus colegas. Não permita que ninguém tire a sua paz e te exponha a situações onde você pode perder o controle. Finja que não é com você e deixe que a pessoa vá embora com seu veneno.

Não acumule tarefas demais – O estresse, o excesso de trabalho e o cansaço pode fazer com que você não aguente a pressão por resultados e exploda de vez. Seja justo consigo mesmo e pegue apenas a quantidade de tarefas que você pode dar conta no momento.  Foque no que você é bom e elimine os extras.

Bom senso – Se você sabe que determinados assuntos ou pessoas tiram você do sério para quê entrar nestas discussões? Não caia na pilha errada. Autocontrole também é autopreservação, ou seja, saber a hora de entrar e também de sair de uma conversa improdutiva.

Fofocas – Não dê ouvidos a conversas sem futuro e fofocas descabidas sobre você. Ao invés de discutir com seus colegas em decorrência de falatórios, fale com seu superior e informe a situação. Não deixe a mentira crescer e seja assertivo ao resolver seus problemas interpessoais.

Respire – Respire, feche os olhos, tente esvaziar a mente e nada de reagir de modo intempestivo aos problemas e às pessoas. Pondere, quando perde o controle, sua imagem profissional fica queimada e você diminui suas possibilidades de crescer na carreira e na empresa.

Desenvolva Inteligência Emocional – Aprenda a controlar e lidar com suas emoções, bem como com fatos inesperados e frustrações, pois a todo o momento estamos expostos a isso em nosso trabalho.  Use os sentimentos e emoções a seu favor, seja emocionalmente inteligente e tenha autocontrole.

Gostou das dicas? Sente que agora poderá lidar melhor com os problemas sem desgastar-se e expor-se negativamente? Pois bem, use estas dicas extraordinárias e tenha maior controle emocional dentro e fora do trabalho. Boa sorte!

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