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Como Incluir a Inteligência Emocional nas Organizações

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Inteligência Emocional

Dmitry Guzhanin/Shutterstock A Inteligência Emocional deve estar presente no comportamento das pessoas e das organizações

Inteligência Emocional é saber reconhecer, entender e lidar com as nossas emoções e as emoções alheiras, de forma assertiva, em todas as situações, e especialmente, nos momentos de pressão e dificuldade. Por isso, quando tratamos do ambiente organizacional, também temos que considerar a importância dos profissionais desenvolverem esta competência.

Desenvolver a Inteligência Emocional das organizações se tornou um tema tão discutido na atualidade, a partir dos estudos do PhD e psicólogo americano, Daniel Goleman; que comprovou como a presença ou ausência desta habilidade faz toda diferença nos resultados do ser humano seja qual for o seu contexto.

Chefes que gritam o tempo todo, colegas que explodem a menor crítica ou mesmo choram ao receber um feedback que não gostaram. Ninguém deseja trabalhar num ambiente como este clima, não é mesmo? Por isso, podemos dizer que este descontrole emocional é prejudicial tanto a quem está alterado quanto a quem é vitima ou presencia estas situações rotineiramente.

Como Desenvolver a Inteligência Emocional nas Organizações

Tudo começa pela comunicação. Quando a empresa tem uma comunicação clara e assertiva, grande parte dos problemas organizacionais, ligados aos estados emocionais, pode ser evitada. Quando as informações são passadas de forma clara, não há margem para fofocas, boatos e suposições errôneas sobre as decisões tomadas, e que sempre levam a alterar os ânimos dos funcionários.

Outra importante forma de trazer maior controle das emoções nas empresas é por meio do exemplo dos líderes. Gestores descontrolados e inflexíveis, que gritam o tempo todo e são explosivos e agressivos com seus liderados, criam um ambiente de trabalho negativo, onde os colaboradores não se sentem seguros para dar sua opinião, manifestar suas ideias e se comunicar diretamente com o líder.

Por outro lado, quando eles têm autocontrole são exemplos positivos para os demais, pois, independente da situação, sabem como agir, ou melhor, reagir. Da mesma forma, se o colaborador reage a tudo de modo emotivo, se ressente quando recebe feedbacks, instruções e recomendações do chefe ou dos seus colegas, podemos dizer que também não há; de sua parte, controle emocional.

O Que as Empresas Podem Fazer?

O ideal é que tanto as organizações, por meio de seus líderes, como os funcionários busquem desenvolver, continuamente, sua inteligência emocional e usar esta capacidade em favor dos resultados, metas e objetivos.

Na prática, isso representa identificar os colaboradores, com comportamentos que denotam falta de maturidade emocional, e oferecer-lhes feedbacks e oportunidades de melhoria. Ou seja, representa criar formas mais efetivas para que os profissionais saibam lidar com suas emoções no ambiente corporativo.

Também inclui a criação de um clima organizacional saudável, onde seja possível acessar emoções positivas, trabalhar em harmonia, e se evite rompantes agressivos de líderes e liderados. A Inteligência Emocional além de estimular o respeito, autocontrole, a motivação, engajamento, produtividade, criatividade nas organizações, também faz com que os funcionários sintam que são verdadeiramente respeitados pela empresa.

Isto leva os profissionais a sentirem-se plenos, num ambiente seguro, onde eles são estimulados a viver suas emoções, de forma positiva e equilibrada, e a partir disso sintam que têm as condições necessárias para realizar, com excelência, o seu trabalho.

E se você quer desenvolver a Inteligência Emocional em sua empresa e ampliar esta capacidade em seus líderes e liderados, invista em Coaching. Leve a formação Professional & Self Coaching- PSC; para sua empresa e desenvolva extraordinariamente as habilidades comportamentais e emocionais de seus colaboradores.

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