Voltar

Como Identificar Boas Oportunidades de Negócio

Publicado em | 0 comentários
Boas oportunidades

Monkey Business Images/Shutterstock O Empreendedor deve ser um observador nato e enxergar boas oportunidades de negócio onde ninguém mais vê

“A oportunidade nunca é perdida. Alguém sempre vai aproveitar as que você perdeu.” Esta frase atribuída ao poeta inglês Willian Shakespeare, ilustra bem como os empreendedores devem estar sempre atentos ao seu redor para não perder boas oportunidades de alavancar ou mesmo abrir o seu próprio negócio.

Entretanto, é importante deixar claro que nem sempre estas chances batem à nossa porta. Muito pelo contrário! Por isso, é essencial estar sempre atento para não deixar que excelentes possibilidades sejam aproveitadas por outros.

Mas como identificar uma boa oportunidade? Como saber se uma chance é mesmo boa? E mais, como perceber se um negócio pode ser sucesso? Essas são perguntas comuns, no universo do empreendedor de primeira viagem e, são exatamente elas, que irei responder neste artigo.

Como Identificar Boas Oportunidades

Comece desenvolvendo seu senso de observação. Olhe ao seu redor, em seu bairro, na sua cidade ou mesmo em sua própria casa e veja onde existem necessidades a serem atendidas e oportunidades que ninguém valorizou. Isso é importante para compreender os diferentes cenários, mercado, nichos, perfis de pessoas e seus principais desejos de compra.

Lembre-se que todos os produtos e serviços, antes de serem inventados, tinham como objetivo atender alguma necessidade específica. Essa máxima vale para uma simples vassoura de limpar a casa como também para um avião com capacidade para 300 pessoas.

E sabe por quê? Porque se hoje existem empresas que fabricam estes produtos e seus compradores, é porque alguém observou estas necessidades e criou uma forma de atendê-las plenamente.

O empreendedor deve, então, buscar ver o que ninguém mais vê; acreditar em suas ideias e também em sua intuição. Essa é a diferença entre um empresário e um cliente, a forma como enxergam as lacunas. De um lado está aquele que deseja sanar algo e, de outro, o que tem aquilo que vai resolver o problema.

Então, para poder identificar as oportunidades é preciso observar e estudar o mercado; saber se existe uma demanda reprimida (que não está sendo atendida), aplicar a ferramenta 5W2H e identificar as ameaças e oportunidades, bem como colocar a mão na massa e criar produtos e serviços adequados, inovadores, sustentáveis, ou seja, que realmente atendam o que o público busca e deseja.

Em outras palavras, faça pesquisas de mercado, estude suas possibilidades, prepare-se, intelectual e financeiramente, conheça as regiões que são carentes de artigos como os que você deseja criar e vender e planeje suas ações.

E por fim, entenda uma coisa: mais importante do que saber reconhecer; é saber aproveitar suas oportunidades. Invista em seu desenvolvimento, reúna mais e mais conhecimento e faça de suas possibilidades, chances reais de criar ideias e negócios verdadeiramente extraordinários.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!