Komissar007/Shutterstock Um organograma ajuda a mapear os departamento e ilustrar as funções e hierarquias de uma empresa

Organograma departamento pessoal é uma espécie de apresentação gráfica muito utilizada pelas empresas para organizar a hierarquia dos seus poderes e atribuições, neste caso específico, da área de Recursos Humanos.

De modo geral, mostra todas as ligações entre as repartições, o que cada setor faz e a quem está subordinado, como também cada função, posição dos colaboradores e a quem os profissionais devem responder diretamente. Porém, antes, é necessário fazer um profundo mapeamento de todas as áreas da empresa, de modo que isso permita conhecer melhor seus setores e entender como foram estruturados.

Exemplo de Organograma de Departamento Pessoal

O departamento de pessoal geralmente integra o setor de Recursos Humanos, que faz parte da Gestão de Pessoas de uma empresa. Portanto, seu organograma compreende três áreas muito importantes, que são respectivamente os setores de: Admissão, Compensação e Demissão.

Na primeira aba deste gráfico, vem o setor de admissão com as funções de: recrutamento e seleção de profissionais, integração e registro. Na sequência o de compensação, que diz respeito a tarefas como: folha de pagamento, carga horária de trabalho, tributos e também os benefícios. Por fim, vem à parte de desligamento, onde são feitas as rescisões de contratos e são tratados de assuntos relativos à fiscalização e Justiça do Trabalho.

Este é um exemplo de quais são as atribuições do departamento de pessoal e como suas tarefas podem ser subdivididas num organograma. Para isso, caso haja mais funções ou setores, é importante incluir todos, de modo que seja possível visualizar mais claramente a forma de operacionalização de seus processos e entendê-los também.

Coloque o Organograma de Departamento Pessoal em Prática

Um dos maiores erros das empresas é gastar seu tempo fazendo mapeamentos das áreas e organogramas que não são usados. Assim, ao invés de usar estas ferramentas para melhorar sua gestão de pessoas e processos, elas acabam sendo apenas ilustrações de como a empresa deveria proceder.

PSC

É importante entender que este gráfico como todo bom mapa é um guia de como os profissionais também devem proceder, pois quanto mais minucioso e detalhado, mais efetivos podem ser os resultados. Na prática, os funcionários podem entender melhor como funciona a hierarquia da empresa e de que forma o seu trabalho contribui para os resultados.

Isso é importante para dar uma visão geral da organização aos seus trabalhadores e mostrar aos colaboradores os caminhos de crescimento possíveis, e que nada impede a pessoa que hoje está numa outra hierarquia de ascender e buscar outras funções e cargos mais altos na empresa.

Por isso, use seus organogramas como um aliado a mais no desenvolvimento de práticas de gestão mais modernas e efetivas, mostre seu valor e inspire seus profissionais a respeitar a hierarquia e seguir suas tarefas de acordo com o planejado. Este alinhamento é fundamental e ajuda a empresa a melhorar seus processos humanos e estratégicos de forma extraordinária e contínua. Fique de olho!