Equipe Empreendedora

Fofoinfot/Shutterstock Ter uma equipe empreendedora faz toda diferença nos resultados de um negócio

O empreendedor tem o sonho e a visão de um negócio, mas para colocá-lo em prática, com certeza, é preciso formar uma boa equipe. Mas como construir uma equipe empreendedora dentro da sua empresa? Como deixá-la afinada com sua visão? Essa não é uma tarefa fácil, mas é fundamental na construção de um grande empreendimento.

O ponto principal é encontrar as pessoas certas para os lugares certos, refletir sobre a visão de mundo de cada um desses funcionários e o que eles devem apresentar para estarem de acordo com a marca ou a empresa.

Como Formar Equipe Empreendedora

Para formar equipes empreendedoras é preciso atrair pessoas com comportamentos mais empreendedores. Ter o colaborador certo, que contribui de forma proativa e criativa para os bons resultados do negócio é certeza de um bom investimento. Mas montar uma boa equipe em uma empresa com propósitos incertos gera rápida desmotivação.

Para evitar essa desmotivação é preciso ter a visão e a missão do negócio muito bem definida, também é preciso que os colaboradores tenham entendido muito bem a mensagem, caso contrário você estará com um sério problema.

O empreendedor, além de montar sua equipe, precisa encaixar as pessoas certas nos lugares certos. Ter o profissional certo na função adequada é mais um passo em direção ao sucesso do negócio e essa evolução também implicará novas funções-chave que deverão ser desdobradas em vender e produzir. Com cada passo conquistado aumentará a necessidade de ter pessoas certas para administrar o crescimento da empresa.

Formar uma equipe não é formar um exército de robôs programados para obedecer, mas sim reunir um grupo de pessoas que acreditam e vivenciam nas mesmas crenças e atitudes da empresa. Acredito verdadeiramente nisso. Para aumentar as chances de um negócio deslanchar é preciso ter o colaborador certo no lugar certo, profissionais que tragam retorno para os negócios, que tenham audácia, grandes propósitos para a empresa e visão de mundo.

PSC

Quando se investe em uma nova empresa é preciso ter em mente que alguns dos resultados esperados do colaborador podem não estar diretamente relacionados aos fatores geradores de lucro. Também é preciso pensar grande, por mais que seja mais trabalhoso que pensar pequeno. É preciso pensar grande não só em relação ao tamanho da empresa, mas também na dimensão dos benefícios dos seus produtos e serviços.

Existem algumas funções críticas para o sucesso de um empreendimento – em um negócio iniciante, essas funções são vender e entregar. Quando um empreendedor trabalha sozinho e com recursos limitados, ele acaba fazendo as duas coisas e trabalhando por longas jornadas.

Na maioria das vezes, uma função acaba sendo mais bem executada que a outra. Nesse caso, ter um sócio ou um colaborador que também aposte no propósito do negócio contribui na melhoria das vendas ou da qualidade de entrega. O grande desafio do empreendedor está não só em perceber essas funções, mas também em encontrar a pessoa certa para executá-las.

Pense nisso sempre que for contratar um novo profissional e construa uma equipe que vai realmente ser um diferencial competitivo e trazer alta performance à sua empresa.