Voltar

Como fazer uma boa gestão financeira?

Publicado em | 0 comentários
mãos mexendo em calculadora e dinheiro

Zadorozhnyi Viktor / Shutterstock Uma boa gestão financeira é essencial para equilibrar as finanças, controlar os gastos, eliminar despesas e economizar para o futuro.

Em tempos de crise econômica, fazer uma boa gestão financeira é essencial para empresários e para a população de modo geral. Este gerenciamento permite equilibrar as finanças, controlar os gastos, eliminar despesas e economizar para o futuro.

A ausência de planejamento financeiro é uma das principais vilãs do bolso. Isso porque, sem planejamento, a tendência é haver diversos gastos não programados e supérfluos, que podem se acumular com as despesas essenciais.

Por isso, quanto mais cedo compreendemos a importância da educação financeira, melhores serão as nossas condições de administrar os recursos.

Boas práticas de gestão financeira

Não espere perder seu dinheiro para incluir boas práticas de administração em seu orçamento. Confira algumas dicas de gestão financeira:

Corte supérfluos

Responda sinceramente: você precisa de tudo que compra? Quantas coisas você possui que ainda estão com a etiqueta? Mude seus hábitos e corte justamente este tipo de compra.

Identifique as motivações dos gastos

Por que você compra? É para manter seu status social ou para preencher um vazio emocional? Se, mesmo depois de comprar, você sente tristeza e sempre gasta mais do que pode, procure ajuda profissional para entender a natureza de sua compulsão.

Avalie custos fixos e variáveis

Identifique suas contas mensais e aquelas que são sazonais — como impostos. De acordo com isso, avalie se a sua renda cobre as despesas. Caso não cubram, isso é sinal de que as saídas estão maiores que as entradas e que é hora de rever os gastos extras.

Economize de parte de sua renda

Estar preparado para eventualidades é fundamental. Por isso, tente economizar ou investir de 20 a 30% de sua renda e fazer um fundo de reserva para o futuro.

Não misture os gastos

Essa dica é para os empreendedores: não misture o dinheiro da empresa com o da família. Ou seja, não pegue estes recursos para pagar ou cobrir despesas mútuas. Administre separadamente cada situação, tenha contas e fontes diferentes. Deste modo, você não compromete nenhuma das partes.

Como o Coaching Pode Ajudar

O processo de Coaching Financeiro auxilia o individuo a identificar as motivações de seus gastos excessivos e eliminar as crenças e comportamentos que sabotam o controle do dinheiro. Com isso, é possível trabalhar para conquistar equilíbrio financeiro, o que impacta positivamente em todos os setores da vida do coachee.
Quer alcançar maior autocontrole financeiro? Faça a Formação Professional & Self Coaching e mude sua vida!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!