Voltar

Como falar bem em público?

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotoscom / pressmaster Para desenvolver sua habilidade de falar em público, você deve treinar bastante, estar sempre preparado e fazer pausas.

Saber como falar bem em público é uma das habilidades mais requisitadas no mercado, sendo diferencial importante em uma entrevista de emprego ou mesmo requisito para promoções. A comunicação clara e objetiva deve fazer parte das características de profissionais bem-sucedidos, independente de sua carreira ou área de atuação, já que eles precisam se relacionar com diferentes pessoas no ambiente de trabalho, representar a empresa perante clientes e expressar ideias e opiniões de forma mais assertiva.

Para algumas pessoas, comunicar-se é uma tarefa simples e sem muitas dificuldades. Mas, para aquelas que não possuem essa habilidade tão bem desenvolvida, situações em que precisam soltar a voz, como palestras, apresentações e processos seletivos, são verdadeiros pesadelos. Se você está entre elas, saiba que é possível apreender falar bem. Com um pouco de prática, dedicação e algumas dicas fundamentais, você consegue dominar as técnicas da oratória para cativar e impressionar seu público.

DICAS PARA APERFEIÇOAR SUA ORATÓRIA

Aprender como falar bem em público exige diversas técnicas que devem ser praticadas no dia a dia para desenvolver uma boa dicção verbal. Confira algumas:

APRENDA A FALAR FALANDO!

Essa talvez seja uma das dicas mais importantes que ressaltarei neste artigo. A melhor maneira de aprender a falar em público é falando. Não tem segredo! Quanto mais você treinar a sua comunicação no dia a dia, mais seguro estará para apresentar suas ideias e opiniões em em qualquer situação.

Quando você se comunica constantemente, melhora a oratória e aprimora seu vocabulário. Além disso, ainda desenvolve senso crítico indispensável para sustentar argumentos em discussões importantes.

PREPARE-SE ANTES DA APRESENTAÇÃO

Esta é outra dica fundamental para quem quer se dar bem ao falar em público. Antes de participar de reuniões ou fazer algum tipo de apresentação, é importantíssimo que você tenha um momento de preparação específica para aquele momento.

O primeiro passo é rever tudo sobre o assunto que tratará, certificando-se de que o domina realmente. Em seguida, prepare antecipadamente o material que será usado, como um checklist de temas ou uma apresentação de Power Point. Lembre-se de utilizar somente aqueles que realmente sirvam de “apoio” para ajudá-lo a não se esquecer de ressaltar tópicos importantes.

Dominar o conteúdo e organizar o material são atitudes que garantem preparar-se mentalmente para se sair bem perante seu público. Além disso, também é importante exercitar sua autoconfiança até se convencer de que tem capacidades suficientes para fazer uma excelente apresentação.

SAIBA QUEM É O SEU PÚBLICO

Para fazer uma apresentação mais dinâmica e interessante, você deve conhecer melhor o seu público. Dessa forma, saberá utilizar os recursos mais assertivos que ajudem as pessoas a ficarem concentradas ao que você está falando. Isso também permitirá que você interaja da melhor forma possível com o público. No entanto, atente-se para que essas ferramentas não atrapalhem a ordem do que tem a dizer, evitando que você perca o foco e torne-se inseguro durante a explanação.

TREINE CONSTANTEMENTE SEU VOCABULÁRIO

Apresentar um vocabulário rico e saber estruturar corretamente as palavras é imprescindível para passar credibilidade em explanações mais formais. Por isso, uma das técnicas para aprender como falar bem em público é treinar a gramática portuguesa, lendo, participando de discussões, entre outras atitudes relacionadas. Isso é importante para evitar erros crassos, como os de concordância verbal, por exemplo, que afetam a sua imagem perante o público e causa dispersão.

Seu tom de voz também deve merecer os cuidados devidos. Fale sempre direcionando-se ao público e tente manter um tom agradável que possibilite a todos escutar com clareza. Atente-se a pronunciar corretamente as palavras e evite o uso de jargões, gírias e vícios de linguagem. Para isso, a dica é articular os vocábulos pausadamente, o que evita interpretações errôneas e eventuais gafes.

ATENTE-SE A SUA POSTURA

Ao falar em público, é essencial que você mantenha-se tranquilo e tenha uma postura confiante. Para facilitar essa tarefa, busque uma posição que fique mais confortável, mas que possibilite ao mesmo tempo direcionar seu olhar aos ouvintes.

Preste atenção a sua linguagem corporal, maneirando em gestos e comportamentos repetitivos. Evite também movimentos muito bruscos. Apesar de tantas técnicas, você deve sempre comunicar-se de forma espontânea e natural, para garantir tranquilidade durante toda a ocasião e transmitir mais segurança a sua audiência.

RESPIRE FUNDO

Outra dica preciosa para quem vai falar em público é fazer uso de uma boa respiração. Procure sempre dar uma pausa para respirar entre uma frase e outra. Essa técnica também ajuda a se manter calmo e não se deixar levar pelo nervosismo ou afobamento.

Quando terminar a apresentação, procure saber a opinião de pessoas de confiança sobre seu desempenho. A partir desse feedback, você poderá identificar quais foram os seus pontos fortes, apostando neles em próximas oportunidades, bem como melhorar naquilo que não foi bem.

APRENDA COMO FALAR BEM EM PÚBLICO COM O COCHING

Com as ferramentas do Coaching, você obtém um autoconhecimento profundo para identificar e valorizar as suas qualidades. Assim, você terá mais confiança em si mesmo e ainda poderá utilizar aptidões imprescindíveis em uma explanação, como carisma e simpatia, para se comunicar melhor e cativar seu público.

E você, quais outras técnicas utiliza na hora de falar em público? Deixe aqui o seu comentário e compartilhe o conhecimento!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!