“Liderança é ação, e não posição.” Por isso, quando falamos em liderança pelo exemplo, estamos falando naquilo que o líder mostra na prática e que inspira, contagia e motiva os seus liderados a segui-lo pelo mesmo caminho. Os líderes exemplares são modelos de gestores e, não por acaso, são os que mais se destacam nas empresas.

Ao longo de sua vida, você conheceu diversas pessoas que lhe inspiraram pelo seu modo de pensar e agir, e é isso o que as tornaram verdadeiras referências na sua história. O mesmo se aplica no ambiente de trabalho, pois, também nesse contexto, o líder deve ter a consciência de que as suas ações impactam diretamente nos comportamentos e resultados dos seus liderados. Continue lendo e confira 10 meios pelos quais um líder pode ser um exemplo eficaz aos seus liderados. Boa leitura!

1.Preste atenção aos seus comportamentos

O líder é o profissional mais observado de uma empresa, pois, como tem a missão de gerenciar os processos e guiar as pessoas, naturalmente os seus liderados estão mais atentos aos seus comportamentos. Por isso, busque mostrar o seu melhor, ter atitudes positivas, comunicar-se de maneira clara e respeitosa, seguir as regras da empresa, considerar a todos e demonstrar, na prática, que você é um líder merecedor de respeito e admiração. Aja como você espera que os seus liderados ajam no dia a dia.

2. Tenha congruência

Uma das principais queixas dos profissionais em relação aos seus líderes é a falta de congruência entre aquilo que dizem e fazem, ou melhor, não fazem. Por isso, nada de sair por aí discursando sobre ideias e atitudes que você não tem. Seja congruente, invista em bons exemplos e no desenvolvimento de uma liderança positiva e verdadeira. Por isso, antes de pregar determinados princípios e regras, verifique se você mesmo os está colocando em prática. Só cobre aquilo que você é capaz de dar.

3. Inspire

A forma de conduzir a sua liderança faz uma diferença enorme no modo como a sua equipe trabalha e influencia diretamente nos seus processos de motivação, crescimento, engajamento e produtividade. Líderes extraordinários são inspiradores, sábios e atuam como verdadeiros guias para os futuros gestores. Inspire coisas boas também. Ofereça mensagens de motivação a todos os seus colaboradores, especialmente nos momentos em que eles estiverem desanimados ou cometendo erros.

4. Busque evolução

Sabe aquele líder para quem não existe zona de conforto e que sempre está buscando evoluir? Esse também é um líder exemplar, pois mostra aos seus pares e liderados a importância de investir na expansão dos seus conhecimentos, habilidades e experiências. Assim, ele pode estar atualizado e ser inovador e criativo, independentemente da sua posição, idade ou cargo. Por isso, nunca pare de estudar e de participar de treinamentos, estimulando os seus liderados a agirem da mesma forma.

5. Compartilhe os seus conhecimentos

PSC

chefe exemplar é aquele que não teme ser superado e que faz questão de sempre compartilhar as suas experiências, conhecimentos, aprendizados etc. Ele gosta de colaborar para o crescimento da equipe e o desenvolvimento dos seus profissionais. Além de ser uma atitude muito positiva, o seu posicionamento faz com que as pessoas queiram trabalhar com ele e sejam leais à sua liderança. Além disso, estimula em toda a equipe um espírito de cooperação e ajuda mútua.

6. Respeite prazos

Todo profissional precisa ter uma relação positiva com o tempo. Isso inclui evitar as faltas, ser pontual e respeitar os horários em geral — de chegar à empresa, de ir embora e de almoçar. Além disso, a pontualidade também diz respeito a cumprir os prazos das tarefas. Se você prometeu aos seus liderados um feedback de um projeto na quinta-feira, não o deixe para sexta-feira. Esse comprometimento fará com que você também possa cobrar essa mesma pontualidade nas obrigações dos seus liderados.

7. Comunique-se com clareza

Boa parte dos problemas que surgem nas empresas é fruto de falta de diálogo. Por isso, procure comunicar-se com a sua equipe sempre com clareza e objetividade, tanto ao falar quanto ao escrever. Um bom líder faz com que todos saibam exatamente o que deve ser feito e também dá satisfações das suas próprias obrigações. Essa clareza e essa necessidade de se comunicar fazem com que os colaboradores também se preocupem em dialogar com o líder e entre si.

8. Aja com empatia

Cobrar é uma das funções dos líderes. No entanto, essa cobrança deve sempre vir acompanhada da empatia, ou seja, da compreensão do outro. Devemos, por exemplo, cobrar pontualidade dos liderados, mas, às vezes, o colaborador se atrasa por um engarrafamento ou falta porque adoeceu. Nesses casos, é importante ser mais humano e compreender que as pessoas passam por imprevistos. Quando um líder age com empatia, ele estimula os liderados a agirem dessa mesma forma.

9. Conheça e respeite o regimento interno

O líder deve ser um exemplo vivo das regras internas da empresa, dos valores que ela defende e do perfil de colaboradores que a cultura organizacional demanda. Portanto, ele deve ser um profundo conhecedor do regimento interno da empresa, de modo que possa defendê-lo e cobrá-lo na postura dos colegas. Por exemplo: se a empresa não permite a utilização da impressora para finalidades pessoais, o líder deve ser o primeiro a cumprir essa regra, orientando os liderados a fazerem o mesmo.

10. Seja proativo

Ser proativo é agir para fazer o que é certo e para evitar que problemas ocorram, sem esperar que alguém dê a ordem. Como líder, é particularmente mais fácil ser proativo — aliás, essa é uma das funções de quem ocupa essa posição. Além disso, oriente os seus liderados a também serem mais proativos, sem que sejam tão dependentes da sua autorização para a ação — exceto nos casos mais delicados, que de fato demandam um acompanhamento mais próximo do gestor.

E para você, querida pessoa, quais são os comportamentos, pensamentos ou atitudes que tornam um líder exemplar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!