Você já ouviu falar em autocontrole? Esse termo significa controlar a si mesmo e é particularmente utilizado no contexto de administrar a intensidade das próprias emoções e de pensar nas consequências dos próprios atos. Em geral, trata-se de um termo positivo que tem muitos benefícios a nos oferecer.

O termo “controle”, contudo, causa alguma discórdia entre os profissionais do desenvolvimento humano, como os coaches e os psicólogos, pois pode transmitir a ideia de repressão. Neste artigo, utilizaremos o termo “autocontrole” com o sentido de administrar as próprias ações e emoções, deixando claro que não estamos falando de reprimir-se, OK? Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é o autocontrole e qual é a sua importância?

O autocontrole ou temperança é a habilidade de monitorar e gerenciar as emoções, as motivações e o comportamento sem ajuda externa. Está ligado ao controle de impulsos indesejáveis, à administração das suas emoções e à capacidade de fazer o que é certo e evitar o que é errado, de acordo com as próprias crenças. As forças da temperança moderam as ações, em vez de extingui-las.

Essa virtude, às vezes, também é usada em um sentido mais estreito, referindo-se especificamente ao controle dos impulsos para um comportamento moral. O termo autodisciplina (forçar-se a fazer algo quando se é tentado a fazer o contrário) também está relacionado ao autocontrole. É o caso daquele indivíduo que, mesmo não gostando de praticar atividades físicas, as realiza em nome de uma vida mais saudável, por exemplo.

Quais são os benefícios do autocontrole?

O autocontrole pode oferecer uma infinidade de vantagens ao dia a dia das pessoas, nas diferentes áreas das suas vidas. Confira as principais delas na sequência.

  • Pessoas com autocontrole têm maior capacidade de dosar as suas emoções e conseguem evitar de forma mais eficaz os com­portamentos impulsivos;
  • Indivíduos autocontrolados conseguem sentir as emoções sem que elas bloqueiem o pensamento racional, o que é útil, sobretudo, para tomar as suas decisões de forma precisa e responsável;
  • Essa virtude permite que o indivíduo lide melhor com o estresse, as pressões do dia a dia e as situações adversas que possam surgir. Por isso, o autocontrole pode ser uma porta de entrada para a resiliência;
  •  Pessoas que possuem a marca da temperança são mais equilibradas emocional­mente. Tendem a resolver de forma mais rápida e tranquila as suas diferenças com familiares, amigos, colegas de trabalho, parceiros amorosos etc.

Qual é o poder da temperança?

Quando exercita a força de caráter do autocontrole/temperança, o indivíduo exerce uma administração eficaz sobre suas as respostas frente aos estímulos da vida (inclusive impulsos e emoções extremas), de forma a atingir os seus objetivos sem a interferência de emoções negativas.

PSC

Para essa pessoa, a temperança é uma virtude que a auxilia a moderar os sen­timentos sabotadores e gerir os seus impulsos. Desse modo, ela analisa bem as suas escolhas, buscando o equilíbrio, e não toma decisões de maneira impensada. Esse indivíduo também desenvolve uma capacidade maior de pensar em longo prazo, conseguindo fazer alguns sacrifícios no presente em nome de ganhos maiores no futuro — algo que os menos autocontrolados têm grande dificuldade de colocar em prática.

Você tem colocado essa virtude em prática?

Agora que você já compreende o conceito de autocontrole e a sua importância, é hora de fazer um exame de consciência. A seguir, você vai conferir alguns questionamentos para analisar como o autocontrole se faz presente na sua vida. Reflita de forma honesta e profunda!

  • Como o autocontrole ajuda no seu dia a dia?
  • O que leva você a perder as rédeas da sua vida?
  • Como você se sente quando tem que conviver com pessoas impulsivas?
  • Como ser temperante inspira as pessoas ao seu redor?
  • O que ser autocontrolado traz de positivo e negativo para a sua vida?

Existe algum lado negativo nessa força?

Conforme citamos, o autocontrole não pode ser confundido com a ideia de repressão. Nesse caso, estamos diante de um uso negativo de um aspecto teoricamente positivo. Assim, um indivíduo pode se reconhecer como uma pessoa autocontro­lada e que sabe usar as emoções a seu favor. Entretanto, pode subutilizar a sua força quando reprime as suas emoções, em vez de administrá-las.

Essa atitude pode fazer, ainda, com que a pessoa seja vista como um ser humano “frio” e calculista, que busca alterar o seu próprio comportamento para manipular o ambiente e as pessoas para alcançar os seus objetivos.

Por fim, é necessário ressaltar que reprimir aquilo que sentimos nos torna infelizes, pois nos leva a viver uma vida inautêntica, que não se sustenta por muito tempo. Um exemplo simples: uma dieta moderada é muito mais fácil de seguir do que uma dieta extremamente restritiva. É por isso que é melhor controlar do que reprimir!

Como desenvolver e explorar positivamente o autocontrole?

  • Exercite o autocontrole diariamente, no trabalho, em família, no trânsito e nas relações amorosas e de amizade;
  • Procure usar a temperança de forma positiva, ou seja, sem anular as suas próprias emoções e sentimentos, mas lidando com eles de forma madura, isto é, administrando a intensidade;
  • Mostre às pessoas ao seu redor como desenvolver essa inteligência emocional é essencial para evitar atitudes impulsivas, superar dificuldades, vencer crises e alcançar grandes resultados;
  • Inspire as pessoas próximas a você a buscarem o auto­controle como uma forma de disciplinar e equilibrar as suas emoções e atitudes;
  • Permita-se, pelo menos uma vez por semana, sentir emoções “fora de caixa” de controle;
  • Pratique atividades físicas com regularidade, alimente-se de forma equilibrada e medite diariamente: esses hábitos são extremamente benéficos à saúde física e mental — e, consequentemente, ao seu autocontrole!

Aproveite estas poderosas dicas e busque desenvolver o seu autocontrole de forma positiva, a fim de que, nas mais diversas situações, você consiga distinguir os seus sentimentos e controlar as emoções negativas. Essa temperança, com certeza, vai ajudar a projetar os seus resultados pessoais e profissionais e a ter mais qualidade de vida nas suas relações interpessoais!

E você, ser de luz, como avalia o seu autocontrole? O que pode melhorar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!