Andresr/Shutterstock As organizações devem identificar e preparar seus futuros líderes

Você sabe como desenvolver lideranças na organização? Tem um planejamento efetivo para aumentar o desempenho dos seus gestores? Segundo o escritor americano Warren Bennis, especialista em liderança e consultor de quatro presidentes americanos – “Líderes eficientes permitem grandes pessoas fazerem o trabalho para o qual nasceram para fazer.”.

No dia a dia das empresas este conselho também é um convite a que os gestores estejam mais atentos aos seus colaboradores. Isso é importante para que possam identificar aqueles talentos natos para liderança ou mesmo os profissionais que mesmo sem demonstrar claramente esta aptidão, têm interesse em desenvolver esta habilidade e assumir um cargo de líder na organização no futuro.

Dicas Para Desenvolver  Lideranças na Organização

Identifique os Talentos – O papel do líder é identificar os profissionais que demonstram diferenciais, lapidar estes diamantes brutos e fazê-los mostrar todo o seu brilho interior por meio do seu trabalho e dos resultados.

Invista em Aprimoramento – Ajude seus colaboradores a desenvolver suas habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais, ofereça-lhes treinamentos, palestras, workshops, cursos, a exemplo do Leader Coach Training, formação focada no desenvolvimento de líderes por meio da metodologia do Coaching.

Estimule a Liderança Informal – Liderança é ação, é colocar a mão na massa, ter atitude, proatividade e estar atento e disponível a resolver os problemas, independente de quem seja a jurisdição.  Por isso, estimule a liderança informal, a tomada de decisão rápida, a inteligência estratégica e visão sistêmica para que seus liderados saibam o que fazer em sua ausência.

Compartilhe seus Conhecimentos – Seus funcionários para desenvolver suas aptidões de liderança precisam de você, por isso, compartilhe seus conhecimentos e experiências, mostre as situações onde você precisou mostrar-se como líder e também como se portar como um.

PSC

Seja um Bom Exemplo – Os exemplos são uma das formas mais efetivas de ensinar como liderar na prática, pois é por sua forma de agir, pensar e fazer seu trabalho que um bom líder mostra os melhores caminhos e inspira seus liderados a segui-lo.

Retenha os Destaques – Valorize seus profissionais de destaque e busque desenvolver os reter talentos para liderança. Toda empresa precisa renovar e formar novos líderes e ao, valorizá-los, e oferecer-lhes oportunidades reais de desenvolvimento seu gestor direto mostra sua importância.

Agora que você já sabe como desenvolver lideranças na organização, quero finalizar te dando mais uma poderosa dica – Invista em Coaching e desenvolva de forma planejada, objetiva e acelerada os seus colaboradores. Para isso, conheça a formação Leader Coach Training – LCT e ouse potencializar suas lideranças atuais e formar uma geração de líderes extraordinários em sua empresa.