Voltar

Dicas Para Desenvolver suas Habilidades Profissionais  

Publicado em | 0 comentários

Jeanette.Dietl/© Depositphotos.com Desenvolver continuamente nossas capacidades e habilidades profissionais é fundamental

Se para o desenvolvimento de nosso “Eu pessoal” nós precisamos aprimorar o nosso autoconhecimento, para termos resultados cada vez melhores na carreira é necessário investir em autodesenvolvimento, em autopreparação. O mercado de trabalho está ainda mais competitivo, e isso se deve à velocidade com que as coisas acontecem, trazendo mudanças que, se não estivermos preparados, nos pegam de surpresa.

Por isso, é imperativo sermos altamente qualificados, mostrando que somos o diferencial que o mercado tanto busca atualmente. Pensando nisso, é preciso trazer à tona nossas melhores habilidades, competências e capacidades, fazendo uma análise do ambiente onde desejamos aplicá-las.

Em seguida é preciso investir no desenvolvimento daquelas que estão sendo exigidas de nós; pelo meio externo. Esta é mais uma forma de fazer com que nossa carreira seja bem-sucedida.  Para que consigamos trabalhar nesse sentido, precisamos “pensar fora da caixa”, da zona de conforto, deixar para trás tudo aquilo que nos impede de ampliar nosso conhecimento, aumentando a probabilidade de obtermos crescimento profissional e pessoal.

Então, inicialmente, o que deve ser feito para trabalhar o seu autodesenvolvimento é abandonar qualquer modelo mental, qualquer forma padronizada de realizar as coisas, para que você possa dar continuidade ao seu processo de evolução.

Como Desenvolver Capacidades e Habilidades

Esse processo envolve a análise dos recursos internos que já possui, verificando quais podem ser melhor aproveitados e quais precisam ser potencializados. Depois dessa análise, você poderá começar a investir em seu conhecimento, por meio de cursos e treinamentos, por exemplo.

Por ter significativa importância no ambiente organizacional atualmente, o autodesenvolvimento deve ser uma das preocupações de todos os profissionais que desejam se destacar em meio a tantos outros. Por isso, alguns itens devem ser trabalhados na hora de iniciar esse processo, como autoconhecimento, de que tanto falamos no início deste capítulo, imprescindível para o desenvolvimento de qualquer outra habilidade ou competência.

Feedbacks

Além disso, buscar as informações necessárias para o seu crescimento, junto àqueles que desejam contribuir, genuinamente, com ele, é essencial para o seu processo de autodesenvolvimento, pois os feedbacks que as pessoas se dispõem a dar a você, o auxiliam no conhecimento do que está fazendo certo ou errado.

Lembre-se de levar em consideração somente aqueles feedbacks que realmente forem eficazes, ou seja, as opiniões, sugestões e críticas verdadeiramente construtivas. Contudo, aqueles que apontam seus erros, julgando-os, sem ao menos lhe dizer como você pode melhorar, não merecem atenção. Estes só servem para deixar você para baixo e não acrescentam nada à sua vida.

Munido destas informações, você terá maior clareza para começar a definir suas metas e as melhores maneiras para alcançar estes objetivos. Depois disso, você já tem tudo o que precisa para começar a agir: tem as informações e ferramentas necessárias para transformar toda a sua teoria em prática. Entrando em ação, de acordo com toda essa análise, os resultados serão mais que positivos.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!