Voltar

Como Desenvolver a Capacidade de Liderança

Publicado em | 0 comentários

Palto/Shutterstock O Coaching é um excelente mecanismo para ajudar você desenvolver sua capacidade de liderança

Toda profissional que deseje desenvolver sua capacidade de liderança, deve antes lembrar-se do que sabiamente disse o executivo americano, Donald McGannon – “Liderança é Ação e não posição.” Ou seja, mais do que um cargo, liderar se mostra na prática por meio de atitudes congruentes e assertivas.

Digo isso porque muitas pessoas acham que liderar se resume a ter uma equipe para gerenciar, quando na verdade, esta é uma responsabilidade maior, que todos os dias, nos convida a ir além. O líder deve ser um mestre; guia; capitão, mentor; e uma referência positiva para os seus liderados. Deve ser um exemplo!

Não basta apenas sentar numa cadeira e, de lá, dar ordens. É preciso atuar ativamente juntos aos seus profissionais, instruir, guiar, delegar, ensinar, direcionar, acompanhar, planejar, orientar, corrigir as falhas, reconhecer e compartilhar os sucessos.

Este comportamento positivo é o que faz toda diferença a que um gestor seja ou não querido, respeitado, seguido e admirado por sua equipe. Sem isso, não há espaço para líder e liderados desenvolverem uma comunicação efetiva, bons relacionamentos interpessoais, motivação, engajamento, produtividade e sentirem-se verdadeiramente pertencentes à equipe e à empresa.

Dicas Para Desenvolver a Capacidade de Liderança

1- Invista em seu desenvolvimento técnico e também de suas habilidades emocionais e comportamentais para aumentar sua capacidade de lidar com as dificuldades e superá-las com inteligência, congruência e assertividade.

2- Seja humano e evite fazer julgamentos negativos e preconceituosos sem conhecer a história das pessoas. Um líder tem que lidar com todos os tipos de colaboradores e os mais diversos perfis comportamentais, por isso, procure expandir sua visão sobre o ser humano e entender melhor sua forma de pensar.

3- Desenvolva a habilidade de dar feedbacks no trabalho. Isso significa ter um método de abordagem e aprender a sempre dar à sua equipe um retorno sobre suas ações, maus e bons comportamentos, hábitos e sobre o seu desempenho profissional. Faça isso da melhor maneira possível, sendo sempre justo, objetivo e específico. Isso é importante para o crescimento dos seus liderados. Também busque sempre receber feedbacks da equipe, dos colegas e de seus superiores quanto à sua atuação. Ouça com muita atenção e tente extrair o melhor de cada retorno, seja ele positivo ou não.

4- Conheça a Liderança no Coaching – Pois por mais que exista um desejo latente em você de se tornar um grande “capitão”, definir seus objetivos e metas, planejar suas ações, corrigir seus pontos de melhoria e ter o apoio de um coach (profissional especializado neste processo), vai fazer toda diferença no alcance rápido, planejado e acelerado de seus resultados como líder.

Se além de ter um coach, você deseja investir em cursos e treinamentos de liderança, minha dica é invista na Formação Leader Coach Training. Com o LCT você obterá todos os conhecimentos, ferramentas, técnicas e a expertise para tornar-se, verdadeiramente, um líder extraordinário.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!