Voltar

Como delegar tarefas?

Publicado em | 0 comentários

Dmitry Kalinovsky’s / Shutterstock Delegar é importante para o desenvolvimento do líder e dos seus liderados

Delegar tarefas é uma das principais funções de um líder e, essencial para a gestão estratégica de pessoas e empresas. Esta ação permite atribuir às demandas, distribuir responsabilidades e, confere, aos profissionais, maior autonomia para realizarem seu trabalho.

Além disso, quanto maior o grau de importância das tarefas delegadas, mais os colaboradores sentem que são importantes para a empresa, aumentam sua autoconfiança e vem-se pertencentes aquele espaço de trabalho.

Entretanto, o gestor precisa saber quais tarefas delegar e a quem delegar. Isso quer dizer que, antes de atribuí-las, ele deve avaliar o nível de conhecimento e maturidade do profissional, de modo que a execução não seja prejudicada.

Como Fazer Delegações Assertivas

  • Seja exato na comunicação: Para que as tarefas sejam realizadas corretamente é fundamental que o gestor também delegue corretamente as funções, de forma clara. Explique a finalidade da demanda, o que é necessário fazer, o que não pode faltar e esteja aberto a tirar dúvidas.
  • Delegue à pessoa certa: Outro ponto essencial é definir a pessoa certa para a tarefa certa, ou seja, escolher os colaboradores que tenham conhecimentos e experiências na execução prática do trabalho e que podem realmente corresponder ao esperado. Do contrário, além de pressionar, desnecessariamente uma pessoa a fazer o que ela não sabe; você também perde o tempo com uma delegação errada.
  • Não tenha medo de delegar: Nada de centralizar o trabalho ou temer que seus liderados façam as tarefas melhor que você. Quando mais você delega, mais colabora para o desenvolvimento de sua equipe e o aprimoramento de sua identidade profissional. Com isso, você também tem a oportunidade de evoluir em sua liderança e focar na parte mais estratégica.
  • Acompanhe e dê suporte – Delegar não é “de largar” as demandas e deixar seus liderados se virarem sozinhos. É muito importante que o gestor acompanhe o trabalho, oriente, corrija, ensine e tire dúvidas. Esta aproximação aumenta a confiança dos profissionais e diminui erros e retrabalhos.
  • Observe seus profissionais: Acompanhe o desenvolvimento das tarefas e verifique se os profissionais e equipes estão executando corretamente o trabalho. E, especialmente, esteja atento e aberto a reconhecer novas competências e novos talentos entre os seus colaboradores. Muitas vezes, um profissional só está esperando uma oportunidade para mostrar seu potencial, dê a ele sua chance.

Aproveite estas dicas e comece agora a colocar em prática uma delegação mais assertiva. Aprenda ainda a ouvir seus colaboradores, na essência, entender suas necessidades, reconhecer suas habilidades fundamentais e potencializar tudo isso. Com certeza, todos têm muito a ganhar!

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!