Voltar

Como Conciliar Vida Pessoal e Profissional

Publicado em | 0 comentários

Dragon Images/Shutterstock Para conciliar carreira e vida pessoal é preciso alinhar os objetivos e encontrar o equilíbrio

Essa é uma questão que gera muitas dúvidas, desconforto e até mesmo insatisfação nos profissionais atualmente. Cada vez mais somos exigidos pelo mercado, altamente competitivo, tendo que nos dedicar quase que em tempo integral a ele e, ainda precisamos e sentimos a necessidade de nos voltarmos à nossa vida familiar, para nos sentirmos completos e realizados.

Constantemente somos alertados pelo nosso corpo e nossa mente, que precisamos nos dedicar mais a nós mesmos, à nossa saúde, à nossa vida pessoal, para que tenhamos uma vida profissional bem-sucedida, já que somos levados a considerar nosso trabalho como algo à parte, como uma área separada. No entanto, é necessário encarar de outra forma, para termos índices maiores de satisfação.

Realmente é preciso que nos voltemos mais a nós mesmos para obtermos os resultados que desejamos para a nossa vida. Porém, para que isso aconteça, devemos, primeiramente, passar a considerar nossa vida profissional como algo que faz parte de nós e não algo que é externo e não se mistura à nossa vida pessoal.

Afinal, dificilmente encontramos um ser humano que consiga sobreviver, ou viver sem exercer algum tipo de atividade, mesmo que esta não lhe traga retorno financeiro. Quando encaramos nossa vida profissional como algo isolado de nós, apenas como um meio de sobrevivência; tendemos a nos tornarmos indivíduos cansados, insatisfeitos e até mesmo pessoas infelizes.

Lidando com o Conflito de Interesses

Isso ocorre porque não compreendemos que cada lado faz parte de nossa essência, e este equilíbrio é primordial para que um indivíduo tenha uma vida plena, completa e realizada.  É nesse momento que se iniciam os grandes conflitos. Para muitos, conciliar o que se quer pessoal e profissionalmente trata-se de uma tarefa árdua, que requer um esforço enorme por parte de quem se aventura nessa missão.

Conseguir um equilíbrio entre os anseios do trabalho e da vida familiar está entre um dos tópicos que permeiam os pensamentos de qualquer profissional. Quando estas demandas tornam-se incompatíveis umas com as outras, quando o tempo de uma consome o tempo da outra, é que aparecem os problemas e muitos se veem diante de grandes dificuldades.

Conciliando as Expectativas

Preocupar-nos somente com o desenvolvimento da carreira, investindo em cursos e treinamentos com o intuito de aprimorar nossas competências, não vai fazer com que, de fato, a nossa vida profissional seja um sucesso, pois de início precisamos nos desenvolver e nos aprimorar como seres humanos, como, pais, irmãos, filhos, amigos, colegas de trabalho, etc.

Sabendo que somos o melhor que podemos ser nessas áreas de nossa vida, teremos a certeza de que também seremos profissionais de excelência no nosso trabalho. Passando a conhecer melhor nossa Luz e Sombra teremos a sensação de sermos pessoas completas e verdadeiramente realizadas.

E você, como faz para conciliar sua carreira e sua vida pessoal? Tem alguma dica poderosa? Então, compartilhe

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!