Voltar

Como aplicar dinâmicas de grupo para empresas

Publicado em | 0 comentários

Dinâmicas de grupo são ferramentas fundamentais para organizações que buscam motivar, treinar e desenvolver as habilidades e competências de seus colaboradores. Isso porque profissionais motivados e bem qualificados conseguem atender às necessidades da empresa, apresentam um rendimento melhor e, principalmente, conquistam resultados positivos e rentáveis.

© Depositphotos.com / monkeybusiness Profissionais motivados rendem muito mais e apresentam resultados mais positivos e rentáveis.

Existem diversas maneiras de aplicar as dinâmicas de grupo, e o método escolhido depende dos objetivos almejados pela empresa. O mais comum é reunir seus colaboradores em um local fora de suas salas de trabalho habituais, onde eles possam se desligar de suas tarefas diárias e focar nas atividades que serão realizados.

No caso das dinâmicas que estimulam a criatividade e cocriação, é importante que os profissionais sejam divididos em pequenos grupos para que todos possam trabalhar em conjunto e compartilhar suas ideias com os colegas.

Existem diversos tipos de dinâmicas, cada uma com um objetivo diferente. Confira algumas que podem ser aplicadas em seu local de trabalho junto aos seus colaboradores:

Avaliação de Perfil Comportamental

Trata-se de um teste com 25 perguntas que oferece uma análise profunda e precisa sobre o perfil comportamental de cada colaborador da empresa. Cada um dos quatro perfis que podem ser encontrados é representado por um animal diferente: águia, gato, lobo ou tubarão, sendo que cada um possui características comportamentais próprias.

Por meio deste teste, que pode ser aplicado individualmente ou em grupo, é possível perceber as características de cada profissional, bem como seu comportamento em diferentes situações, seus pontos fortes, pontos que precisam de melhoria, entre outros aspectos.

Teste de Sistemas Representacionais

Trata-se de um teste com cinco perguntas, que analisa o sistema representacional de cada colaborador da organização. A Programação Neurolinguística – PNL indica quatro tipos de sistema representacional presentes no ambiente corporativo: cinestésico, auditivo, visual e digital.

Cada profissional possui um sistema predominante, identificável por meio deste teste. A partir da atividade, é possível identificar pontos fortes, modo de aprendizagem, estilo de organização, como o trabalhador processa informações, o que o distrai, como ele interage com o meio em que está inserido, entre outras informações valiosas para a organização.

Teste de Personalidade

Trata-se de um questionário com 12 perguntas, que pode ser aplicado de forma manual ou digital. Todas as questões estão ligadas ao tipo de personalidade de cada funcionário.

Neste teste, são identificados sete diferentes tipos de personalidade, as características profissionais e estilo de liderança de cada um: o profissional controlador, o perfeccionista, o carente, o fazedor, o mediador, o protetor e o ditador. Esta avaliação é essencial para conhecer mais da personalidade do colaborador e, assim, ser mais assertivo na delegação de tarefas e ações.

Essas são algumas das diversas dinâmicas e testes que podem ser aplicados em grupo. Eles são excelentes aliados para líderes e gestores que buscam potencializar seus profissionais, aumentar a produtividade, aprimorar o desempenho de cada um e, consequentemente, alcançar mais resultados com ajuda da análise do perfil de cada colaborador. Conhecer cada trabalhador ajuda a identificar quais são áreas que cada um pode desenvolver seu potencial da melhor maneira.

Este artigo foi útil para você? Então deixe o seu comentário sobre o que achou de cada dinâmica. E lembre-se de sempre se lembrar de compartilhar o conhecimento com seus amigos!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!