As dinâmicas são atividades simples e práticas que ajudam os participantes a adquirirem conhecimentos, a refletirem sobre determinados comportamentos, a extraírem aprendizados valiosos e até mesmo a modificarem algumas atitudes, obtendo resultados melhores. Nas empresas, nas reuniões de negócios, nas escolas, nas academias, nos treinamentos profissionais, entre outros ambientes, essas atividades podem ser profundamente transformadoras!

Aqui no blog, já apresentamos algumas dinâmicas para diversos contextos. Neste artigo, vamos apresentar a dinâmica do sorriso, essencial para renovar as energias do ambiente e criar um clima de bom humor e descontração. Preparado para conhecê-la? Então, é só dar continuidade à leitura a seguir para saber mais!

Quando utilizar a dinâmica do sorriso?

Que tal sorrir mais com os seus colegas? Essa é a proposta da Dinâmica do Sorriso, uma ferramenta que ajuda a exercitar a interação e descontração no ambiente de trabalho e que melhora o clima instantaneamente. Fácil de aplicar e muito divertido, esse exercício pode ser usado tanto em momentos em que a energia do grupo estiver um pouco baixa, quanto quando a intenção do líder for reforçar a sua motivação, o bom humor e a sinergia do trabalho em equipe.

No dia a dia de uma empresa, manter a equipe otimista e positiva é muito importante e também um desafio. Por isso mesmo, o líder deve estar munido de artifícios, como a dinâmica do Sorriso, que surge como um coelho na cartola quando ele precisa dar um up no moral do grupo e energizar o ambiente.

Como aplicar essa atividade?

Pensando em oferecer mais um mecanismo de integração e motivação, vamos explicar como você pode usar esta ferramenta para ter um momento de descontração com o seu grupo de profissionais e fazê-los ficarem mais abertos e dispostos a interagir, relaxar e, claro, a sorrir muito juntos.

  • Material necessário: bolinhas pequenas e coloridas, que podem ser de qualquer material, até mesmo de papel amassado (cada participante deve receber 5 unidades);
  • Local: um ambiente reservado, uma sala ou lugar aberto, onde os colaboradores possam se movimentar. O ideal é que seja feito em um local seguro, pois, como o objetivo é fazer rir, quem está de fora pode não entender ao certo do que se trata e estranhar;
  • Participantes: sem limite de participantes, mas de preferência com números pares (10, 16, 20), pois será preciso formar duplas em todos os momentos.

Quais são as instruções para a dinâmica do sorriso?

O instrutor da brincadeira deve distribuir as bolinhas (5 para cada pessoa) e pedir que as pessoas se espalhem pelo ambiente. Cada bolinha vale mil reais, e o exercício deve durar em média de 5 a 10 minutos (até 30, se o grupo for maior). A dinâmica consiste em fazer o colega sorrir, mas sem que a própria pessoa sorria. Desafiador, não é mesmo?

Em seguida, o orientador deve dar o start e pedir que cada participante, carregando as suas bolinhas, procure um colega, fique frente a frente com ele e olhe em seus olhos. A ideia é fazer os colegas rirem ou sorrirem. Cada vez que isso acontecer, o participante deverá ceder uma das suas bolinhas ao colega que despertou nele o riso, lembrando que elas valem mil reais cada. O desafio é não sorrir junto e manter-se sério durante a dinâmica do sorriso.

PSC

Ao final no tempo, quem tiver mais bolinhas é o vencedor da brincadeira, ganhando o título de “milionário”. Entretanto, todos se divertem e riem tanto que, ter mais ou menos bolinhas, é o de menos, pois o objetivo é fazer com que todos possam interagir. Isso permite que os participantes se integrem uns com os outros e possam ter um momento leve, descontraído e muito divertido juntos.

Gostou? Reúna a sua equipe e coloque em prática a dinâmica do sorriso. Com certeza, depois de realizá-la, o clima no ambiente de trabalho será mais positivo ainda, além de mais amistoso, colaborativo e integrativo. Experimente!

E você, querida pessoa, conhece mais alguma dinâmica que tem o poder de despertar o bom humor, a cooperação e a leveza nos ambientes diversos, sobretudo nas organizações? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!