Voltar

Os 6 Principais Tipos de Líder

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / ridofranz Ser líder é um mistério para algumas pessoas, porém, um terreno claro e fácil de caminhar para outras.

Ser líder é um mistério para algumas pessoas, porém, um terreno claro e fácil de caminhar para outras. O fato é que uns se desenvolvem com essa característica latente, enquanto outros crescem sendo reprimidos para esse tipo de personalidade. Mas, dentre todas as constatações, a mais contundente é que existem vários tipos de liderança e que você pode desenvolver aquela que está mais alinhada com suas características pessoais, com base nisso conhecemos distintos perfis de equipes e empresas, trabalhando cada uma no seu método e com uma abordagem diferenciada.

Tudo isso passa pelo tipo de liderança e aqui vou explicitar para você 6 tipos muito comuns.

 

1. O LÍDER AUTORITÁRIO

Esse é mais conhecido como big boss. Ele manda e desmanda e não interessa a ninguém. Costuma tomar suas decisões com base no que ele mesmo acha e não se importa com a opinião dos outros ou de mero colaboradores, afinal, o chefe é ele. Geralmente faz com que os funcionários o temam, mas também não o respeitem, pois pelas costas do chefe falam mal. É um tipo de líder que está em desuso nas mais novas companhias, principalmente pela falta de funcionalidade que existe em sua personalidade.

2. O LÍDER CARISMÁTICO

Esse tipo de liderança é muito comum em empresas que conseguem chegar ao sucesso ou que possuem funcionários fiéis. Por quê? Porque o carisma do chefão faz com que os colaboradores se tornem profissionais apaixonados pelo dia a dia da empresa. Com o seu carisma, o líder consegue trazer mais motivação para o dia a dia, mesmo que isso aconteça de forma indireta.

Também faz com que os profissionais se sintam mais abertos a se relacionar entre si e também com o próprio chefe. O carisma é uma das características mais importantes para um líder.

 

3. O LÍDER QUE MOTIVA

Esse é o tipo de líder que deixa a desejar um pouco no quesito técnico e digamos que ele não é uma pessoa tão racional assim, embora isso não o impeça de conduzir uma equipe em direção ao sucesso. Sua especialidade é motivar a todos ao seu redor, fazendo com que cada subordinado se doe ao máximo, com todos juntos nessa atmosfera, trazendo resultados que seriam inimagináveis para uma equipe limitada. O líder motivador pode ser encontrado no filme O Lobo de Wall Street, que não é um primor de ética e moral, mas trabalha muito nesse quesito importantíssimo que é a motivação.

 

4. O LÍDER ESPECIALISTA

O líder especialista é aquele cara que chegou até tal posição não por sua capacidade de se relacionar com as pessoas, não pela sua (falta) de habilidade em influenciar os profissionais ao seu redor ou qualquer outra coisa do tipo. Ele chegou ali porque é um verdadeiro especialista na área e o seu conhecimento servirá para ajudar toda a sua equipe. Geralmente este líder consegue auxiliar os seus subordinados sempre nas questões relacionadas à execução dos trabalhos, porém, costuma pecar ao lidar com os demais funcionários. Portanto, é relevante a necessidade deste tipo de líder trabalhar as suas relações interpessoais.

 

5. LÍDER LIBERAL

Pense no conceito de liberalismo. Diversidade, liberdade e pouca intervenção do estado. Trazendo isso para o âmbito empresarial, temos um líder que dá total espaço para os seus colaboradores, permitindo que eles se sintam à vontade para criar, para desenvolver e para ter ideias inovadoras. Essa característica de liderança é sempre bem-vinda quando a equipe é madura e, claramente, não precisa mais de um tutor batendo em cima a todo instante. Quando os profissionais já trabalham há bastante tempo juntos, pode ser uma boa pedida, mas que pode acabar se encaminhando para um lado mais negativo, caso não haja cuidado e um mínimo de orientação.

 

6. LIDERANÇA DEMOCRÁTICA

É quando o líder acha importante a participação de todos os seus colaboradores na tomada de decisões. Ele não é um autocrático, autoritário, mas também não é tão liberal ao ponto de deixar a própria equipe tomar as suas decisões. Ele oferta as possibilidades e deixa todo o pessoal votar, para que, enfim, a decisão seja tomada.

Costuma ser uma maneira mais apropriada para implantar no dia a dia da empresa, fazendo com que todos os profissionais se sintam importantes e incluídos no futuro da empresa. Ótimo para gerar motivação.

 

BÔNUS: O LÍDER COACH

Além dos 6 perfis de líderes apresentados, eu gostaria de tratar sobre um perfil de que considero bem completo e necessário nas organizações nos dias atuais: o líder coach! Mas, o que o distingue dos demais?

O líder coach é alguém que alia liderança com os princípios e técnicas de Coaching. O líder que sabe se automotivar, que tem suas metas muito bem claras e definidas, onde todas as suas ações possuem propósitos delineados e está pronto para lidar com os diferentes obstáculos que surgirem no seu cotidiano profissional. O líder coach além de se automotivar, sabe aproveitar o melhor que cada colaborador tem a oferecer e os auxilia no desenvolvimento de suas limitações, fazendo com que toda a equipe trabalhe de maneira sinérgica, e a empresa alcance resultados extraordinários!

E você se encaixou em alguma dessas lideranças? Deixe seu comentário e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!