Voltar

Blindagem Emocional: 5 dicas para lidar com pessoas negativas no trabalho

Publicado em | 0 comentários
Blindagem Emocional

Lightwavemedia/Shutterstock Contra pensamentos negativos e fofoca, a blindagem emocional é essencial para não se deixar levar por pessoas negativas no ambiente de trabalho

Existem certos dias que para lidar com pessoas negativas no trabalho é preciso desenvolver verdadeiramente uma poderosa blindagem emocional para não deixar que seus tiros de negatividade acabem nos atingindo em cheio. Pensamentos ruins, mau humor, fofocas e boatos, agressividade, hostilidade são alguns dos comportamentos terríveis que se, não contra-atacados, podem acabar afetando seu desempenho profissional e prejudicando sua carreira.

Não vai dar certo; melhor nem tentar; vou pular do barco antes que ele afunde; a coisa tá feia aqui na empresa; não vai dar tempo; não vou dar conta; não vamos conseguir fazer o trabalho; fulano não dá conta do serviço; o chefe é péssimo; esse ai não fica um mês; eu disse que não ia dar errado: são alguns exemplos de falas e pensamentos recorrentes no dia a dia das pessoas incrivelmente negativas no ambiente de trabalho.

O pior é que elas fazem questão de espalhar estas ideias e acabam contaminando aqueles que não têm uma blindagem emocional. Portanto, aprender a lidar com pessoas negativas é muito importante para não deixar que esta energia ruim contamine todo o ambiente, chegue até você, se torne parte de seus hábitos e acabe se tornando um comportamento recorrente do seu “eu profissional” e dos seus colegas.

Vamos então refletir um pouco sobre o problema e buscar entender melhor como a blindagem emocional pode ajudar a vencer esta negatividade toda.

Lidando com Pessoas Negativas no Trabalho

Para aprender a lidar com pessoas negativas no trabalho é importante, antes, suspender qualquer tipo de julgamento, pois muitas vezes o colega nem vê que tem atitudes sempre tão negativas. Isso acontece em decorrência de muitos fatores e um deles são as experiências e influências a que foi submetido na infância, e que lhe faz enxergar a vida apenas sob o viés negativo.

Assim, quando a pessoa cresce e se torna um profissional, ela acaba reproduzindo as mesmas ideias e sentimentos ruins de sua vida pessoal em seu emprego, o que a torna uma referência negativa para seus colegas de trabalho e liderados e uma companhia que frequentemente ninguém quer ter.

Como numa empresa nosso trabalho está sempre conectado ao dos outros colaboradores, não dá para simplesmente negar a existência das pessoas negativas, pois de uma forma ou de outra você terá que conviver com elas naquele espaço. O melhor a fazer é sempre contra-atacar, ou seja, buscar mostrar o copo meio cheio e, dependendo do seu grau de intimidade, dar feedbacks para que as pessoas negativas possam perceber o quanto a sua postura não é positiva para ninguém.

5 Dicas para Fazer sua Blindagem Emocional

Filtre as mensagens

Como sempre digo – se for bom deixe que fique; se for ruim, deixe que vá. Ou seja, nada de ficar captando para você mensagens ruins das pessoas negativas, que apenas te deixam inseguro e desmotivado para seu trabalho. Aprenda a filtrar o que é produtivo e a deixar para lá o que não faz nenhum sentido para você. Saber fazer um filtro é sinal de inteligência emocional e de que você tem a habilidade de fazer sua própria blindagem emocional.

Contra-ataque

Não, você não vai brigar com ninguém, mas sim, sempre que alguém vier com uma afirmação negativa, entrar com afirmações positivas. Por exemplo, quando alguém disser – “Não vamos conseguir!” Responda – “Vamos conseguir, somos capazes e vai dar tempo!”. Jamais deixe que a última mensagem no ambiente seja negativa, pois isso aumenta as chances de blindar você e às pessoas à sua volta contra ideias sabotadoras.

Invista em Feedbacks

Um bom feedback pode ser a chave para resolver este problema e oferecer ao colega ou liderado negativo a oportunidade para rever seus comportamentos sabotadores e finalmente mudar suas atitudes no ambiente de trabalho. Este retorno também é importante para que a pessoa possa rever sua postura profissional, fazer uma autoavaliação mais profunda e começar a eliminar sua negatividade.

Foco no Positivo –

Mesmo nos dias mais cansativos e problemáticos mantenha-se positivo e focado nas coisas boas que acontece ao seu redor. Digo isso porque basta um minuto de distração para a negatividade acabar te contaminando. Pense sempre na satisfação de entregar seu trabalho, que as ações vão dar certo, que o tempo será suficiente, que as pessoas são boas e que você também é alguém extraordinário, capaz, inteligente e com habilidades e capacidades para transpor qualquer dificuldade. Pense positivo, seja positivo.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é o que permite lidar com qualquer tipo de pessoa, inclusive as negativas, e não perder a linha e o controle emocional. Busque então conhecer bem seus sentimentos e emoções e a lidar com pessoas difíceis em qualquer situação, seja numa reunião, trabalho em equipe, demanda ou solicitação; sem que seu jeito negativo impacte seu bom humor e acabe influenciando suas reações também.

Vê como fazer sua blindagem emocional não é uma tarefa impossível? Basta apenas manter-se focado no positivo, em seu trabalho e menos no que as pessoas negativas dizem ou deixam de dizer no ambiente de trabalho. Pense sempre que as coisas vão dar tudo certo e que você tem um poder infinito!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!