Voltar

Ambiente negativo pode levar pessoas a terem depressão no trabalho

Publicado em | 0 comentários

 Depressão no trabalho

Um ambiente de trabalho tranqüilo, benéfico e equilibrado é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa ou organização. Isso porque é nele que os profissionais e colaboradores passam a maior parte do tempo e, consequentemente, são eles que estão por trás de todo e qualquer bom resultado corporativo.

São, normalmente, oito horas diárias convivendo e lidando com líderes e colegas de trabalho com diferentes perfis e personalidades, pressões, desafios, regras, conflitos e a busca constante por resultados.

Todos estes aspectos podem impactar de forma positiva ou negativa a vida dos profissionais dependendo da qualidade do local de trabalho. Daí a importância cada vez maior de estimular uma atmosfera corporativa de integração, motivação e colaboração mútua.

Funcionários que vivenciam diariamente um clima pesado e conflitos organizacionais constantes tendem a desmotivar-se com mais freqüência e, principalmente, desenvolverem doenças e comportamentos nocivos a saúde como a irritabilidade, o nervosismo, o cansaço mental, queda de rendimento e, principalmente a depressão no trabalho considerada nos dias de hoje como o “mal do século”.

Características que podem gerar depressão no trabalho

 

Confira algumas das características mais comuns dos ambientes negativos no trabalho:

·         Chefes ditadores

 

Ambientes de trabalho nocivos caracterizados pela presença de chefes ditadores são marcados por imposições, o famoso “eu mando e você obedece”, falta de respeito entre superiores, seus subordinados e vice versa, falta de diálogo profissional e, principalmente, pela insubordinação de alguns colaboradores perante as ordens do chefe.

Ambientes com estas características podem causar desgastes físicos e emocionais, depressão, demissões e até problemas na justiça causados pelo comportamento abusivo dos superiores.

·         Pressão por resultados

 

Outro tipo de ambiente maléfico para profissionais e colaboradores são aqueles marcados principalmente pela pressão por resultados a qualquer custo, presentes comumente em ambientes comerciais, por exemplo.

A pressão é tão desgastante que não há espaço para ouvir o colaborador na essência, suas dificuldades e limitações, seus pontos positivos e os meios e estratégias que cada um utiliza para alcançar o resultado almejado.

Neste tipo de ambiente o que importa é o resultado final não interessando o que será feito durante o processo. Isso gera rivalidades e competitividades extremas e prejudiciais, disputas pessoais e principalmente o estresse desencadeado por um meio hostil.

·         Conflitos interpessoais

Outra característica presente em ambientes de trabalho negativo é a presença de conflitos interpessoais entre colegas e superiores. Estas divergências são causadas muitas vezes por diferenças de opiniões, pensamentos e idéias, conflitos de interesses e, principalmente de egos.

·         Fofocas

Este é um dos principais tipos de ambiente de trabalho negativo marcado pela presença de conversinhas, as famosas “panelinhas entre colegas” e exclusão de outros e os “disse me disse”.

Estes ambientes podem gerar diversos comportamentos prejudiciais como angústia, depressão, tristeza, isolamento e, até mesmo questões jurídicas causados por bullyng, injúrias e difamação de colegas contra outros.

Todos estes tipos de ambientes negativos podem prejudicar não só o aspecto físico como também desencadear seqüelas emocionais como estresse, depressão, enxaquecas, além de prejudicar a empresa como um todo. Isso porque as conseqüências podem gerar perda de foco, queda de produtividade, desmotivação, entre outras coisas.

Neste sentido, é importante que toda e qualquer organização esteja atenta a estes aspectos e promovam constantemente ambientes de trabalho cada vez mais positivos e livres de conflitos, estimulando o potencial de cada colaborador e incentivando o trabalho em equipe.

E você, já trabalhou em algum ambiente de trabalho negativo? Como foi essa experiência? Compartilhe comigo o seu comentário e contribua com o conhecimento!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!