Dragon Images/Shutterstock A liderança informal permite que os profissionais sejam proativos e tomem decisões para resolver os problemas da empresa

A liderança informal funciona? Esta é uma pergunta que não quer calar, ainda mais nos dias atuais onde os modelos antigos de gestão são questionados e se objetiva a criação de formas mais efetivas quanto assunto é liderar. Mas, com certeza, a resposta para esta questão é sim!

Digo isso, porque a liderança informal é uma forma também muito efetiva para conquistarmos grandes resultados, dentro e fora de uma empresa. Diferente do tipo formal, onde a função do líder é definida por seu cargo e por uma nomeação pública, este é um capitão que guia as pessoas seguindo seu dom natural, seu feeling para liderar e o seu jeito diferenciado de ser, pensar e agir.

Numa empresa a liderança informal se dá por meio dos profissionais que são proativos, dinâmicos, têm visão sistêmica e que não esperam a ordem do gestor direto para agir e evitar um problema maior, por exemplo.  Isso não quer dizer que este funcionário seja insubordinado, mas sim que na ausência do líder formal, ele não mede seus esforços para fazer a coisa certa e evitar que erros prejudiquem a todos.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Vantagens da Liderança Informal

Um líder maduro e experiente, que tem uma visão diferente do que é a liderança informal, consegue formar uma equipe produtiva, engajada, motivada e diferenciada. Assim, ao invés de podar, ele estimula seus liderados a agir por conta própria e ter mais independência para tomar decisões em sua ausência.

Esta liderança “onipresente” é muito importante, pois na falta do líder direto, os profissionais sabem exatamente o que fazer e como lidar com os desafios e resolver os problemas. Nisso, podemos entender melhor como funciona a liderança situacional, pois é exatamente nestes momentos incomuns que os profissionais com habilidades de líder, tomam à frente e trazem para si a responsabilidade. Assim que se formam também os novos líderes.

PSC

Compreender estas diferenças é importante porque enquanto alguns funcionários se esquivam de ter maiores trabalhos, o líder informal e também situacional, vê nestas dificuldades oportunidades de crescimento e de aprimoramento de suas habilidades e competências. Isso é maravilhoso!

Entretanto, como muitos erroneamente podem imaginar; esta característica proativa, de modo algum, elimina a necessidade do líder formal. Digo isso, porque é este mentor quem irá guiar; orientar; corrigir e ensinar os melhores caminhos para que seus liderados possam desenvolver plenamente sua liderança.

Todo bom líder deve estar em equilíbrio consigo mesmo para motivar a sua equipe.Faça o nosso teste para descobrir
se você é feliz!

Neste contexto, deve – se tomar bastante cuidado para que os membros da equipe não acabem tendo que assumir esta liderança informal em decorrência da ausência constante do chefe. O líder deve estar sempre presente até mesmo quando ausente e jamais deixar sua equipe à deriva. Isso sim vai fortalecer o sentimento de pertencimento ao grupo e empoderar as pessoas para que se sintam confiantes para assumir maiores responsabilidades, mesmo que informalmente.

Então, agora que você já sabe que a liderança informal funciona, é hora de dar um passo adiante. Por isso, se você deseja desenvolver suas habilidades e o seu perfil de liderança ou mesmo expandir suas competências, conhecimentos e experiências, tenho o método ideal para você. Estou falando da formação Leader Coach Training. Como LCT todo líder pode conquistar resultados realmente extraordinários.