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A Importância da Avaliação de Desempenho nas Organizações

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Bakhtiar Zein/Shutterstock A avaliação de desempenho serve para medir a performance do profissional e identificar seus pontos fortes e de melhoria

Avaliar para identificar, medir e melhorar os processos internos. Este é um dos principais benefícios da avaliação de desempenho numa organização. Seja como empresário ou líder é fundamental conhecer os pontos fortes e de melhoria de sua empresa, tanto no que tange os profissionais quanto ao seu gerenciamento como um todo.

Esta ferramenta serve para mensurar o desempenho dos colaboradores e avaliar se a sua performance está condizente com os resultados esperados. Além de fazer este diagnóstico, sobre a eficiência e eficácia, do trabalho de cada avaliado, este estudo também permite reconhecer os talentos e os profissionais de destaque, bem como a identificar aqueles que precisam ser acompanhados, mais de perto, ou que precisam de maior capacitação, por exemplo.

Avaliação de Desempenho na Prática

As avaliações de desempenho devem ser feitas de acordo com a necessidade da empresa e estar alinhadas com ações que implantou ou pretende implantar. Normalmente são realizadas a cada 12 meses e podem ser aplicadas em todos os colaboradores ou apenas em determinado setor.

Entre os quesitos avaliados, destaco itens como: assiduidade, formação escolar, produtividade, engajamento, comprometimento, relacionamento e comunicação interpessoal, habilidades técnicas e comportamentais, eficiência na realização das tarefas e atendimento ao cliente, por exemplo.

Antes de aplicar a avaliação de desempenho todos os profissionais, que participarão do processo, devem ser comunicados e receber todas as informações necessárias para compreender suas razões e finalidades. Isso deixa mais transparente o processo e aumenta a sua credibilidade.

Com os resultados em mãos, os líderes devem avaliar os indicadores e resultados e, baseado nestes dados, tomar as medidas necessárias para corrigir as falhas, melhorar os processos, a capacitação e tudo relacionado à melhoria da gestão de pessoas. Também é o momento de dar os feedbacks, indicar os pontos fortes e de melhoria de seus liderados e também reconhecer aqueles funcionários que têm um excelente desempenho.

Coaching Para Melhorar o Desempenho

O processo de Coaching, com suas técnicas e ferramentas, ajuda na formatação de planos de capacitação para ajudar as empresas a melhorar aspectos no que tange o desempenho das lideranças, dos liderados e sua capacitação técnica e emocional, por exemplo.

Por isso, muitas empresas contratam formações Coaching in Company, para desenvolver e aprimorar seus gestores e profissionais e melhorar seu desempenho e a eficiência de seu trabalho, atendendo especificamente seus objetivos e necessidades.

Isso influencia diretamente nos resultados, pois melhora: a comunicação e os relacionamentos interpessoais, a gestão do tempo, aumenta a visão estratégia e a capacidade de atender, de forma assertiva, as demandas. Invista em Coaching!

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