Você tem espírito empreendedor? Pois, o brasileiro tem! Até o fim do ano de 2018, o Brasil chegou a marca de mais de 7 milhões de cadastros como microempreendedor individual (MEI). Só para você ter uma ideia, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, nasce um novo MEI no Brasil a cada 10 segundos.

Agora que vem a pergunta difícil se você gostaria de ser um empreendedor: qual tipo de negócio já pensou em abrir? Para você ter uma ideia de como o brasileiro tem se comportado,m confira algumas informações oficiais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae):

  • Os setores como alimentos e bebidas, construção, vestuário e calçados, saúde, educação, entretenimento, serviços pessoais e especializados, lojas de conveniência, informática, vendas e comunicação/computação são alguns dos setores que ficaram em alta no ano de 2018.
  • Agora confira alguns dos principais tipos de serviço que são tendência para 2019:
    • Prestadores de serviço às empresas (os famosos fornecedores). Exemplo: marketing direto digital para aumentar a performance da organização.
    • Serviços pessoais. Exemplo: assistência a paciente na residência.
    • Transporte, saúde e educação. Exemplo: treinamento pessoal e profissional para se tornar um colaborador de alto desempenho.
    • Apoio à agropecuária. Exemplo: consultoria de atividades agrícolas e pecuárias.
    • Fabricação de bens de necessidades básicas. Exemplo: comércio de alimentos e bebidas em geral.
    • Informática e comunicação. Exemplo: trabalho relacionado a comunicação multimídia em meios como redação, TV, rádio e internet.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Abraçando a zona de (des)conforto

Como você viu, os setores que estiveram em alta em 2018 e que estarão em 2019 não fogem do comum. Porém, você pode fazê-lo!

Você pode continuar trabalhando nos setores-tendência, mas seguindo por um caminho diferente. Quem sabe trabalhar com algo que você realmente goste? Afinal, quando trabalhamos com paixão, tudo se enche de propósito.

Quer saber como? Veja alguns exemplos:

  • Uma tendência muito interessante é a de alimentação saudável. Dentro da área de alimentação, você pode considerar trabalhar com refeições especialmente feitas para quem deseja manter um estilo de vida com saúde. Além, é claro, de ter mais controle sobre como o corpo fica.

Segundo um estudo da agência de pesquisa Euromonitor, o  mercado de alimentação ligado à saúde e ao bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014.

O que é possível fazer?

PSC

Caso tenha conhecimento nutricional ou apoio de algum profissional da área, você pode comercializar refeições saudáveis. Basta que você escolha quem é o seu público-alvo, pois você pode trabalhar com quem quer emagrecer, manter a forma, tem intolerâncias como lactose e glúten e assim por diante.

Outro setor da alimentação que estará na moda é o de sorvetes. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o setor pode crescer de 3% a 5% em 2019. Ideal para quem tem experiência com doces ou deseja se aventurar para aprender! Outro ponto: você pode combinar a ideia de alimentação saudável com sorvete, criando sabores convenientes para essa ideia.

  • Você viu lá em cima que o setor de treinamento pessoal e profissional também estará em alta. Ainda, segundo informações da International Coach Federation (ICF), o setor de coaching movimenta 2,3 bilhões de dólares ao ano somente nos Estados Unidos.

Não é a toa, afinal o método é uma forma efetiva de transformação pessoal e profissional. Essa é uma forma prática de desenvolver qualidades, fortalecer modelos de pensamento benéficos, eliminar comportamentos sabotadores e muitos outros pontos que desenvolvem seu lado profissional para chegar ao alto desempenho. Mais do que otimizar o seu desempenho no trabalho, o coaching também é capaz de mudar positivamente sua vida pessoal. Isso acontece, pois o método ensina a equilibrar todos os âmbitos da vida e te ajuda a buscar pelo bem-estar.

O que é possível fazer?

Você pode mudar os rumos da sua carreira e se tornar um coach (treinador) para cooperar para que outras pessoas despertem o que há de melhor em cada uma. No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), você encontra diversas formações que te ensinam a trilhar o caminho de um coach de sucesso.

A Formação e Certificação em Coaching (FCC) é ideal para quem deseja fazer uma capacitação rápida  e profunda para impulsionar a carreira.

Além de ter como propósito contribuir para a evolução profissional e pessoal de outras pessoas, o trabalho de coach traz vantagens como autonomia de horário e de direcionamento de carreira.

Quer mais ideias? Se você está em busca de um novo caminho profissional e deseja construir um novo tipo de empreendimento, confira a seguir exemplos poderosos de iniciativas, um tanto diferenciadas, e que deram muito certo. Continue lendo e inspire-se!

5 exemplos de ideias de negócios diferentes e bem-sucedidos

A seguir eu trouxe cinco exemplos de ideias de negócios que, inicialmente, parecem diferentes demais e com poucas chances de emplacar, mas que se tornaram verdadeiros sucessos. Aproveite, pois talvez uma dessas iniciativas te inspire a abrir a sua própria empresa. Veja só:

1- Aluguel de itens para construção

Muitas pessoas deixavam de fazer uma reforma na casa ou adiavam a construção de um imóvel, pois tinham que reservar boa parte do orçamento para a compra dos equipamentos. Neste sentido, o que mais desanimava os construtores era ser obrigados a comprar itens que seriam usados por pouco tempo e que inflacionavam muito a sua construção. Foi aí que entrou a empresa Inovar Locações, que passou a oferecer o serviço de aluguel de ferramentas para construção e containers, reduzindo significativamente os custos da obra. Você já usou o serviço?

2 – Walking Party – Festa em Movimento

Para algumas pessoas, a balada tradicional já não é o bastante. Para atender a essa demanda, foram criadas as chamadas “Walking Party”, que são festas que acontecem dentro de um ônibus com decoração temática e com o conceito, claro, de ser itinerante. A ideia é que em cada noite a festa aconteça num local diferente. Esse modelo de negócio já está bem estabelecido nos Estados Unidos e promete crescer aqui no Brasil. Você já viu um ônibus desses por aí?

3 – Venda de pão no sistema drive-thru

Nada mais chato do que sair de casa logo cedo para enfrentar filas intermináveis na padaria, não é mesmo? Foi pensando exatamente na falta de tempo das pessoas logo de manhã que surgiu o conceito da empresa Pão To Go, que consiste, basicamente, numa padaria que trabalha no sistema drive-thru, os clientes fazem seus pedidos sem sair do carro e, em poucos minutos, têm seu pão quentinho.

4 – Negócios com base em economia compartilhada

O grande case de sucesso no segmento de economia compartilhada certamente é o aplicativo Uber, que permite que muitos motoristas usem o seu carro para ganhar dinheiro, promovendo o deslocamento de pessoas para todos os cantos das cidades. Outras possibilidades dentro desses termos são: alugar brinquedos, sapatos, roupas, equipamentos esportivos, carros entre outros itens que, talvez, estejam parados na sua casa e que podem se tornar um negócio diferente e lucrativo.

Para ser feliz é preciso viver por um propósito maior.
Quer descobrir qual o seu nível de felicidade?
Faça o nosso teste!

5 – Loja especializada para pessoas alérgicas

Quem tem algum tipo de alergia sabem como é difícil encontrar produtos que não tenham nenhum agente agressivo para o seu organismo. A dona da Alergoshop, loja especializada em produtos para alérgicos, é mãe de duas meninas que sofrem com alergias severas. Vendo sua própria dificuldade para oferecer alimentos seguros para suas filhas, teve a ideia de abrir este tipo de empreendimento. Nessa loja, os clientes têm à sua disposição diversos itens antialérgicos que vão desde maquiagens, alimentos até produtos de bem-estar.

Gostou das ideias de negócios diferentes que emplacaram? Já tem alguma ideia de como se dar bem no mercado? Conhece alguma destas iniciativas? Conte-me nos comentários o que achou e qual delas mais te inspirou!

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/