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4Ps do Marketing – Entenda como Eles Funcionam

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Luna2631/Shutterstock Produto, Preço, Praça e Promoção – são os 4Ps do Marketing

 

Se quando você vai comprar determinado item, fica atento a fatores como: produto, preço, praça (local onde está sendo vendido) e promoção, com certeza, você sabe quais são os 4Ps do Marketing. Este sistema, por sua vez, representa as quatro variáveis que influenciam diretamente o cliente a comprar.

O termo 4Ps foi criado pelo professor de Marketing, o americano Jerome McCarthy, que apresentou pela primeira vez esta teoria, ao grande público, em seu livro Basic Marketing. Sua tese foi amplamente difundida por nada menos que Philip Kotler, o maior guru de todos os tempos nesta área.

O escritor conceituou Produto, Preço, Ponto e Promoção, como sendo os fatores decisivos para que o consumidor escolha determinados produtos e serviços em detrimento de outros. Segundo Jerome, sem isso o processo de vendas não teria êxito e dificilmente se daria.

Estes quatro elementos são a simplificação dos conceitos de Neil Borden, apresentados, na década de 1960, quando era presidente da Associação Americana de Marketing. Nele, o especialista discorre sobre o Marketing Mix, que apresenta 12 elementos distintos como os principais influenciadores de uma compra e, que posteriormente, culminaram na teoria de Jerome.

Conheça os 4Ps do Marketing

Produto: Representa todos os tipos de bens ou serviços que uma empresa oferece em seu mercado de atuação. É o mix criado por ela visando conquistar mercado e retorno financeiro. O objetivo, com isso, é atender uma necessidade específica daquele grupo alvo de clientes e oferecer-lhes satisfação total em sua compra por meio destes produtos.

Preço: Este é um dos fatores que mais chamam a atenção dos consumidores, pois representa o valor cobrado pelo produto ou serviço que desejamos adquirir. Por uma série de fatores (custo de produção e marca, por exemplo), estes preços variam muito de empresa para empresa. Mas de todo modo, é um elemento decisivo para que o cliente adquira este ou aquele item, de acordo com as possibilidades de seu bolso.

Praça: Diz respeito ao local onde são vendidos os produtos (pontos de vendas) e também aos canais de distribuição do mesmo. Inclui toda cadeia produtiva até a chegada ao cliente. Neste sentido, atualmente, com o crescimento do comércio eletrônico, as praças têm expandido progressivamente a sua atuação, possibilitando ao consumidor, a entrega personalizada de seus pedidos comprados na internet, por exemplo.

Promoção: É a principal ferramenta usada pelas empresas para informar, estimular, atrair e persuadir o cliente a comprar seus produtos e serviços. Está presente na publicidade diária que vemos na televisão, nos comerciais que apresentam preços baixos e, indicadas nas lojas, com os famosos descontos. Esta prática de Marketing é essencial para que o comércio possa girar e atrair compradores, especialmente em tempos de crise como hoje, onde o movimento diminui e o consumidor quer e precisa economizar em suas compras.

Interessante, não é mesmo? Podemos concluir com isso que todas as etapas do processo de vendas são pensadas e aplicadas de acordo com os 4Ps do Marketing. Estes, por sua vez, influenciam diretamente nas vendas e estão amplamente ligados ao comportamento de compra dos consumidores.

Sabendo de tudo isso, dá próxima vez em que for comprar alguma coisa, observe as estratégias das empresas para persuadir você e veja como tudo foi planejado para isso.  Resista se puder e leve apenas o que for preciso. Fica a dica!

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