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O marketing na era da incerteza – É preciso refletir. Saiba por que

Por: José Roberto Marques | Sem categoria | 02 de dezembro de 2019

Estamos, há algum tempo, vivendo na era da incerteza, o que é nítido em todo o mundo. Cenários econômicos e políticos instáveis geram instabilidades também no mercado, o que impacta diretamente as empresas e, consequentemente, sua forma de fazer marketing. Nessa corrida, ganham as companhias que conseguem se adaptar a esse cenário e criar campanhas com as quais os consumidores se identifiquem. O lado positivo de tudo isso é que o desafio estimula a criatividade e promove o crescimento.

Dicas para fazer marketing em tempos de incerteza no mercado

A primeira atitude que empresários em geral costumam ter em meio a um cenário de incerteza é cortar gastos que consideram desnecessários. Com isso, muitos cometem o erro crasso de reduzir o orçamento de marketing, acreditando que assim estão direcionando os investimentos apenas para o que é realmente importante. Contudo, sem um marketing bem feito, novos clientes dificilmente vão chegar e, aí sim, o negócio correrá o risco de se prejudicar por conta da crise.

Esperar a “maré ruim” passar para tomar uma atitude é outra falha que pode resultar em danos perigosos. Por isso, é essencial olhar para os desafios de um cenário incerto e identificar nele oportunidades de fazer diferente, ousar e se destacar em meio aos demais. A seguir, confira cinco dicas de marketing para colocar em prática na era da incerteza.

1 – Ouvir os consumidores e antecipar tendências

É difícil encontrar um produto ou serviço que seja fornecido por apenas uma empresa. Se um indivíduo precisa comprar um sapato, por exemplo, basta ir a uma loja de calçados ou acessar um site especializado para encontrar diversas opções e de diferentes marcas. Assim, o consumidor tende a fazer sua escolha baseada em alguns fatores, como: melhor preço, qualidade e confiança na marca.

A confiança dos clientes, em especial, é o sonho de toda empresa, porque através dela se ganha a preferência, independente de preço e outros fatores. Para confirmar isso, basta procurar saber a respeito das marcas mais vendidas em diversos segmentos. Geralmente, seus produtos e serviços custam mais, porém, ainda assim, os consumidores dão preferência a elas e o grande motivo por trás disso é porque eles confiam na companhia e isso não tem preço.

É provável que você esteja se perguntando o que é preciso fazer para conquistar a confiança das pessoas e a resposta é simples: ouvindo-as e oferecendo soluções que realmente supram as suas necessidades. Quando se ouve o que o seu público-alvo deseja e precisa é possível, inclusive, antecipar tendências e sair à frente dos concorrentes.

2 – Expressar verdade para o público

Em se tratando de ações de marketing, é fundamental expressar verdade, porque as pessoas percebem quando se trata de algo forçado apenas para vender. Uma tendência atual envolve incluir pautas sociais nas campanhas, tratando de temas como os direitos das mulheres, dos deficientes, respeito à diversidade, entre outros.

Você é feliz?

Tudo isso é extremamente válido e conversa com a realidade que estamos vivendo, contudo, precisa ser real. É claro que toda ação de marketing tem como objetivo gerar vendas e lucro, afinal é disso que as empresas vivem. Entretanto, aliar a isso o desejo de propagar algo de positivo para a sociedade é fantástico.

Uma maneira de identificar se uma ação será bem recebida é imaginar a companhia como se fosse uma pessoa, considerando suas características e comportamento. Então, em seguida, se questionar se aquela pessoa se envolveria nesse tipo de campanha. Se a resposta for não, é melhor pensar em uma estratégia que realmente converse com a marca e expresse sua identidade.

3 – Estar aberto à mudança para corrigir erros

Se o tempo é de incerteza, é essencial que as empresas estejam abertas a mudanças e isso inclui sua forma de fazer marketing e se comunicar com os consumidores. Em se tratando das redes sociais, por exemplo, é interessante usar esse canal para se manter próximo dos clientes e ouvir o que eles têm a dizer. Contudo, é necessário se preparar para lidar com comentários negativos e conseguir usá-los para realizar mudanças importantes e evoluir.

Nenhuma companhia está livre de cometer erros, afinal, é formada por seres humanos. Apagar comentários de clientes insatisfeitos com algo pode parecer tentador, porém, os consumidores tendem a confiar mais em marcas que são transparentes sobre os problemas e agem imediatamente para corrigi-los, mesmo que para isso seja necessário voltar atrás e mudar um posicionamento.

4 – Personalizar campanhas para diferentes públicos

Um mesmo tipo de produto pode ser consumido por públicos diferentes, isso é bastante comum de acontecer. Assim, é interessante personalizar campanhas para otimizar os custos e atingir o maior número de pessoas interessadas. Para isso, é necessário estudar a fundo os seus consumidores, entender os nichos dos quais eles fazem parte e, então, e se comunicar de maneira honesta, orgânica e, claro, sempre de acordo com o perfil da marca.

Atualmente, existem inúmeras ferramentas de marketing virtual que permitem essa segmentação, considerando diversos aspectos, como região, faixa etária, interesses e assim por diante. Em se tratando de estratégias offline, é interessante eleger veículos de comunicação que conversem com os públicos a serem atingidos, personalizando também a abordagem a ser utilizada.

5 – Realizar experiências em pequena escala

Por último, como se trata de uma era de incertezas, é necessário ter um pouco mais de cautela ao correr riscos. Dessa maneira, é interessante realizar experiências em pequena escala, a fim de medir a receptividade de um número menor de consumidores em relação a novos produtos, serviços ou campanhas. Caso o resultado seja diferente do esperado, não haverá um grande prejuízo e, se der certo, o projeto poderá ser ampliado com alterações observadas ao longo da experiência, aumentando significativamente as chances de sucesso.

A era da incerteza tem como benefício o impulsionamento de novas ideias e estratégias. Afinal de contas, são os percalços encontrados pelo caminho que lapidam um negócio e o transformam em uma companhia de sucesso, e o marketing tem um papel de extrema importância nesse processo.

Se gostou, compartilhe este artigo com seus amigos empreendedores e leve a reflexão sobre o marketing na era da incerteza adiante.

 

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