despedida-trabalho-dicas

Despedida de Trabalho – Dicas Para Passar Por Esse Momento de Mudança Com Serenidade

Por: José Roberto Marques | Sem categoria | 04 de setembro de 2019

A carga horária padrão de trabalho no Brasil fica entre oito e nove horas diárias, o que corresponde a um quarto do dia. E, se formos considerar que uma dessas partes se passa dormindo, podemos concluir que em quase metade do dia em que uma pessoa está acordada ela está trabalhando. Por tudo isso, é de se supor que trocar de emprego ou ser demitido envolve passar por uma despedida de trabalho e ter que dizer adeus aos colegas e à toda aquela rotina com o qual se estava acostumado.

Se está passando por isso, saiba que, sim, pode ser uma fase delicada e sensível, mas que representa o fechamento de um ciclo para que outro posso iniciar, trazendo novas experiências e aprendizado. Continue acompanhando e saiba como viver esse momento de modo positivo e sem se deixar levar por mágoas e ressentimentos.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Despedida de Trabalho – Encerrando um Ciclo Para Dar Início a Outro

Independente se tenha sido uma escolha sua ou da empresa, é fato que essa despedida representa o fechamento de um ciclo, que certamente te trouxe aprendizado, momentos felizes, desafios e, até mesmo, boas amizades. E, por mais que possa ser doloroso se despedir de tudo isso, acredite, outras coisas boas virão, poderá fazer novos amigos, descobrir habilidades que possui e não sabia, conhecer outras áreas, enfim, se surpreender.

Pense em como era a sua vida antes desse trabalho do qual está se despedindo. Se aquele ciclo anterior não tivesse se fechado, provavelmente não teria vivido todas essas experiências. Então, em vez de se lamentar por tudo o que está sendo deixado para traz, prefira agradecer por tudo o que teve a oportunidade de viver, identificar os pontos em que se destacou, aqueles em que pode evoluir, isso certamente irá agregar muito à sua vida como pessoa e profissional.

7 Dicas Para Passar Por uma Despedida de Trabalho e Cumprir o Aviso-prévio Com Serenidade

Geralmente, quando um profissional é demitido ou pede demissão, precisa cumprir um período de aviso-prévio, para que tanto ele quanto a empresa se preparem para essa mudança. A seguir, você irá conferir dicas para colocar em prática durante essa fase, para que feche esse ciclo com dignidade, equilíbrio e respeito.

1 – Deixe Para Desabafar Fora da Empresa

Principalmente nos casos em que houve uma demissão, é natural se sentir chateado. Contudo, é importante que evite desabafar sua frustração dentro da empresa, para que não crie nenhum mal estar. Prefira falar a respeito com amigos e familiares, de modo reservado. Assim, poderá colocar para fora o que está sentindo sem correr o risco de gerar falatório entre os colegas. Tenha sempre em mente o objetivo de encerrar esse ciclo do modo mais pacífico possível, para o seu próprio bem.

2 – Seja Gentil Com o Profissional Que Ficará no Seu Lugar

Durante o período de aviso-prévio, pode acontecer de a empresa solicitar que outro funcionário te acompanhe durante a sua rotina de trabalho para que ele aprenda os pormenores da função e possa lhe substituir de modo temporário ou definitivo. Se isso acontecer, seja gentil com a outra pessoa e explique tudo da melhor maneira possível. Trate-a do mesmo modo com a qual gostaria de ser tratado se estivesse no lugar dela.

3 – Evite Deixar Inimizades na Empresa

Pense bem, deixar inimizades para trás não irá agregar em nada para a nova fase que irá iniciar, pelo contrário. É claro que você não precisa se tornar o melhor amigo de pessoas com as quais não tem afinidade, basta que se despeça de modo cordial e peça desculpas, caso perceba que tenha agido de forma inadequada. Dar esse passo irá te fazer muito bem e permitir que se liberte de todo o peso que mágoas e picuinhas podem causar.

4 – Pense Que as Amizades Verdadeiras Irão Permanecer

Uma parte delicada de uma despedida de trabalho é dar adeus para os colegas mais próximos, com os quais tem mais afinidade. Realmente, não será possível vê-los todos os dias como estava acostumado, porém, todas as verdadeiras amizades irão permanecer. Vocês poderão marcar de se encontrarem, fazer visitas um para o outro, trocar mensagens e ligações. Talvez, a distância ironicamente os aproxime ainda mais e fortaleça os laços construídos no período em que trabalharam juntos.

5 – Deixe o Seu Trabalho em Ordem

O aviso-prévio é um período de trabalho como qualquer outro, por isso, continue se dedicando à sua função como sempre fez. Caso nenhum outro funcionário seja designado para aprender os detalhes das atividades que você exercia, cuide para manter tudo organizado e com acesso facilitado. Registre informações importantes que outros não tinham acesso, organize arquivos do computador e físicos, enfim, prepare tudo e deixe da mesma maneira que gostaria de encontrar caso precisasse de algum desses dados.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

6 – Deixe Sempre as Portas Abertas

Mesmo que esteja chateado com a situação, deixe sempre as portas abertas quando sair. Afinal, não há como saber o dia de amanhã e, mesmo que hoje não tenha vontade de voltar a trabalhar nessa empresa, pode surgir uma oportunidade no futuro que dependa dessa experiência, seja por uma indicação ou outras circunstâncias. Por tudo isso, evite que o orgulho te leve a sair de modo negativo, prefira ser grato por tudo de bom que viveu nesse local e deixe uma marca positiva, que realmente represente quem você é.

7 – Aproveite o Tempo Para Se Planejar

Apesar do turbilhão de emoções envolvido nesse momento de despedida de um trabalho, é importante lembrar que o aviso-prévio deve ser usado para que se planeje em relação a alguns aspectos, como: procurar um novo emprego caso não tenha nenhum em vista, considerar questões financeiras, definir se irá realizar algum curso, abrir um negócio. É claro que tem coisas que precisam ser pensadas com calma, mas ter um planejamento fará com que sinta mais segurança quando o aviso-prévio chegar ao fim.

No mais, tenha em mente que este é apenas um capítulo da sua trajetória que está se encerrando e que vários outros ainda serão escritos. Afinal, renovar faz parte do processo e certamente te levará a evoluir como pessoa e profissional.

 Copyright:505602178 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel

 

Deixe seu Comentário: