Já diz o ditado, errar é humano. Estamos todos sujeitos a falhar porque não somos perfeitos, estamos constantemente evoluindo através das experiências. Contudo, é importante tomar cuidado para evitar persistir nos mesmos erros e ter a sensação de estar patinando sem sair do lugar.

Se a sua resposta para o questionamento que abriu este artigo é sim, é necessário fazer uma pausa para refletir a respeito das suas atitudes, as escolhas que tem feito e do que deseja para sua vida. Continue a leitura e comece essa reflexão agora mesmo.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Por que uma pessoa persiste nos erros?

Cada erro nos traz uma lição, contudo, o aprendizado não é automático, cabe a nós refletirmos para entender o que aquela experiência nos ensinou. Enquanto não nos tornamos conscientes disso, iremos repetir os mesmo erros.

Imagine uma criança que coloca os dedos em uma tomada e leva um choque. Se ela tiver discernimento o suficiente para entender que a ação de colocar o dedo na tomada sempre terá o choque como resultado, provavelmente não irá repetí-la. Mas se, por outro lado, não conseguir associar a ação ao resultado, irá cometer o mesmo erro novamente.

As pessoas adultas persistem nos erros quando fazem como a criança que não se dá conta de que foi a sua atitude de colocar o dedo na tomada que gerou o problema e fez com que ela sentisse o choque. Elas terceirizam a responsabilidade por todo o mal que lhes acontece e isso as impede de aprenderem para evitar que a situação se repita.

PSC

Essa conclusão parece óbvia, mas para muitos não é, muitas vezes porque ainda não têm maturidade para entender o que aconteceu, porque têm o hábito de se vitimizar e vários outros fatores. Por isso, é muito importante se conhecer, refletir sobre as coisas, conversar com amigos e familiares, pedir feedbacks, é assim que se torna possível entender exatamente o que está acontecendo e tomar decisões com sabedoria.

7 Atitudes para parar de persistir nos erros e aprender com eles

Se está encontrando dificuldades para lidar com os seus erros e acaba cometendo-os repetidas vezes, saiba que existem maneiras de solucionar essa questão e as atitudes a seguir poderão te ajudar, acompanhe.

1 – Perdoe-se pelo erro cometido

Antes de mais nada, é preciso que você aprenda a se perdoar, porque esse é o primeiro passo para que consiga refletir sobre o que aconteceu e aprender a lição. O autoperdão irá te libertar do sentimento de culpa, permitindo que olhe para o que se passou com serenidade, sem usar a negação como mecanismo de defesa. Quanto mais naturalidade tiver para aceitar a sua falha, melhor irá lidar com ela, tanto no sentido de consertar quanto de evitar que se repita.

2 – Identifique as atitudes que estão levando ao erro

O passo seguinte para evitar persistir nos mesmos erros é identificar quais são as atitudes que estão levando a esses resultados. Afinal de contas, enquanto estiver repetindo as mesmas ações, as consequências serão iguais.

Se você sente que sua carreira não está saindo do lugar e os problemas parecem te perseguir nessa área da vida, por exemplo, pense no que tem feito para contribuir com isso. No início, pode ser duro fazer essa exame de consciência, mas, através do tempo e de uma postura gentil consigo mesmo, conseguirá se habituar.

3 – Pense no que pode fazer para evitar errar novamente

Estenda a reflexão sobre as atitudes que levaram ao erro, pensando, também, nas estratégias que pode adotar daqui para frente. Sempre existem muitas possibilidades, basta que amplie a sua visão e comece a pensar fora da caixa. Conversar com pessoas mais experientes e ler sobre o assunto em questão pode te fornecer uma bagagem bastante interessante.

4 – Aperfeiçoe as habilidades que acha que faltam em você

Se você não se saiu bem em algo e acabou comentando um erro, esse pode ser um sinal de que existem certas habilidades que precisa desenvolver ou aperfeiçoar. Mais uma vez, pode ser desafiador realizar essa autoanálise, especialmente se tem dificuldade de assumir suas falhas. Contudo, saiba que o fato de ter errado não torna você inferior a ninguém, isso é natural, faz parte do desenvolvimento humano. Aceite a realidade e veja o quanto sua visão sobre as coisas irá se transformar.

5 – Assuma a responsabilidade sobre as suas falhas

Muitas pessoas persistem nos seus erros simplesmente porque terceirizam a responsabilidade sobre suas falhas. Se elas agem de forma inadequada por ciúme de alguém, por exemplo, e colocam a culpa no outro, automaticamente abrem mão do seu poder de ação. Assim, tornam-se dependentes do comportamento de um terceiro para não fazerem uma cena de ciúme novamente, e isso não é nada saudável.

O melhor a ser feito é entender qual foi a sua responsabilidade pelo problema que aconteceu. Essa é a forma mais eficaz de assumir o controle sobre a situação e encontrar uma maneira de resolvê-la e, mas importante, evitar que se repita.

6 – Tente novamente usando uma nova estratégia

Depois de entender onde errou, é hora de aplicar o aprendizado obtido através da falha. Para isso, será necessário sair da zona de conforto, especialmente se estava há muito tempo fazendo as coisas sempre da mesma maneira. Se o medo vier, desafie-o, afinal, deveria ter receio de continuar agindo da mesma forma e de obter os mesmos resultados ruins e não de tentar algo novo.

7 – Aprenda a lidar positivamente com os erros

Por último, é preciso que procure trabalhar sua relação com os erros, de modo a aceitá-los com naturalidade. Ao contrário do que alguns acreditam, fazendo isso não irá se tornar uma pessoa irresponsável, que comete um erro atrás do outro, pelo contrário! Quanto mais natural for a imagem que tem das falhas, menos irá falhar, pois não terá aquela pressão interna que só atrapalha e impede seu desenvolvimento.

Conclusão

Os erros fazem parte da vida, é a sua postura depois deles que conta. Você decide se irá continuar tendo as mesmas atitudes ou se irá aprender com a situação e encontrar novas maneiras para tentar e aumentar as suas chances de sucesso. E então, qual a sua escolha?

Se este conteúdo agregou positivamente para você, passe-o adiante, compartilhando em suas redes sociais!