Se eu te perguntar quais são as cinco pessoas que você mais admira, se citaria entre elas? Para muitos parece estranho ouvir alguém dizer que admira a si mesmo, mas a verdade é que é muito importante aprender a se apreciar. Ninguém se torna arrogante ou prepotente por reconhecer o seu valor, pelo contrário, esse autoconhecimento é a chave para se ter mais equilíbrio e, até mesmo, humildade.

Uma pessoa que se conhece e sabe apreciar a si mesma entende que não precisa levantar a voz ou se mostrar superior a ninguém para tentar se sentir confiante, simplesmente porque ela naturalmente confia em si.

Convido você a continuar a leitura enquanto reflete sobre a relação que tem consigo mesmo. Acredite, aprender a se apreciar é libertador e pode, inclusive, mudar a sua forma de enxergar as pessoas ao seu redor.

Por que é importante apreciar a si mesmo?

Vou devolver essa pergunta com outra: você manteria uma amizade com um amigo que não aprecia? Que não gosta de estar junto, não admira? Imagino que tenha respondido que não. Então, como seria possível manter um relacionamento saudável consigo mesmo sem se apreciar e se gostar?

Uma pessoa que se aprecia consegue reconhecer seu potencial e se sente motivada a se permitir, ousar, ir além. Já aquela que não se gosta, acaba se sentindo incapaz de alcançar seus objetivos, de construir relacionamentos positivos, amar, ser amada e, até mesmo, de ser feliz.

Quando você aprende a se apreciar, entende que é digno de sucesso, felicidade, realização. Assim, passa a fazer escolhas que te encaminham para o melhor e, mesmo que erros aconteçam ao longo da jornada, sabe usá-las como fonte de aprendizado para evoluir e se tornar uma pessoa cada vez melhor, para si e para o mundo.

10 Dicas para começar a apreciar a si mesmo

PSC

Independentemente se você já possui uma relação positiva consigo mesmo, sempre é possível melhorar, se conhecer um pouco mais, estreitar os laços que tem com a sua essência. A seguir, você verá dez dicas que te ajudarão nessa missão tão valiosa, acompanhe.

1 – Fortaleça o diálogo interno

Quando queremos criar um laço de amizade buscamos conhecer mais a pessoa, o que é feito principalmente através da comunicação. Dessa maneira, procure conversar mais consigo mesmo, tire uns minutos do seu dia para se ouvir, refletir, pensar nas experiências vividas ao longo do dia, nos planos que deseja realizar. Esse é o primeiro passo para começar a se apreciar mais.

2 – Identifique as origens do excesso de autocrítica

Ao iniciar um processo de mudança interna é sempre importante entender as origens da questão que deseja transformar. Nesse caso, é preciso que pense de onde vem o excesso de autocrítica, se é de uma insegurança, por ter sido cobrado desde muito cedo na vida e assim por diante. Reflita e irá encontrar essas respostas.

3 – Lembre-se de tudo que já realizou

Se a intenção é apreciar a si mesmo, é essencial que se lembre de tudo o que realizou e, de preferência, registre em uma lista. Esse exercício é necessário porque a mente tem a tendência de focar mais nas falhas como um instinto de proteção, então, precisamos conscientemente reforçar nossos feitos para fortalecer a autoestima.

4 – Recompense seus esforços

Quando queremos motivar outra pessoa, recompensar seus esforços é sempre uma boa ideia e o mesmo se aplica ao nosso relacionamento interno. Em vez de apenas se cobrar, comece a se recompensar pela sua dedicação e por cumprir as tarefas a que se propor. Existem muitas maneiras de fazer isso, cabe a você encontrar as que julgar mais interessantes.

5 – Evite ser crítico demais consigo mesmo

De alguma forma, todo ser humano faz críticas a si mesmo, entretanto, devemos cuidar para não sermos exigentes demais. Sempre se questione se cobraria um amigo que gosta muito da mesma forma que está se cobrando e, então, entenderá como dosar esse sentimento.

6 – Aprecie as coisas boas da vida

Tire um tempo do seu dia para pensar no quanto tem motivos para ser grato. Liste mentalmente tudo de positivo que viveu nas últimas horas, pense nas coisas que são essenciais em sua vida e que, às vezes, podem passar despercebidas. Ao apreciar a sua realidade aprenderá a apreciar, também, a si mesmo.

7 – Aprenda a aceitar elogios

Se você é do tipo de pessoa que não consegue aceitar elogios de forma natural e sempre responde como se não fosse digno do que ouviu, comece a mudar sua postura. Se alguém acha que você é especial por algum motivo ou realizou algo bom, deixe-o se expressar e receba essas palavras, pois certamente as merece.

8 – Perdoe-se pelos seus erros

Um aspecto fundamental que ser menos crítico consigo mesmo envolve é aceitar de forma mais aberta os seus erros. Afinal de contas, todos podem errar, nós chegamos ao mundo errando e levando tombos para aprendermos a andar, isso faz parte do processo. Por isso, tenha sempre o desejo de acertar, mas, caso falhe, saiba aceitar a experiência como uma fonte de aprendizado.

9 – Diga “não” sempre que achar necessário

Pessoas que se apreciam evitam se submeter a coisas que não gostariam apenas para agradar e evitar uma rejeição. Com isso, podem se frustrar por terem que ignorar suas próprias vontades. Caso tenha se identificado, liberte-se! Aqueles que gostam de você continuarão ao seu lado independentemente de você aceitar tudo o que eles te propõe e os que se afastarem mostrarão que não merecem continuar ao seu lado.

10 – Trabalhe sua autoconfiança

Existem muitas formas de trabalhar a sua autoconfiança e uma das mais eficazes é sair da zona de conforto. Permita-se ir além e aprender algo novo, então, pouco a pouco irá reconhecer o seu potencial, dar passos cada vez mais longos e alcançar todos os seus objetivos.

Para finalizar, fique com essa citação de Michel de Montaigne: “A melhor coisa do mundo é saber pertencer a si mesmo.”. Pense nisso e aprenda cada vez mais a se apreciar, é isso que te levará ao crescimento.

Se gostou, deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, para incentivar mais pessoas a se amarem e se apreciarem!