adaptar-crise-dicas

Você sabe se adaptar às situações de crise? Confira algumas dicas para te ajudar

Por: Equipe JRM | Blog | 22 de abril de 2020

Uma situação de crise que ocorre com a sociedade gera medo e insegurança, especialmente por conta das incertezas em relação ao que virá pela frente. Isso acontece porque tudo está amplificado, mas a verdade é que a vida, mesmo em seu estado natural, já é marcada por dúvidas. Acredite, você já sabe lidar com circunstâncias que não tem como controlar porque tem feito isso desde o dia em que nasceu, basta que se torne consciente disso e encontre formas de se adaptar.

A importância de se adaptar em meio a uma situação de crise

Quando a notícia de uma crise chega, cada pessoa reage de uma maneira e é comum se sentir triste e com medo do que possa acontecer. Porém, se você se deixar consumir por esses sentimentos, poderá enfrentar grandes problemas para se recuperar. Então, depois do susto inicial, é preciso encarar a situação e verificar quais são as ferramentas que tem disponíveis para lutar e passar por isso de forma menos danosa possível.

Para que entenda melhor a importância da adaptação, imagine a vida na selva. Cada animal que vive naquele habitat não tem qualquer garantia sobre como será seu dia e se irá sobreviver a ele. Entre os seres humanos, os riscos são bem mais controlados, mas, de qualquer maneira, ninguém tem absoluta certeza sobre tudo o que irá lhe acontecer. Voltando aos animais, por não terem outra escolha, eles se adaptam às condições como forma de sobrevivência, porque isso é tudo o que podem fazer para vencer as adversidades.

Nesse sentido, se você deseja superar uma situação de crise, precisa aprender a jogar conforme as cartas que tem em mãos. Se desesperar e se lamentar não te ajudará a vencer isso, agora, se decidir agir e fazer o que estiver ao seu alcance, poderá sair ainda mais fortalecido dessa experiência e pronto para enfrentar qualquer desafio.

7 Dicas para se adaptar às situações de crise

Uma crise chega e não há como fugir dela, o melhor a fazer é enfrentá-la com coragem e as ferramentas que tiver. A seguir, veja sete dicas para se adaptar e fazer o seu melhor dentro das suas possibilidades.

1 – Reconheça o que está acontecendo

Fingir que nada está acontecendo não irá ajudar, afinal, o problema continuará existindo e gerando efeitos em sua vida. Dessa maneira, é preciso que reconheça a situação, entenda exatamente sua amplitude e possíveis consequências, ter essas informações permitirá que concentre suas energias nas coisas que estão ao seu alcance e desapegue do que não pode controlar.

2 – Aceite as mudanças que virão

Crises ocorrem em diversos setores e, mesmo quando passam, deixam marcas, isso faz parte. Por isso, as pessoas costumam dizer que as coisas nunca mais voltarão ao normal, porque não será mais aquele normal de antes, o que não significa que seja uma realidade ruim, apenas diferente. Tenha essa consciência de que mudanças virão para que, quando acontecer, esteja mais preparado e aberto a elas.

3 – Respeite seus momentos de tristeza

Por mais que se esforce para atravessar o momento com serenidade, é natural estar com a energia mais baixa em alguns dias. Quando isso acontecer, respeite e se permita sentir tristeza, desânimo. Entretanto, não deixe que isso te consuma ao longo dos dias. Ao perceber que o sofrimento está se prolongando, comece a agir para voltar a se sentir melhor.

Você é feliz?

4 – Transforme seu medo em cautela

O medo não é um sentimento ruim, pelo contrário, é necessário para a sobrevivência humana, porque é dele que vem a cautela e o instinto de proteção. O único problema é quando o medo se torna um impedimento para a ação. Portanto, mantenha sua atenção e, ao perceber que está com receio, use isso para redobrar seus cuidados, mas nunca para deixar de agir.

5 – Faça ajustes em sua rotina

As mudanças geradas por uma crise começam a aparecer logo que ela se inicia. Então, é importante fazer ajustes em sua rotina para já ir se adaptando. Considere todos os possíveis impactos e identifique o que pode fazer. Se for algo relacionado às finanças, reveja despesas e busque outras fontes de renda, se for no seu dia a dia, redistribua as tarefas. Enxergue a situação de forma ampla e saberá quais ajustes precisa realizar.

6 – Pratique o diálogo interno positivo

Estamos o tempo todo “conversando” com nosso eu interior, mesmo sem perceber. Tornar-se consciente em relação a esse diálogo é essencial para evitar que ele se torne negativo. Uma boa forma de medir como anda a sua comunicação interna é se perguntar se falaria do mesmo modo com alguém que gosta muito, se a resposta for “não”, é sinal de que precisa mudar.

7 – Busque informações de fontes confiáveis

Atualmente, as redes sociais deram voz para uma imensa quantidade de pessoas e nem todas têm bom senso e conhecimento para falarem de temas específicos. Dessa maneira, é importante se lembrar disso ao buscar informações sobre o que está acontecendo, já que nem sempre elas vêm de fontes realmente confiáveis. Prefira se informar através de veículos reconhecidamente sérios, isso fará toda a diferença.

Uma crise é um momento desafiador, de muitas dúvidas, mas também pode revelar muitas oportunidades que se você ficar se concentrando apenas no lado negativo, certamente não conseguirá enxergar. Portanto, olhe além e encontrará, sim, coisas boas que vieram com a crise. Buscar esse lado positivo não é fugir da realidade e sim um sinal de maturidade, de entender que a vida é assim, nada é completamente bom ou ruim.

Lembre-se que não dá para ter todas as respostas agora, principalmente sobre o que irá acontecer e quando a crise irá passar. Porém, você pode escolher buscar o melhor dentro das suas possibilidades, assim, estará fazendo um excelente trabalho. Daqui um tempo, irá olhar para trás e se orgulhar da sua força e resiliência no período que passou. Até lá, concentre-se no que pode fazer, cuide de si e das pessoas que ama, isso vai passar.

Deixe seu comentário abaixo sobre o assunto e aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais!

Fontes:

https://www.ccl.org/articles/leading-effectively-articles/how-to-lead-through-a-crisis/

https://www.psychologytoday.com/us/blog/lifetime-connections/201708/how-deal-crisis-without-getting-stuck

https://www.psychologytoday.com/us/blog/lifetime-connections/201708/how-deal-crisis-without-getting-stuck

 

Copyright:  169329137 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dreamlandmedia

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: