O amor é poderoso e universal, porém, nem todos sabem praticá-lo, tanto em relação ao próximo quanto em um relacionamento a dois. No artigo de hoje falarei sobre cinco características de quem realmente sabe amar e desfrutar da grandeza desse sentimento em uma relação amorosa. Continue acompanhando enquanto faz uma análise da sua própria maneira de amar de demonstrar amor, a fim de se certificar de estar agindo da maneira certa e identificar possíveis pontos de melhoria.

5 Características de uma pessoa que sabe amar em um relacionamento

Saber amar não é apenas sentir o desejo de se manter perto de uma pessoa, é preciso considerar outros aspectos para que a relação seja positiva. Confira, a seguir, quais são as cinco principais características do comportamento de alguém que realmente sabe amar e viver esse sentimento na essência.

1 – Confia na pessoa amada

Confiança é a base de qualquer tipo de relacionamento, sem ela é impossível construir laços verdadeiramente forte e positivos. Quando se trata de uma relação amorosa, envolve questões como confiar no sentimento do outro e, consequentemente, em seu comportamento. Querer medir os passos da pessoa amada, regular suas amizades, seu modo de se vestir e se portar não é, nem de longe, demonstrar que confia nela.

Se você ama alguém de todo o seu coração e sente que é correspondido, confie. Caso tenha passado por situações ruins no passado que envolveram quebra de confiança, saiba que o comportamento inadequado de um indivíduo não determina como todos os outros irão agir. Portanto, acredite nas boas intenções de quem está ao seu lado e, também, honre a confiança que lhe for depositada.

2 – Respeita a individualidade do outro

O respeito é mais um elemento indispensável para os relacionamentos, porque é por meio dele que um demonstra que entende que o outro é um ser humano com suas próprias vontades e ideias e que, embora desejem ficar juntos, continuam sendo duas pessoas diferentes. Sentir-se enciumado em determinadas situações é natural e, quando há respeito, a questão é resolvida pacificamente, através do diálogo.

Vasculhar os bolsos ou as mensagens no celular do parceiro são atitudes totalmente desrespeitosas, que ferem seu direito à privacidade e demonstram total falta de confiança. Através do respeito, um casal mostra que sabe equilibrar as suas vontades, sem que um sobressaia e se coloque como dominador da situação, além disso, ajuda a manter a empatia, evitando que um faça com o outro coisas que não gostaria que fizessem com ele.

3 – Mantém sempre o diálogo

PSC

As pessoas que sabem amar entendem que é através do diálogo que vem o entendimento. Dessa maneira, quando algo as incomoda no relacionamento, a primeira coisa que fazem é procurar o seu par para uma conversa, que acontece de modo amigável, sem discussões e aumento do tom de voz. Então, cada um pode expor o seu lado e, juntos, chegarem a um consenso.

Ao deixar para lá e não falar sobre algo que está te deixando insatisfeito na relação, está apenas varrendo a poeira para debaixo do tapete. A sujeira pode até não ficar visível durante algum tempo, porém, continuará existindo e com chances de se tornar ainda maior. Sendo assim, escolha sempre conversar, ser sincero e abrir o seu coração, então, estará incentivando o seu par a agir da mesma forma, para que se conheçam e se entendam cada vez mais.

4 – É parceira

Quando uma pessoa sabe amar, ela é muito mais do que esposa, esposo, namorada ou namorado e sim parceira, que está do lado de quem ama para o que der e vier. Aquela tradicional fala dos casamentos, que pergunta se ambos estão dispostos a permanecerem juntos na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, diz muito sobre parceria e companheirismo.

Alguém que abandona o barco quando o outro está passando por um momento delicado demonstra não saber amar verdadeiramente. Então, se deseja demonstrar que ama de todo o seu coração, seja um parceiro leal, do tipo que apoia, consola, aconselha, fortalece, incentiva, ri, chora e permanece sempre ao lado do seu verdadeiro amor.

5 – Tem paciência

Por último, é preciso lembrar que amar é, muitas vezes, um exercício de paciência. Afinal, você sai de uma família em que te criaram com determinados valores e costumes e vai se unir a outro indivíduo, vindo de outra família e que tem hábitos totalmente diferentes dos seus. Se ambos não forem pacientes, acabarão se desentendendo por cada mínimo detalhe em que divergirem, tornando a convivência desagradável e desgastante.

Vale dizer que ter paciência na relação amorosa não significa passar por cima de tudo e deixar de falar sobre coisas que lhe desagradam, e sim conseguir identificar o que vale a pena conversar a respeito e o que deve ser deixado para lá. Assim, pouco a pouco, um poderá conhecer melhor o outro e entender o que o agrada ou desagrada, facilitando o convívio e tornando-os cada vez mais entrosados e unidos.

Um relacionamento amoroso feliz é construído diariamente

Como se pode ver, as cinco características se complementam, porque confiar também é respeitar, dialogar, ter paciência e honrar o compromisso selado, mantendo-se sempre ao lado de quem ama. Então, depois de ler todas essas informações, aproveito para lhe perguntar: em uma escala de 0 a 10, o quanto acha que sabe amar verdadeiramente? Caso a resposta não seja satisfatória, saiba que sempre é tempo de aprender com os erros e evoluir.

Inclusive, mesmo que já venha colocando essas cinco ações em prática em seu relacionamento, sugiro que envie este artigo para o seu par e que, juntos, conversem a respeito, apontando o que podem melhorar e o que já estão fazendo de modo positivo. Isso é importante porque nenhuma relação nasce pronta, é preciso que ela seja construída em conjunto, através dos esforços dos envolvidos. Durante esse processo, é perfeitamente natural que problemas ocorram, cabe ao casal utilizar esses obstáculos para aprender lições poderosas e se tornarem mais fortes.

Se as informações aqui compartilhadas fizeram sentido para você, compartilhe-as em suas redes sociais e incentive mais pessoas a se relacionarem de modo saudável, respeitoso e equilibrado.

 

Copyright:  713378380 – https://www.shutterstock.com/pt/g/marre4782