Uma pessoa considerada dramática é aquela que é mais sensível e se abala por coisas que os demais consideram pequenas. É claro que cada um tem a sua forma de sentir e perceber o mundo, contudo, quando a sensibilidade é aflorada demais, isso pode acabar se tornando prejudicial para o próprio indivíduo, que terá uma vida estressante e cheia de conflitos, e para aqueles que convivem com ele. Caso tenha se identificado com esse perfil ou conheça alguém assim, te convido a continuar fazendo a leitura deste artigo para saber mais como lidar com isso, interna ou externamente.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio
“Detox da Mente”!

5 Comportamentos Comuns a Uma Pessoa Dramática

O primeiro passo para saber como lidar com uma pessoa dramática ou como resolver isso dentro de você é se certificar de que é realmente esse o caso. Então, para te ajudar nessa identificação, listei os cinco principais comportamentos desse perfil. Vale lembrar que nem sempre um indivíduo irá apresentar todos eles e, claro, cada um pode ter uma maneira diferente de manifestar suas emoções.

1 – Agressividade em Relação aos Outros ou a Si Mesmo

Como suas emoções são extremamente afloradas, algumas pessoas dramáticas são capazes de utilizar a força física para extravasá-las e, com isso, acabam se tornando agressivas. Ações como derrubar objetos, bater com as mãos na parede ou com os pés no chão, podem acontecer. É claro que esses são casos mais graves, contudo, é importante manter a atenção para evitar que um caso leve se torne intenso. A qualquer sinal de excesso de drama é importante procurar ajuda especializada para evitar problemas maiores.

2 – Comportamento Embaraçoso Para Chamar a Atenção

Mesmo que de forma inconsciente, um dos maiores objetivos de uma pessoa dramática é chamar a atenção, seja por carência ou por qualquer outro problema de ordem emocional. Para isso, ela pode se valer de atitudes um tanto quanto embaraçosas para conseguir o que deseja e fazer com que todos se voltem para ela, o que é capaz de causar constrangimento nos demais.

3 – Atitude Infantil Mesmo Que Seja um Adulto

A birra é um comportamento comum às crianças que ainda estão aprendendo a lidar com as suas emoções e frustrações. Assim, quando um adulto se comporta dessa maneira, pode ser sinal de um desequilíbrio interior e, também, de um estímulo por parte da família durante a infância. Afinal, um indivíduo que cresceu vendo que todas as suas vontades eram atendidas após uma birra pode achar que continuar agindo assim irá lhe trazer vantagens.

4 – Agir Como Se o Mundo Fosse Acabar

PSC

Uma pessoa dramática costuma ser hiperbólica com suas palavras, exagerando nos aumentativos para dar ainda mais ênfase ao que diz. Desse modo, ela pode fazer com que um acontecimento simples se transforme em uma grande catástrofe, podendo até assustar e desestabilizar os demais e, claro, a si mesma, já que acredita piamente no que diz. Vale lembrar que o exagero vale também para quando ela vai falar sobre coisas positivas, já que se trata de um comportamento baseado em extremos.

5 – As Pessoas ao Redor Podem Se Sentir Esgotadas

Conviver com um indivíduo dramático pode ser um tanto quanto delicado, pois os seus rompantes emocionais acabam influenciando no equilíbrio dos demais. Por essa razão, as pessoas dramáticas também são conhecidas como vampiros emocionais, pois os seus excessos sugam as energias daqueles que convivem com elas. É bastante importante manter a atenção para identificar se existe alguém assim ao seu redor ou se é você quem está se comportando dessa maneira, pois isso não é positivo para ninguém.

Dicas Para Deixar de Ser uma Pessoa Dramática e Viver Com Mais Leveza

Caso tenha identificado as características que citei no seu próprio comportamento, em primeiro lugar, evite se culpar e se julgar, pois isso não irá te ajudar em nada. Reflita a respeito das suas atitudes com o intuito de buscar a evolução e não de se sentir inferior. Lembre-se que todos têm os seus problemas e lidar positivamente com eles é sempre o melhor caminho. Confira, a seguir, dicas que irão te ajudar nesse processo de desenvolvimento e transformação.

1 – Reconheça as Suas Emoções

A melhor maneira de aprender a lidar com algo é conhecendo aquilo profundamente. Nesse caso, é importante que pare para refletir a respeito das suas emoções e da origem de cada uma delas. O que te causa medo, irritação, pavor, alegria, busque essas respostas dentro de si e estará dando um grande passo rumo ao equilíbrio.

2 – Questione-se Sobre a Importância das Coisas

Sempre que pensar que algo terrível aconteceu, questione-se a respeito da real importância daquilo. Permita que a razão fale mais alto do que a emoção e te mostre a realidade. Na grande maioria dos casos, conseguirá se dar conta de que se trata de algo tão pequeno que não merece a sua preocupação.

3 – Cuide da Sua Autoestima

Grande parte das pessoas dramáticas age de maneira exagerada para compensar alguma falta em seu interior, o que pode demonstrar problemas de autoconfiança e autoestima. Portanto, comece a olhar para si com outros olhos, valorizando suas qualidades, as coisas que já conquistou e se enxergue como alguém que é capaz de realizar tudo o que deseja e, também, de ser amado.

4 – Abandone o Papel de Vítima

Ao cuidar da sua autoestima, automaticamente estará dando uma passo importante para se libertar do papel de vítima. Mas, além disso, é fundamental que comece a se responsabilizar pelas coisas que acontecem contigo, deixando de terceirizar a culpa. Assim, reconhecerá que tem o poder de transformar tudo aquilo que lhe incomoda, ao invés de apenas sentar e se lamentar.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

5 – Zele Pelo Seu Equilíbrio Emocional

Faça com que a busca pelo seu equilíbrio emocional se torne uma prioridade em sua vida. Algumas medidas que podem te ajudar nessa tarefa: evitar a companhia de pessoas negativas e que te colocam para baixo, desabafar com alguém em quem confie, praticar atividades de conexão interior, como ioga e meditação, e, claro, buscar ajuda especializada caso perceba que não está conseguindo lidar com os problemas sozinho.

Independente se é você o dramático ou alguém com quem convive, deixe os julgamentos de lado. Prefira contribuir com a transformação, a evolução, seja a sua ou do outro, pois é assim que se constrói um mundo melhor.

Copyright: 641808046 – https://www.shutterstock.com/pt/g/deandrobot