Família e confiança, duas palavras que possuem uma forte relação, afinal, o seio familiar é um lugar onde se pode obter apoio e segurança ou, pelo menos, deveria ser. Então, aproveito para te perguntar: em uma escala de 0 a 10, o quanto confia verdadeiramente em sua família? Reflita sobre sua resposta enquanto continua a leitura sobre a importância da confiança no relacionamento familiar.

Qual a importância da confiança no relacionamento familiar?

De acordo com o dicionário, confiança é a crença na sinceridade, lealdade, competência, discrição, entre outras qualidades de uma pessoa. Uma metáfora que representa muito bem o ato de confiar é subir em uma escada mesmo sem ter provas concretas de que há outro degrau, mas confiando que terá. Assim deve ser o relacionamento entre familiares, porque é isso que uma família é: um lugar de apoio, amor, troca e, acima de tudo, confiança.

Os filhos precisam confiar nos pais, porque é deles que vêm os maiores ensinamentos sobre a vida. Os pais devem confiar nos filhos porque são fruto dos ensinamentos que eles mesmos deram. Irmãos devem confiar uns nos outros porque possuem um laço eterno. Amizades vêm e vão, assim como relacionamentos profissionais, amorosos, já a família é para sempre, haja o que houver ela estará sempre ao seu lado.

Quando uma pessoa está passando por uma situação delicada, saber que sua família a apoia é extremamente reconfortante, o que se deve principalmente à confiança, ao acreditar que seus entes queridos a apoiarão, independentemente do que aconteça. O sentimento de pertencimento em relação ao grupo familiar é poderoso e faz muita falta na vida daqueles que não o experimentam.

A confiança é imprescindível para cultivar bons relacionamento

7 Dicas para melhorar a confiança no relacionamento familiar

Se você tem uma boa relação com seus pais, irmãos e outros familiares, honre-os e seja grato por isso. Se não tem, saiba que existem maneiras de construir um laço de confiança entre vocês, dê o primeiro passo e, assim, estará os incentivando a fazerem o mesmo. A seguir, confira algumas atitudes para fortalecer e construir o relacionamento com sua família.

1 – Abertura ao diálogo

PSC

O ser humano confia apenas naquilo que ele conhece e a melhor forma de conhecer outra pessoa é através do diálogo. Dentro de uma família, parece óbvio que todos se conheçam, mas a verdade é que saber o nome, o endereço e a profissão de uma pessoa não é conhecê-la, para isso, é preciso ir além, entender quais são seus sonhos, suas prioridades, opiniões, coisas que só são possíveis de descobrir através da convivência e da conversa. Se a sua família não costuma dialogar, dê esse passo, ouça seus entes queridos na essência, plante essa semente.

2 – Mostrar-se digno da confiança dos familiares

Se deseja construir um laço positivo com seus familiares, precisa se mostrar digno da confiança deles, o que pode ser feito através das mais diferentes atitudes. Guardar os segredos que confiarem a você, estar sempre presente quando um familiar precisar, expor sua opinião com sinceridade, são alguns exemplos de ações que demonstram credibilidade. Faça isso e amplie sua percepção para identificar essas mesmas atitudes por parte dos outros membros da sua família.

3 – Tomar decisões em conjunto

Sempre que precisar tomar algum tipo de decisão importante, principalmente se for algo que irá impactar outros membros da família, consulte-os. Se você tem filhos e eles tiverem idade para entender, inclua-os na conversa, ouça o que eles têm a dizer. Esse gesto faz com que todos se sintam verdadeiramente parte do grupo, o que é ótimo para gerar confiança. Caso seja uma decisão pessoal, ainda assim é interessante ouvir os familiares, afinal, são pessoas que torcem para a sua felicidade mais do que qualquer outra.

4 – Passar tempo de qualidade com a família

Viver sob o mesmo teto não é suficiente, é preciso colocar a família como prioridade e passar tempo de qualidade com ela. Vocês podem tirar um dia da semana para fazerem um programa especial juntos, como assistir um filme e comentar depois, preparar uma refeição ou mesmo apenas se sentar e conversar. Nesses momentos, é fundamental deixar o celular de lado para que se conectem totalmente e desfrutem dessa troca maravilhosa.

5 – Compartilhar pensamentos e sentimentos com familiares

Quando se sentir feliz, triste, animado, receoso, compartilhe com a sua família. Quando você se abre a um familiar, está mostrando que confia nele, o que aumentará as chances de que ele faça o mesmo. Além disso, se abrir fará com que se sinta melhor nos momentos delicados ou tenha sua alegria compartilhada ao ver a satisfação no rosto de alguém que lhe quer bem. Lembre-se sempre que quanto mais diálogo houver entre vocês, mais irão se conhecer e confiar uns nos outros.

6 – Reconhecer erros e pedir desculpas

Uma família que possui uma forte relação de confiança entre seus membros não é aquela em que ninguém erra, afinal, seres humanos erram, isso é um fato, a diferença está no modo com o qual se lida com esse tipo de situação. É preciso que, depois do erro, venha o reconhecimento, o pedido de desculpas e, principalmente, a demonstração verdadeira de querer aprender com aquilo para que não se repita. Acredite, a forma com a qual uma falha é conduzida pode servir até mesmo para aproximar uma família.

7 – Ensinar a importância da confiança para as crianças

Se há crianças no seu círculo familiar, é preciso plantar a semente da confiança nelas desde cedo. Assim, crescerão sabendo que podem confiar nos seus pais, irmãos, tios, avós e outros parentes próximos. Isso pode ser feito através do diálogo, da proteção, do amor, do respeito. Cada atitude conta para que um indivíduo confie no outro, crianças são seres extremamente sensíveis que, embora não tenham muito conhecimento sobre a vida, possuem uma espécie de intuição que as leva a se conectar mais ou menos aos outros.

A confiança é a base de todo relacionamento saudável, sem ela, as pessoas não conseguem se entregar verdadeiramente e acabam se privando de experiências e momentos. A família é o nosso maior bem, honre a sua confiando e se mostrando digno da confiança de seus familiares.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo sobre o assunto e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!