Se você perguntar para qualquer pessoa para onde ela quer ir quando morrer – para o inferno ou para o céu –, muito provavelmente, ela dirá que quer ir para o céu, ainda que ela não creia nisso. Se você for em alguma penitenciária, e conversar com o pior bandido e perguntar: “para onde você quer ir quando você morrer?”, ele dirá: “eu quero ir para o céu”. Todos querem ir para o céu.

Metaforicamente, entendemos que céu e inferno são lugares. Podemos entender também que céu e inferno são lugares espirituais. Porém, alguém, evoluindo o pensamento, disse que também podem ser considerados como estado de espírito. É possível viver aqui na terra sendo céu ou sendo inferno. É possível caminhar por este mundo em estado de espírito céu ou estado de espírito inferno.

Para você entender melhor um pouco dessa história, leia a metáfora abaixo:

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Metáfora o Samurai e o Monge 

Samurai

Kichigin/Shutterstock Veja os ensinamentos da metáfora do Samurai e o Monge

Havia um guerreiro samurai grande e forte que andava pelo mundo em busca de sabedoria. Em uma dessas andanças, encontrou um mosteiro no alto de uma montanha e foi recepcionado por um monge franzino, de pequena estatura, fraco, com trajes humildes e aparência bastante debilitada. O tal monge perguntou:

– O que o senhor busca?

PSC

– Gostaria muito que o senhor me explique sobre o céu e inferno – respondeu o tal samurai, com sincero desejo de aprender.

O monge, com seu olhar de paz e de semblante tranquilo, de repente altera completamente sua fisionomia para um semblante de prepotência, fixa os olhos no samurai e diz:

– Ensinar-te sobre o céu e o inferno? Não vou perder meu tempo com você, com alguém que está cheirando mal, que agride e mata pessoas. Você está com a espada enferrujada e representa uma vergonha para sua classe.

Neste momento, o samurai fica enfurecido, puxa a espada com a intenção de acertar o monge abusado e petulante. E quando o samurai está decidido a acertar a cabeça do sábio, o monge muda novamente seu semblante para um aspecto pacífico e disse calmamente:

– Está vendo? Isso é o inferno!

O samurai abaixou lentamente sua espada e o agradeceu pelo valioso ensinamento. O monge continuou em silêncio. O guerreiro ficou impressionado que o monge arriscou a vida para falar do inferno. Quando o guerreiro samurai pede pacificamente o perdão pelo infeliz gesto, o monge diz: – Está vendo? Isso é o céu!

Que lição de vida! Agora pense, quantas pessoas andam pela Terra em estado de inferno, prontos para a guerra e para a briga? Hoje, conseguimos perceber quando acontece algo que não agradam as pessoas, elas ficam cheias de fúria, porque parece que é só isso que existe dentro delas.

Entendemos céu como um lugar de paz, de amor, de perdão, de pessoas sorrindo, felizes… E entendemos que no inferno não habita o amor, nem o perdão, onde só residem dor e escuridão.

Como Viver o Céu

A todo instante, precisamos tomar decisões que definirão o início do céu ou do inferno. A grosso modo, é como se fôssemos caixas invisíveis de primeiros-socorros. Para que, quando acontecer uma situação inesperada, a gente utilize qualquer objeto que esteja disponível. Desta forma, quando alguém diz algo que não nos faça sentido ou que sentimos ofendidos, as opções seriam o “martelo da raiva” ou o “bálsamo da tolerância”. Quando alguém usa de calúnia, temos as opções da “foice de revidar” ou a “erva medicinal autoconfiança”. De diversas formas somos surpreendidos por várias situações. Assim, podemos escolher entre a incompreensão ou dialogar e buscar alguma solução.

O poder da decisão está sempre em nossas mãos. Criar portais para o céu ou criar abismos para o inferno é algo que depende somente de você. Pensando nisso, convidamos você a viver nesse estado de céu. Isso não significa dizer: “quero ir para o céu”, e passar sua vida a não perdoar e provocar dor. E quando provocam dor em você, sua reação é de raiva, de fúria de impaciência, com mais dor e todas as coisas negativas.

Convidamos você a viver no estado de céu de felicidade plena para contagiar àqueles que ainda vivem em estado de inferno. Convidamos você a ser um agente de céu na Terra, a andar pelo mundo compartilhando amor, misericórdia, paz, compaixão, sorrisos, alegria e felicidade. Pois, mesmo que estejamos em guerra, ainda há motivos para acreditar no céu.

***Metáfora SAMURAI E O MONGE  inspirada no livro: “Conscious Business: How to Build Value Through Values”, de Fredy Kofman.