A vitimização é um mecanismo de defesa que algumas pessoas usam como forma de proteção e, em alguns casos, para manipular a todos ao seu redor. Ao colocar-se como vítima, um indivíduo está automaticamente se isentando das suas responsabilidades, colocando sobre os ombros dos outros um fardo extremamente pesado e, muitas vezes, injusto.

O lugar de vítima é aparentemente confortável, mas pode se tornar uma armadilha, levando uma pessoa a se acostumar com ele e abrir mão do seu poder de escolha. Além disso, essa postura pode prejudicar gravemente os relacionamentos pessoais. Continue lendo e saiba mais a respeito dos problemas que a vitimização pode gerar.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Entenda melhor o que é a vitimização

Pessoas que se vitimizam estão o tempo todo colocando a culpa pelo que acontece a elas em terceiros, dando desculpas e não assumindo suas responsabilidades. É importante lembrar que, em muitas situações, realmente não temos culpa do que acontece conosco. Entretanto, entrar em um ciclo de terceirização é perigoso e pode gerar uma série de problemas.

Um profissional que chegou atrasado no trabalho porque pegou um engarrafamento no trânsito gerado por um acidente, realmente não teve culpa. Entretanto, não dá para terceirizar a responsabilidade pelos atrasos diariamente, porque eventualidades, como o próprio nome sugere, são eventuais, no restante dos dias a responsabilidade por sair de casa no horário correto é dele.

Esse é apenas um exemplo simples do cotidiano, mas existem casos de pessoas que se vitimizam em situações mais graves, como uma falha cometida no trabalho, uma agressão, um comportamento inadequado, deixar de realizar o que deseja e se permitir estagnar. São muitos os problemas que a vitimização pode gerar e é por isso que todos devem fazer uma autorreflexão para identificar se estão ocupando esse lugar e se libertar dele o quanto antes.

O que causa a vitimização?

PSC

A vitimização pode ter causas diferentes, na maioria dos casos é fruto de alguma experiência do passado, mas existe uma minoria que, mesmo que de forma inconsciente, escolhe se colocar no papel de vítima. Veja, a seguir, quais são as origens mais comuns.

Ter vivido uma situação traumática

Uma pessoa que teve uma experiência no passado que lhe gerou algum trauma pode usar a vitimização como uma forma de se proteger de um novo sofrimento. Por isso, é muito importante buscar ajuda profissional para lidar com esse tipo de sentimento, para resolver essas questões internamente e se libertar da posição de vítima.

Dependência emocional

Indivíduos que são emocionalmente dependentes de terceiros geralmente fazem de tudo para se manterem perto das pessoas que lhes inspiram confiança. Para isso, podem se utilizar da vitimização como uma maneira de se mostrarem frágeis e vulneráveis, ou seja, dignos de proteção.

Ter a confiança quebrada

Quando uma pessoa tem um forte laço de confiança com alguém e esse laço é quebrado, a decepção pode ser tão grande que, para evitar um novo sofrimento, ela pode começar a se vitimizar, colocando a culpa pelos seus infortúnios em terceiros.

Desejo de manipular

Por fim, existe a causa no desejo de manipular as pessoas ao redor para conseguir o que deseja. Lembrando que nem sempre esse comportamento é motivado por uma má intenção, às vezes, pode ser fruto de uma grande insegurança e medo da rejeição.

7 Dicas para se libertar da vitimização

Caso tenha percebido que em algumas situações tem se vitimizado ou deseja apenas evitar esse comportamento, observe as dicas a seguir e comece a colocá-las em prática o quanto antes.

1 – Entenda como tem usado a vitimização

O primeiro passo para realizar uma mudança de comportamento é entender como isso está acontecendo em seu interior. Questione-se em relação às situações em que tem se vitimizado e busque entender o que está gerando essa necessidade. Assim, terá informações valiosas em mãos para começar o seu processo de transformação.

2 – Assuma as responsabilidades sobre as suas ações

Sempre que perceber que está prestes a terceirizar a responsabilidade por algo que lhe aconteceu, pare e pense no seu papel dentro daquela situação. Lembrando que a ideia não é se culpar e sim pensar no que poderia ter feito diferente para colocar em prática em uma próxima oportunidade.

3 – Mude a perspectiva sobre as coisas

O ser humano tem a tendência de interpretar as coisas de modo a se favorecer. Para evitar ser injusto, é preciso exercitar a mudança de perspectiva e enxergar um mesmo fato sob diferentes pontos de vista. Isso ajuda a manter o equilíbrio e o bom senso.

4 – Saiba dizer não

Uma pessoa que se vitimiza abre mão do seu poder de escolha e ação e isso é altamente prejudicial. Para começar a assumir o controle sobre a sua própria vida, aprenda a dizer não com firmeza sempre que sentir que essa é a melhor resposta. Evite que o medo da rejeição faça com que se submeta a coisas que não gostaria.

5 – Aprecie suas qualidades

A vitimização costuma ter sua origem na insegurança, no medo de sofrer e ser rejeitado. Sendo assim, para se tornar imune a esse medo, é importante que comece a apreciar as suas qualidades. Pense nas habilidades e características que possui que te tornam um ser único e especial.

6 – Perdoe os outros e a si mesmo

O perdão é, também, uma forma de libertação, de deixar ir o passado para viver o presente, sem medo de que acontecimentos se repitam. Lembre-se sempre de perdoar a si mesmo e aos outros, isso te dará leveza para prosseguir sem amarras e inseguranças.

7 – Respeite seu tempo

Por fim, lembre-se de respeitar seu tempo, de se permitir se conhecer, entender o motivo por trás dessa necessidade de vitimização e, assim, começar a se transformar. Talvez cometa erros ao longo do caminho, mas tenha sempre em mente que isso é natural e que o erro leva ao aprendizado. Quanto mais certeza tiver sobre a importância de assumir a responsabilidade sobre o que lhe acontece, mais rapidamente conseguirá se libertar desses padrões de pensamento.

Você já tinha ouvido falar a respeito da vitimização e dos problemas que ela pode gerar? Aproveite para deixar seu comentário abaixo compartilhando sua experiência!