Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão se preocupando com o seu aspecto físico. Assim, uma alimentação adequada e exercícios diários se tornaram uma forte tendência da atualidade. No entanto, como nenhum excesso é positivo, a busca desenfreada pela boa forma pode se tornar uma obsessão e resultar em um quadro de vigorexia, que é um distúrbio que afeta a imagem que um indivíduo tem de si mesmo. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto.

O que é a Vigorexia?

Em muitos casos, o ato de olhar-se no espelho pode não ser tão simples quanto parece, pois existem transtornos que levam uma pessoa a se ver de uma forma que não condiz com a realidade. No caso da bulimia, por exemplo, é comum que ela se veja muito acima do peso considerado ideal, o que a leva a adotar medidas drásticas para emagrecer. Já quando se trata da vigorexia, a ideia é de que não se é forte o suficiente.

Embora seja um transtorno que pode se desenvolver tanto em homens quanto em mulheres, a maior parte dos casos está relacionada ao sexo masculino, mais precisamente na faixa dos 18 a 35 anos de idade. Mesmo indivíduos que têm uma musculatura definida, olham no espelho e se veem fracos. Então, intensificam os exercícios e os cuidados com a alimentação, chegando aos extremos e colocando sua saúde em risco. A vigorexia é também conhecida como complexo Adonis, ou pelo termo científico Transtorno Dismórfico Muscular (TDM).

É importante dizer que gostar de se cuidar e desejar ter um corpo que considere bonito não é ruim. Apenas se torna um problema quando uma pessoa começa a viver se concentrando apenas nisso e, principalmente, se o objetivo principal for ser aceito pela sociedade. Assim, passa a maior parte do dia se exercitando, sem respeitar os limites do corpo, e o ato de comer deixa de ser prazeroso, transformando-se apenas em absorção de nutrientes para que seus músculos cresçam.

Principais Sinais da Vigorexia

É importante conhecer os reais sinais da vigorexia para evitar confundir e dizer que qualquer pessoa que goste de cuidar do corpo possui o problema. Afinal, aqueles que possuem o transtorno chegam aos extremos, prejudicando todas as áreas da vida em prol de um físico que considerem o ideal. Veja, a seguir, quais são os principais sintomas.

  • Insatisfação constante com o próprio corpo;
  • Lesões musculares por conta do excesso de exercícios;
  • Dificuldades para dormir;
  • Obsessão para ver os músculos cada vez maiores;
  • Se autodepreciar e colocar defeitos no próprio corpo;
  • Abusar do uso de suplementos e, até mesmo, anabolizantes para ganhar massa muscular;
  • Abandonar velhas amizades e apenas manter contato com pessoas que têm o mesmo interesse em dietas e academia.

Vale lembrar que esses são os principais sinais e que, para que um quadro seja confirmado como de vigorexia, é fundamental que seja feita uma avaliação médica. Um sintoma isolado pode não ser sinônimo de um transtorno real, portanto, tenha cautela ao afirmar que alguém está apresentando esse problema.

Tratamento da Vigorexia

PSC

As pessoas com vigorexia muitas vezes não procuram tratamento, então, um dos maiores desafios dos familiares costuma ser convencer o paciente a aceitar ajuda. Dado esse passo, as próximas etapas geralmente incluem acompanhamento multidisciplinar, com psicólogo, nutricionista, psiquiatra e educador físico, assim como acontece com outros tipos de transtornos alimentares.

O tratamento se concentra inicialmente na normalização dos padrões de alimentação e exercício e também na abordagem para tratar os pensamentos obsessivos. Existem casos em que a medicação é necessária para controlar a ansiedade do paciente. É fundamental seguir adequadamente todas as recomendações dos especialistas, para que o problema possa ser controlado da melhor maneira possível.

Além do tratamento médico, é sempre importante lembrar que o apoio da família é fundamental. Portanto, se você tem um familiar passando por essa situação, evite julgar e prefira acolher, afinal, qualquer um pode passar por isso. Quanto mais acolhido o indivíduo se sentir, melhor irá responder ao tratamento e mais rapidamente irá se recuperar e voltar a viver uma vida normal e equilibrada.

Cuidados Para Prevenir a Vigorexia

Não há como prever quando uma pessoa irá apresentar uma transtorno como a vigorexia, entretanto, existem medidas que podem ajudar a prevenir o problema. O primeiro deles é se libertar dos padrões do físico perfeito e olhar para o próprio corpo de forma gentil, afinal, é nele que você mora e é através dele que pode se movimentar e ir em busca dos seus objetivos.

Contudo, é necessário dizer que isso não significa se acomodar caso algum aspecto esteja te incomodando, pois, buscar melhorar para se sentir bem é muito positivo, desde que tudo seja feito de modo seguro e priorizando a saúde. Então, caso tenha o desejo de emagrecer ou ganhar massa muscular, por exemplo, é fundamental que o faça sob orientação profissional e com a consciência de que resultados sustentáveis podem demorar um pouco mais, porém, serão mais duradouros e não lhe causarão danos.

Uma maneira de evitar que a busca pelo corpo ideal se torne obsessiva é valorizando outras áreas da vida e vivendo cada uma delas com equilíbrio. Lembre-se que, por mais que opte por uma alimentação saudável, isso não precisa significar que irá recusar convites para sair com os amigos, ir a festas ou encontros de familiares para não “fugir da dieta”. É perfeitamente possível saborear algo que goste e se divertir sem se exceder, assim, conseguirá manter a saúde tanto do corpo quanto da mente.

Mesmo se com todos esses cuidados perceber que existe algo errado em relação à forma como está se vendo, converse com alguém da sua confiança e procure ajuda. Quanto antes iniciar o tratamento, melhor será para você e para a sua saúde.

Espero que tenha gostado e que as informações aqui compartilhadas tenham agregado. Aproveite e passe o conhecimento adiante, enviando o artigo para os seus amigos e publicando-o em suas redes sociais. Um gesto simples como esse pode ajudar uma pessoa que talvez nem saiba que está enfrentando o problema.

Copyright: Por Prazis Images – ID da ilustração stock livre de direitos: 1059111353