martin-luther-king-vida

A Vida de Martin Luther King – Uma História de Luta e Liderança

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de novembro de 2018

Você provavelmente já ouviu falar a respeito de Martin Luther King, afinal trata-se de uma figura conhecida em todo o mundo. Entretanto, mais do que apenas conhecer um breve resumo ao seu respeito, é importante ir além, pois sua história de luta e liderança é extremamente inspiradora e com certeza fará com que enxergue a vida sob um novo aspecto. Continue acompanhando e saiba mais a respeito deste homem que é um grande exemplo para todos nós.

Quem Foi Martin Luther King?

Nascido em 1929, em Atlanta, cidade localizada no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, Martin era o filho do meio de uma família bastante religiosa. Seu avô foi ministro de uma igreja batista durante muitos anos, posto que foi passado ao seu pai e, posteriormente, a ele. Porém, não foi apenas através da religião que Martin construiu o seu legado e um dos seus papéis mais importantes foi como ativista pelos direitos dos negros.

Em uma época em que as pessoas eram classificadas pela cor de sua pele, ele decidiu que faria a diferença na luta por direitos iguais para todos. Seu grande diferencial era o de protestar pacificamente, pois para ele a violência não resolveria em nada o problema e o tornaria ainda pior. Sempre movido pelo amor ao próximo, se doou para colocar fim à segregação racial que acontecia nos Estados Unidos entre as décadas de 50 e 60. Além disso, lutou pelos direitos dos pobres e se mostrou contrário à Guerra do Vietnã.

O preço pago por ele pelo seu ativismo era bastante alto, pois era perseguido pelos segregacionistas e recebia ameaças constantes. Uma delas acabou se concretizando e no dia 4 de abril de 1968, Martin Luther King foi morto em um hotel, local em que se preparava para uma nova marcha por direitos iguais para todos. Contudo, mesmo após esse lamentável acontecimento, ele permanece vivo na mente e nos corações daqueles que o admiram.

As Principais Lições Deixadas Por Martin Luther King

Quando leio sobre a história de pessoas como Martin Luther King, que doaram a própria vida para fazer o bem, sinto uma enorme gratidão. Como é maravilhoso saber que existiram figuras como ele, que vieram ao mundo para nos ensinar lições poderosas, como as que você verá a seguir.

1 – Questione-se Sempre

Se alguém lhe disse que você não é capaz de algo, questione-se antes de tomar aquilo para si como verdade absoluta. Já imaginou se Martin Luther King tivesse desanimado após ouvir que todo o seu esforço seria em vão? Certamente hoje não estaríamos aqui falando sobre ele e sobre o seu extraordinário legado. Então, adote o hábito de se questionar sempre, para que chegue às suas próprias conclusões e evite ser influenciado por verdades que não lhe pertencem e que, muitas vezes, não são reais.

2 – Olhe ao Seu Redor e Faça a Diferença

A dualidade do universo é doar e receber e nisso se baseou a vida de Luther King, que se doou em nome da igualdade e do fim do preconceito. Lembrar-se de olhar ao seu redor e identificar oportunidades de ajudar o próximo é fundamental para evitar se tornar um indivíduo autocentrado, que só pensa em si mesmo. Faça isso e irá se surpreender com o quanto a sua vida irá mudar para melhor e ganhar um novo significado.

3 – Acredite na Sua Capacidade

Uma frase bastante marcante de Luther King diz que ter fé é dar o primeiro passo, mesmo sem conseguir enxergar toda a escada. E esse primeiro passo é aquele que você dá dentro de si, ao acreditar que será capaz de transformar os seus objetivos em realidade. Nós só pudemos conhecer a força desse grande líder porque ele se convenceu de que a possuía. Desse modo, é fundamental que acredite em si e tenha a segurança de afirmar: eu sou capaz e irei conseguir.

4 – Ignore os Críticos

Existe uma grande diferença entre receber feedbacks positivos, dados com o intuito de te fortalecer, e críticas vazias, dadas por indivíduos que têm medo da sua força. Em sua trajetória, Martin recebeu muitas críticas vazias, vindas principalmente dos segregacionistas, que eram aqueles contrários aos direitos dos negros. Portanto, analise os comentários que as pessoas fizerem ao seu respeito, tome para si apenas os que agregarem de alguma maneira e descarte tudo aquilo que não servir.

5 – Deixe a Sua Marca no Mundo

Assim como Martin Luther King, você também pode deixar a sua marca no mundo, mesmo que de maneira diferente. Para isso, é necessário que descubra qual é o seu propósito e se dedique a ele de todo o seu coração. Você pode fazer a diferença através do seu trabalho, da sua relação com amigos e familiares, de uma causa, enfim, são muitas as formas. Encontre aquela motivação que faça com que sinta vontade de ir além, dar o seu melhor, e quando isso acontecer saberá que está no caminho certo.

6 – Não Se Cale Perante Injustiças

Quando você presencia uma situação de injustiça e se cala está sendo conivente com aquele que agiu dessa maneira, mesmo que não tenha participado ativamente. Como bem disse Martin Luther King, o que mais preocupa não é o grito dos maus e sim o silêncio dos bons, pois no final não iremos nos lembrar do barulho dos nossos inimigos e sim do silêncio dos nossos amigos. Por isso, evite se calar, mas, claro, buscando formas legais e seguras para fazer a sua parte e promover a justiça.

7 – Trate a Todos Como Seus Semelhantes

O discurso mais icônico de Martin Luther King ficou conhecido pela frase “eu tive um sonho” e fala sobre o forte desejo que o movia de ver todas as pessoas sendo tratadas de forma igualmente respeitosa, independente da cor de sua pele. Parece um tanto quanto estranho alguém desejar algo que deveria ser comum, entretanto, por mais que muitos avanços tenham acontecido, sabemos que o preconceito ainda existe. Cada um de nós pode fazer a sua parte, começando por tratar a todos como nossos semelhantes, porque realmente somos todos iguais.

Espero que a história e as lições deixadas por Martin Luther King tenham te inspirado. Aproveite e compartilhe o artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas conheçam melhor a trajetória desse grande ser humano.

 

Copyright:  753662923 – https://www.shutterstock.com/pt/g/oshdr

Deixe seu Comentário: