vida-academica

Segredos Para uma Vida Acadêmica de Sucesso

Por: José Roberto Marques | Blog | 15 de agosto de 2019

Ingressar na universidade é dar um passo importante na sua formação para construir uma carreira de sucesso na área em que escolheu atuar. Porém, para que seja uma fase verdadeiramente produtiva, é necessário que se prepare para assumir as responsabilidades que virão e dê o seu melhor em cada prova, projeto e seminário. Assim, a sua vida acadêmica será marcada por muito aprendizado e sairá da graduação com uma bagagem que fará toda a diferença no seu futuro profissional.

A Importância da Dedicação Para Ter Sucesso na Vida Acadêmica

Você escolheu um curso, participou de um processo seletivo e entrou na universidade. Agora, é hora de se dedicar para desfrutar ao máximo dessa oportunidade e, daqui alguns anos, sair da instituição com o seu diploma nas mãos e a mente preparada para construir uma carreira de muito sucesso.

Se dedicar aos estudos é importante para que se torne um profissional verdadeiramente capacitado, que se destaque e não seja apenas mais um no mercado. Além disso, cada profissão tem as suas responsabilidades e é um dever se preparar para, no futuro, ter a capacidade de oferecer à sociedade um trabalho de qualidade e que traga soluções verdadeiramente eficazes para as pessoas.

10 Dicas Para uma Vida Acadêmica de Sucesso e Aprendizado

A faculdade é uma fase cheia de descobertas, tanto no campo dos estudos quanto no âmbito pessoal, pois irá conhecer pessoas novas, ter novas experiências, frequentar novos lugares. Por isso, é importante ter responsabilidade, para que consiga se dividir em cada uma dessas áreas e viver essa etapa de modo equilibrado. Confira dez dicas que te ajudarão a administrar todas essas novidades e, claro, se dedicar aos estudos.

1 – Organize os Seus Horários de Estudo

Em primeiro lugar, é necessário que organize os seus horários, principalmente se for se dividir entre estudos e trabalho. É fato que, além das aulas, é importante rever o conteúdo apresentado pelo professor na sala de aula, para que possa identificar dúvidas e fixar o conhecimento. Então, verifique se existe a possibilidade de fazer isso todos os dias ou algumas vezes na semana, e faça o seu planejamento, assim, evitará deixar os assuntos se acumularem quando chegar a época de provas.

2 – Determine Quais São as Suas Prioridades

Saber quais são as suas prioridades em cada fase da vida irá permitir que distribua o seu tempo e as suas energias de modo mais assertivo, a fim de atingir os seus objetivos. Nesse sentido, se a prioridade da semana é se preparar para a apresentação de um seminário, saberá que precisa se concentrar nisso e deixar para um outro momento um convite dos amigos para sair, por exemplo.

3 – Desenvolva Suas Habilidades de Oratória

Mesmo que a profissão que tenha escolhido não envolva falar em público, os cursos universitários em geral costumam contar com atividades em que essa habilidade é importante. Se esse for um desafio para você, pense na possibilidade de participar de um curso de oratória, para que consiga apresentar bem os trabalhos e participar de eventos da faculdade sem sofrimento.

4 – Participe de Projetos e Ações Voluntárias

Dentro de uma universidade, o conhecimento pode chegar até você de várias maneiras, que incluem o modo tradicional, que são as aulas, e outros mais dinâmicos, como projetos e ações voluntárias. Aproveitar essas oportunidades irá te proporcionar boas oportunidades de se desenvolver nos mais diferentes âmbitos e agregar à sua vida acadêmica.

5 – Faça Estágio

Evite deixar para atuar na sua área apenas após se formar e aproveite desde já para adquirir experiência através dos estágios. As empresas que abrem esse tipo de vaga sabem que estão contratando aprendizes, então, é a oportunidade ideal para ter esse primeiro contato com a prática, além de, claro, poder ter uma renda.

6 – Faça Cursos Que Complementem a Graduação

Além da graduação, é interessante que busque fazer outros tipos de cursos, como de idiomas, por exemplo, ou qualquer outro que possa agregar à área que escolheu atuar. Apenas tome cuidado para não se sobrecarregar, lembre-se sempre que é interessante se preparar, mas também é fundamental que esteja com a mente tranquila e sem excesso de atividades.

7 – Procure Ter um Bom Relacionamento Com Colegas e Professores

Embora o foco seja estudar, saiba que a faculdade também pode te proporcionar boas amizades e, quem sabe, até futuros colegas de trabalho. Além disso, irá passar várias horas do seu dia entre colegas e professores, então, é bom que construa relacionamentos positivos, para que o ambiente acadêmico seja agradável e acolhedor.

8 – Preze Pelo Seu Bem-estar

Para que possa desfrutar das aulas e de toda a experiência acadêmica com sucesso, é fundamental que esteja com a mente tranquila e se sentindo bem consigo mesmo. Desse modo, lembre-se de prezar pelo seu bem-estar e pela sua saúde, alimentando-se bem, dormindo o suficiente, evitando guardar mágoas, tendo momentos de lazer e vivendo o momento presente.

9 – Participe de Grupos de Estudo

Fazer parte de grupos de estudo permitirá que se reúna com colegas para debater os assuntos apresentados nas aulas e, assim, todos possam compartilhar o que sabem. Essa é uma opção bastante interessante para se manter motivado, tirar dúvidas e somar conhecimento. Apenas se atente para entrar em um grupo realmente sério e com pessoas focadas no mesmo objetivo.

10 – Gerencie Suas Finanças Com Responsabilidade

Embora o aspecto financeiro não tenha uma ligação direta com a vida acadêmica, é necessário considerá-lo, já que uma universidade tem os seus custos. Se estuda em uma instituição particular, precisará arcar com a mensalidade, se for pública, ainda haverá os gastos com xerox, alimentação, transporte. Então, liste todos esses custos, além de outras despesas que já possui, para que consiga se organizar e evitar que as preocupações com dinheiro comprometam o foco nos estudos.

Estar na universidade é maravilhoso, portanto, seja grato por ter conseguido e honre essa oportunidade dando o seu melhor em cada atividade que realizar. Desfrute dessa experiência ao máximo e sairá dela muito mais maduro e preparado para enfrentar os desafios da vida profissional. Acredite em si mesmo e vá em busca do seu sucesso!

Deixe seu Comentário: