Qualquer pessoa já sentiu vergonha pelo menos uma vez na vida. Trata-se de uma sensação de inadequação que pode acontecer em alguns momentos. Entretanto, quando ela deixa de ser passageira e se torna frequente, é importante verificar o que a está causando, para que não comprometa o desenvolvimento do indivíduo. A vergonha tem origem, principalmente, na insegurança e medo de ser rejeitado ao agir ou se expressar. Tornar-se consciente em relação às suas qualidades é essencial para vencer essa barreira.

Entendendo o Sentimento de Vergonha

A vergonha é uma emoção que está ligada com a sensação de incapacidade de atingir um estado considerado ideal. Nesse sentido, é bastante comum que uma pessoa que esteja fora do seu peso ideal se sinta envergonhada ao frequentar uma academia de ginástica, por exemplo, por acreditar ser inferior a todos aqueles indivíduos com corpos esculturais. Caso ela permita ser vencida pela vergonha, acabará deixando de frequentar aquele local e realizar algo que gostaria e que faria bem tanto para a sua saúde física quanto mental.

Os principais fatores que geram o sentimento de vergonha são: insegurança, medo de ser julgado por uma atitude que teve ou que gostaria de ter, acreditar que está fora de um padrão que deveria seguir; problemas de autoestima; ter sofrido muitas críticas na infância. Tudo isso pode levar uma pessoa a sentir uma grande inadequação em relação a si mesma, comprometendo o seu desenvolvimento e, também, os seus relacionamentos.

Dicas Para Superar a Vergonha e Se Tornar uma Pessoa Mais Segura

Se você se identificou com tudo o que foi dito até aqui e deseja eliminar a vergonha da sua vida, saiba que tem total capacidade para isso. Vencer essa barreira irá te trazer força, aprendizado e a consciência de que tem um potencial extraordinário a ser explorado. Confira, a seguir, dicas que irão te ajudar nesse processo de transformação e evolução.

1 – Entenda a Razão da Sua Vergonha

Toda emoção tem uma razão para existir e entender o que está alimentando a sua vergonha é essencial para eliminá-la da sua vida. Buscar essas respostas dentro de si irá permitir que se conheça melhor e aprenda a lidar com os seus sentimentos de uma forma geral, o que é extremamente positivo.

Para tornar esse processo ainda mais eficaz, experimente se abrir com uma pessoa da sua mais inteira confiança, alguém que goste de ti e que será capaz de ter empatia e te entender, sem te julgar. Tudo isso irá permitir que adquira consciência a respeito do que sente e possa trabalhar seus bloqueios de forma mais assertiva.

2 – Evite Se Comparar

PSC

As comparações com outras pessoas nunca são uma forma justa de medir os seus esforços, afinal cada indivíduo é único. Se você não tem determinada característica que vê em terceiros, certamente possui pontos fortes que eles não têm. Além disso, se deseja realmente desenvolver certa habilidade, basta que se dedique e irá alcançar o seu objetivo. Ao invés de se comparar com os outros e se sentir inferior, escolha contrapor a sua realidade atual com o seu passado, assim, começará a ter orgulho de cada passo que deu.

3 – Trate-se Com Carinho

Imagine que um grande amigo seu está se sentindo envergonhado exatamente como você. Que palavras você diria para consolá-lo? Imagino que certamente usaria palavras carinhosas para encorajá-lo e mostrar a ele o seu valor. Então, por que não fazer o mesmo consigo? Lembre-se de que você merece tanto carinho quanto aqueles que mais ama. Portanto, evite se referir a si, mesmo que mentalmente, com palavras duras, sabotadoras e cruéis. Seja gentil e se ame, pois é através ao autoamor e da autocompaixão que se torna possível cuidar e transformar o que deseja dentro e fora de você.

4 – Separe o Que Você é do Que Você Faz

Por mais que suas ações sejam resultado de quem é, elas não são capazes de resumir a sua essência. Uma ideia, um prato que cozinhou ou um trabalho que realizou não são, necessariamente, uma representação total sua. Nesse sentido, quando alguém critica algo que você tenha feito, não significa que deve se envergonhar e que tudo o que você faz é ruim. Aprender a separar suas ações do seu valor pessoal é fundamental para que consiga agir com maior segurança e sem medo de ser rejeitado.

5 – Reconheça os Seus Pontos Vulneráveis

Cada um tem seus pontos sensíveis, que são os que lhe causam maior vergonha. Alguém que se sente inferior na carreira, por exemplo, irá se envergonhar sempre que ouvir sobre uma pessoa que conquistou algo profissionalmente ou até mesmo ao receber um elogio. O mesmo vale para forma física, aparência, insegurança, entre outras razões. Identificar quais são os seus pontos de maior vulnerabilidade é essencial para que possa tratar a raiz do problema e conseguir eliminá-lo de uma vez por todas.

6 – Acredite em Si

Existe uma frase bastante clichê, mas que é verdadeira, e diz: se você não acreditar em si, quem é que vai acreditar? Realmente, quando uma pessoa não confia no seu próprio potencial, dificilmente conseguirá passar confiança para que as outras pessoas acreditem. Sempre é tempo de adquirir consciência em relação ao ser extraordinário que é. Para isso, procure pensar em todos os seus feitos até aqui, todos os obstáculos que já superou. Sinta orgulho de tudo isso e permita que essas lembranças te deem mais autoconfiança.

7 – Respeite Suas Características

Ninguém está fadado a sentir uma vergonha por toda a vida. É perfeitamente possível vencê-la e se tornar uma pessoa muito mais segura e confiante. Contudo, é importante se conhecer para realizar essa transformação sem tentar ser algo que não é. A introversão é uma característica comum a uma grande parcela da população e engloba indivíduos que preferem ambientes mais tranquilos e sem muitos estímulos, nada tem a ver com ser tímido ou envergonhado. Por isso, se esse for o seu caso, permita-se vencer a vergonha, mas sem se esquecer da sua real essência.

Todos nós estamos em constante processo de crescimento e evolução, por isso não há motivos para se envergonhar. A timidez excessiva pode ser vencida e eliminada da sua vida através do autoconhecimento e da consciência em relação ao poder que possui em seu interior. Permita-se despertá-lo e agir de forma mais confiante e segura. E caso sinta que precisa de apoio, busque ajuda especializada para superar seus obstáculos internos, experiências dolorosas e conquistar a qualidade de vida que merece ter.  Cuide-se bem!

 

Copyright: 739399978 – https://www.shutterstock.com/pt/g/svetazi