Iluistration/Shutterstock O vendedor de sucesso se destaca por ser um profissional diferenciado

A maior diferença entre o vendedor de sucesso e o vendedor mediano é que enquanto um joga para vencer, o outro apenas participa do jogo.  E as diferenças não param por ai, pois são inúmeras as questões que  tornam estes perfis tão distintos.

O vendedor de sucesso tem uma programação mental positiva, foco na ressignificação e aprendizagem e ainda possui a incrível capacidade de se ajustar, em segundos, ao mapa de mundo do seu cliente. Além de fazer rapport, em níveis profundos, sabe compreender bem sentimentos e emoções.

Também tem clareza de como deve se comunicar com cada cliente, age de forma assertiva, honesta, com verdade, e sempre honrando e respeitando os princípios e valores de seus consumidores.

Não Seja Um Vendedor Mediano

Por outro lado, o vendedor medíocre começa o dia reclamando pelo simples fato de ter que enfrentar sua jornada de trabalho diária, além de chegar sempre atrasado. É o tipo de colaborador que espera ser pago pelo tempo que passa na empresa, sem se importar em aumentar sua produtividade.

Desmotivado, estacionou na carreira e, por isso, se preocupa apenas em garantir seu modesto salário no final do mês. Reclama e espera alternativas de melhoria apenas por parte da empresa, já que ele prefere continuar na sua zona de conforto. Consequentemente, também não gosta que o tirem do seu estado de “normose”, pois ser como é, para ele, é normal.

PSC

Por achar que já sabe; o suficiente, o vendedor mediano acredita que é besteira investir em cursos, palestras ou até mesmo se dedicar aos treinamentos da empresa. Em geral é um profissional que não consegue usufruir dos seus lucros e que acaba gastando mais do que ganha.

O vendedor mediano chega a ser “medíocre”, pois vê tudo de maneira negativa, acredita que tudo é escasso e só se preocupa em garantir o seu. Acredita em sorte e não em trabalho duro, se incomoda com o sucesso dos outros, é conformado e, por isso, seus resultados sempre são os mesmos.

Diferenciais do Vendedor de Sucesso

Já o vendedor de sucesso já começa o seu dia supermotivado, otimista e preparado, mentalmente, para encarar os desafios das vendas. Não se sente intimidado se for pago pelo trabalho que faz.

Esse é o vendedor que busca alternativas inteligentes para conquistar o cliente mesmo é períodos difíceis e é justamente nesse período que ele prefere criar, inovar e agir do que ficar parado reclamando da sorte.

Ele é ousado, se arrisca e gosta de novos desafios. Gosta de aprender e se manter atualizado com frequência, para assim poder se manter a frente da concorrência, o que, no mercado competitivo de hoje, é fundamental.

Além disso, é o profissional que sempre busca progredir em sua carreira. Como tem padrão mental positivo e normalmente é apaixonado pelo que faz, é capaz de gerar resultados extraordinários.

Um vendedor de sucesso sabe como usar suas comissões para gerar “abundância” em sua vida, pois dedica parte de seu tempo a expandir seus conhecimentos sobre finanças pessoais. Está sempre em busca de fazer o seu melhor a cada dia e tem automotivação para fazer as coisas acontecerem.

A melhor forma de entender a verdadeira relação de causa e efeito, para obter sucesso em vendas, é olhando para os vendedores de sucesso, veja a forma de pensar e agir deles, e para quem deseja se destacar ainda mais é preciso fazer melhor do que aqueles que já produzem o sucesso.

Um vendedor de sucesso tem os segredos da mente milionária e pensa como um vencedor. Ele sabe que é o resultado de suas ações, pensamentos e palavras que “pilota seu avião”. Por isso é o protagonista de sua história e o potencializador de seus resultados.