Responda sinceramente – você sabe como se comportar em uma dinâmica de grupo?  E quando esta é para emprego – você sabe como se portar nestas atividades? Começo fazendo estas perguntas para que possa refletir sobre como tem sido o seu desempenho nesta situação e para que entenda que como as dinâmicas em grupo podem ser decisivas na conquista de sua recolocação no mercado.

Mas para que serve mesmo uma dinâmica de grupo? Bem, quando estamos tratando de entrevista e seleção de emprego, elas servem para que os recrutadores possam avaliar se os candidatos possuem ou não as competências exigidas para a vaga. Na prática, elas servem para avaliar habilidades de liderança, comunicação, criatividade, proatividade, trabalho em grupo, capacidade de lidar com a pressão, entre outros requisitos.

Portanto, saber como se comportar em uma dinâmica de grupo para emprego é muito importante. Esta é a sua oportunidade de mostrar quais são suas habilidades, as competências comportamentais que se destacam e de vender o seu peixe para a empresa. Assim, quanto melhor se sair nesta avaliação em grupo, maiores são suas chances de avançar a próxima fase e de ser contratado.

Torne-se um candidato imbatível através do autodesenvolvimento!
Clique aqui e acesse um material que fiz especialmente para você!

8 Dicas Poderosas de Como se Comportar em uma Dinâmica de Grupo para Emprego

Vamos ver agora oito dicas poderosas de como se comportar em uma dinâmica de grupo para emprego e sair-se bem em sua busca por uma nova empresa para trabalhar:

1 – Preste atenção no selecionador

Nada mais desagradável do que ficar interrompendo quando o selecionador está falando ou orientando o grupo em relação à dinâmica. Pior ainda é ficar mexendo no celular, fazer piadas fora de hora ou ficar conversando com o colega do lado.

PSC

Para sair-se bem é importante ouvir as orientações do que deve e não deve ser feito, pois ao compreender como participar, você tem mais chances de sair-se bem. Portanto, seja educado e mantenha-se sempre atento ao recrutador.

2 – Vença a timidez

Muitos profissionais têm pavor de falar em público e por isso mesmo eles têm também maiores dificuldades em mostrar suas habilidades profissionais e demais qualidades durante as dinâmicas em grupo. Se este também é o seu caso, procure trabalhar para vencer a timidez e para não deixar que sua introspeção leve embora uma boa oportunidade de trabalho.

3 – Participe ativamente da dinâmica

Mostre sua proatividade e, assim que o selecionador chamar os participantes para os exercícios; esteja a postos para participar das dinâmicas e mostrar que você possuiu ou está desenvolvendo as competências técnicas, emocionais e comportamentais exigidas para a vaga.

4 – Vista-se apropriadamente

A roupa que você escolher vai ter um impacto considerável na impressão que você faz no entrevistador – e no resultado da entrevista. As pessoas formam impressões dos outros em poucos segundos depois de conhecê-las, de modo que o significado do que você veste é imenso. Se você está sendo entrevistado para um cargo em uma profissão onde os processos de negócios não são normalmente usados, por exemplo, relações públicas ou mídia, então você pode se vestir de maneira mais informal

5 – Cumprimente o entrevistador corretamente

Sua saudação provavelmente será seu primeiro contato face a face com seu entrevistador, por isso é vital que você acerte. Procure cumprimentar com um aperto de mão firme. Você só deve usar a mão direita, deixando a mão esquerda ao seu lado. O contato visual é essencial durante todo o processo de entrevista, por isso, lembre-se de olhar nos olhos do entrevistador ao apertar as mãos. Você deve se apresentar dizendo seu nome claramente, seguido por “Como vai você?”

6 – Sente-se apropriadamente

Na maioria das entrevistas, certamente você se sentará em uma cadeira de frente para o entrevistador. Para se sentar de um modo que pareça atento e por um longo período de tempo, sente-se na beirada da cadeira ou logo atrás. Um erro comum é sentar-se no meio, o que fará com que as costas relaxem e estraguem completamente a imagem que você quer retratar. 

7 – Deixe o entrevistador falar

Sempre deixe o entrevistador falar, e eles devem deixar você falar também. Coloque-se no lugar do entrevistador e você vai perceber que ser cortado no meio da frase pode ser muito chato, especialmente se você está prestes a dizer algo importante. Além disso, sua interrupção pode ser desnecessária, já que você poderia estar prestes a perguntar algo que o entrevistador poderia logo mencionar. Seja paciente, ouça tudo o que o entrevistador disser e guarde as suas perguntas para depois de o entrevistador terminar de falar. Além disso, lembre-se de que você pode sempre fazer perguntas não respondidas no final da entrevista, quando o entrevistador deve perguntar se você tem alguma dúvida final. Respeite o entrevistador e você terá respeito de volta.

8 – Cause uma boa impressão

O maior erro que você pode cometer é assumir que a entrevista acabou e dar o primeiro passo para sair. Em vez disso, você deve esperar por um sinal que a entrevista terminou. Agradeça-lhe pelo seu tempo, ofereça sua mão e saia. Lembre-se que o final da entrevista é tão importante quanto qualquer outra parte. Sua saída será a última lembrança que o entrevistador terá de você, portanto, certifique-se de conduzir maneira apropriada.

Mostre sua criatividade, suas qualidades e desenvoltura, mas claro sem exageros, pois você deve naturalmente se destacar por seu carisma, mas não exagerar em suas inserções. Ou seja, demonstre equilíbrio e inteligência para não chamar demais e nem de menos as atenções.

Aproveite estas dicas e, em sua próxima oportunidade de entrevista de emprego, busque colocá-las em prática para aumentar suas chances de ser contratado e recolocado no mercado. Boa sorte!

Copyright: Monkey Business Images/Shutterstock