De acordo com o dicionário, o receio é a incerteza acompanhada de certo medo em relação às consequências de determinadas atitudes. Se formos pensar em situações de perigo, o receio pode ser de grande valor e ajudar na preservação da segurança do indivíduo. Por outro lado, quando não é controlado, pode se tornar paralisante e comprometer o desenvolvimento daquele que o sente.

Para que entenda melhor essa diferença, vamos pensar em uma ação que faz parte da vida de muitas pessoas: dirigir. Ter certo receio ao assumir o volante de um carro, faz com que o condutor seja cauteloso e tenha mais atenção, reduzindo as chances de se envolver em acidentes. Contudo, existem casos em que o medo do que pode acontecer no trânsito se torna tão grande que a pessoa não consegue ao menos tirar o automóvel da garagem.

Percebe que o receio pode aflorar em nós tanto coisas boas, que nos protegem, quanto coisas ruins, que nos aprisionam? Continue acompanhando e entenda como uma linha tênue divide esses dois lados.

O que determina o nível de receio de uma pessoa?

Ainda seguindo o exemplo que citei anteriormente, qual seria o fator determinante para uma pessoa usar o seu receio em relação ao trânsito para ser cautelosa ou, simplesmente, não dirigir? Em grande parte dos casos isso é fruto de questões como insegurança, ansiedade, falta de habilidade, ter passado por situações traumáticas, entre outras. É importante identificar a origem do seu medo para trabalhá-lo e, enfim, superá-lo.

Até quando é positivo se preocupar com as consequências?

Pensar nas consequências dos próprios atos é realmente importante para preservar a própria segurança, física e emocional, e das pessoas ao redor. Contudo, como se pode ver, existem indivíduos que deixam essa preocupação tomar conta de suas ações. Assim, estão o tempo todo considerando o que pode dar errado, o que em grande parte dos casos faz com que desistam de agir.

Essas pessoas deixam de demonstrar interesse por alguém em quem estejam interessadas romanticamente por receio de serem dispensadas. Deixam de apresentar suas ideias no trabalho por receio de serem consideradas ruins. Enfim, deixam de desfrutar da vida em plenitude e de correr riscos que são naturais e necessários para que o crescimento aconteça.

PSC

Os riscos fazem parte da vida de todos, e estão presentes desde o momento em que você conta uma piada e não sabe se as outras pessoas irão rir, até quando sai de casa todos os dias sem poder controlar totalmente tudo ao seu redor. Isso não deve ser visto como assustador ou um motivo para se privar de determinadas experiências, e sim como a realidade, pura e simples, que pode ser boa em determinados momentos e ruim em outros. Afinal de contas, é isso que torna a nossa jornada na Terra extraordinária.

7 Dicas para controlar o receio e evitar que ele te controle

Depois de entender o quanto o receio em excesso pode ser prejudicial para o seu crescimento, confira dicas para controlá-lo e ter coragem para ousar e ir além!

1 – Questione-se sobre os seus receios

Você já parou para se perguntar qual é a razão pela qual sente receio de realizar algum tipo de atividade? Pensar sobre isso é necessário, porque toda a insegurança tem uma origem e é através desse entendimento que saberá o que precisa fazer para superá-la e assumir definitivamente o controle sobre a sua vida.

2 – Busque melhorar certos pontos para sentir confiança

Voltando mais uma vez ao exemplo que citei sobre dirigir, uma pessoa habilitada que tem medo de assumir o volante deve buscar melhorar suas habilidades para se sentir mais confiante. Talvez, pedir ajuda para um familiar ou mesmo contratar um profissional e fazer algumas aulas. Pense no seu receio e na habilidade que pode melhorar para ter mais confiança em si mesmo.

3 – Saiba identificar os momentos em que deve enfrentar o seu receio

Para saber se deve evitar ou enfrentar o seu receio em relação a uma circunstância, pergunte-se: “enfrentar isso me aproxima de algo que considero importante?”. Se a resposta for “sim”, siga em frente, por outro lado, caso seja “não”, saia dessa situação sem qualquer tipo de remorso, pois é sinal de que não vale a pena.

4 – Lembre-se que seus pensamentos não determinam a realidade

O receio exagerado costuma ser fruto da ansiedade e dos pensamentos catastróficos. Para vencer isso, tenha a consciência de que seus pensamentos não determinam a realidade. O fato de você, por exemplo, pensar nos riscos de sofrer um acidente ao sair de casa não fazem com que isso aconteça. Portanto, acolha essas ideias, diga para si mesmo que elas não são reais e siga em frente.

5 – Concentre-se no momento presente

Uma pessoa que se sente insegura tende a se preocupar demais com o futuro, geralmente coisas que nem tem certeza de que irão acontecer. Para vencer isso é necessário trazer sua atenção para o momento presente, a fim de desfrutar cada instante em plenitude. Uma forma interessante é colocar os cinco sentidos em ação, sua visão, tato, olfato, paladar e audição te ajudarão a se conectar com o aqui e agora.

6 – Torne-se consciente sobre suas conquistas

A mente humana tem a tendência a lembrar com mais facilidade dos momentos de derrota do que de conquistas. Por isso, é importante treiná-la para que se lembre das coisas boas que já fez e, assim, torne-se uma pessoa mais segura. Um exercício interessante envolve fazer uma lista de todos os seus feitos, registre todas as vezes que conseguiu superar desafios e se orgulhou de si mesmo. Leia sempre que duvidar da sua capacidade.

7 – Faça uma lista de receios e vença cada item

Por falar em lista, outra forma de utilizá-la para vencer os seus medos é montando uma com todos os seus receios. Então, poderá se esforçar para vencer um por um, desde os mais simples até os que parecem mais assustadores. Compartilhe isso com um amigo ou familiar e peça para que te apoie nesse processo de superação.

Apenas uma pessoa que consegue controlar os seus receios é verdadeiramente livre. E você, está pronto para conquistar a sua liberdade? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Fonte:

https://amenteemaravilhosa.com.br/poder-enfrentar-os-seus-medos/

Copyright: 783956581 – https://www.shutterstock.com/pt/g/traveliving