aniversario-funcionarios

Vale a pena fazer aniversários de funcionários no local de trabalho?

Por: José Roberto Marques | Blog | 08 de novembro de 2019

Comemorar o aniversário é um hábito que faz parte da nossa cultura e que tem como principais elementos um bolo com velas e a icônica canção “Parabéns a você”. É uma forma de celebrar o ano que foi vivido e desejar que o próximo seja ainda melhor. Uma dúvida bastante comum entre empresários relacionada a esse assunto, é se vale a pena fazer aniversários de funcionários e se isso pode realmente agregar para a equipe. Continue acompanhando a saiba quais são os benefícios dessa prática.

Comemorar aniversários de funcionários – Um gesto simples que faz a diferença

Antes de continuar, devo responder o questionamento inicial e dizer que sim, comemorar os aniversários dos funcionários no local de trabalho vale muito a pena. Em primeiro lugar, porque é uma maneira simples de mostrar que a organização valoriza o ser humano que está por trás de cada função. E, quanto mais acolhido um indivíduo se sente, mais ele tende a se sentir bem naquele ambiente, o que se reflete em dedicação e produtividade.

Outro fator bastante interessante é o entrosamento da equipe, afinal, ter um momento de comemoração é uma forma de tirar o foco um pouco do trabalho para confraternizar com os colegas. E, mais uma vez, é preciso ressaltar que pessoas entrosadas trabalham muito melhor em colaboração umas com as outras do que aquelas que mal trocam duas palavras e falam somente o essencial.

Falar sobre esse tema é importante porque muitos empresários mantêm o foco em agradar os clientes e fazê-los se sentirem especiais para fidelizá-los, se esquecendo de que funcionários desmotivados dificilmente irão se esforçar para oferecer o melhor atendimento. Nesse sentido, fazer um agrado aos colaboradores também é uma estratégia poderosa para mantê-los engajados em relação ao propósito da companhia.

Se, mesmo com tudo o que falei até aqui, você acha que é bobagem comemorar aniversários, peço para que faça um pequeno exercício. Lembre-se do dia do seu aniversário: como se sente quando alguém lhe dá os parabéns? Imagino que, como qualquer ser humano, se sinta especial e querido. E o oposto acontece quando uma pessoa próxima se esquece, parece que nos sentimos desprestigiados, não é mesmo? Com os seus funcionários ocorre da mesma maneira e está em suas mãos decidir como deseja que eles se sintam em relação à sua empresa.

Sugestões para fazer aniversários de funcionários na empresa

Depois de entender o quanto comemorar os aniversários dos funcionários pode ser positivo, aproveite para conferir sugestões de como planejar essa confraternização e fazê-los se sentirem especiais.

1 – Aniversariantes do mês

Muitas companhias fazem comemorações com os aniversariantes do mês. Isso pode acontecer de algumas maneiras diferentes, que variam de acordo com a quantidade de colaboradores e com o investimento que a empresa está disposta a fazer. Em organizações de grande porte, com um grande número de pessoas, geralmente apenas os aniversariantes são chamados.

Outra opção, que considero mais interessante do que a anterior, é dividir a confraternização entre os setores, assim todos podem participar e desfrutar daquele momento ao lado dos colegas. Já nos negócios menores, com poucos funcionários, é comum que todos participem da festinha em todos os meses em que houver aniversariantes.

2 – Cartão assinado por todos

Por mais que gestos sejam bastante poderosos e recebidos com muito carinho, ter algo físico para guardar e se lembrar de um momento é sempre muito especial. Uma forma muito simples de fazer isso é oferecer um cartão ao aniversariante com uma mensagem bem bonita e a assinatura de todos. Isso pode ser feito tanto com um cartão pronto, comprado em uma papelaria, quanto com uma folha de sulfite com a mensagem impressa na própria empresa, afinal, o importante é o conteúdo. Algum funcionário pode ficar responsável por escrever o texto e passar para todos assinarem.

3 – Elementos importantes na confraternização

Para uma comemoração agradável e saborosa, existem alguns elementos que são importantes, sendo o principal deles o bolo com as velas. Para complementar, é interessante contar com salgadinhos de festa e refrigerante. Caso a empresa não tenha como arcar com os custos de tudo, apenas o bolo e o refrigerante já estão de bom tamanho e renderão um momento doce aos aniversariantes e colegas.

4 – Presente aos aniversariantes

Dependendo do segmento do qual a empresa faz parte, pode ser interessante oferecer um presente aos aniversariantes. Se for uma loja, por exemplo, um vale compras de determinados valor ou mesmo um produto fabricado pela companhia. Essa lembrança não é indispensável, trata-se apenas de uma opção para agregar à comemoração.

5 – Local e horário da comemoração

A comemoração dos aniversariantes do mês pode tanto ser na empresa, durante o expediente, quanto em um restaurante durante o horário de almoço ou no happy hour. Mais uma vez ressalto que tudo dependente do quanto se pode investir, da quantidade de funcionários e de outros fatores que citei ao longo do artigo.

6 – Orçamento

É importante que a empresa defina um orçamento mensal para a realização das comemorações, assim, o responsável por comprar o bolo e os outros comes e bebes poderá se programar dentro daquele budget. Além disso, é fundamental que exista um padrão nas festinhas, para que não seja muito farta em um mês e menos em outros. Lembre-se que a intenção é fazer com que as pessoas se sintam especiais e essa diferenciação pode acabar gerando comparação e a ideia de que uns são mais queridos do que outros.

7 – Participação de todos

É importante contar com a participação de todos nas confraternizações de aniversários, de colaboradores a gerentes e gestores. Se for uma empresa muito grande, em que o presidente não tem como estar presente em tudo, deve haver alguém que o represente, como o líder da equipe, por exemplo. Já nas companhias pequenas, fica mais fácil realizar a comemoração com todos, o que certamente torna o momento mais especial e os aniversariantes ainda mais prestigiados e queridos.

Comemorar o aniversário dos funcionários é algo que custa relativamente pouco, mas que pode trazer grandes retornos para uma empresa, que vêm na forma de mais comprometimento e engajamento. As pessoas gostam de se sentirem especiais e é extremamente gratificante proporcionar isso a elas.

Copyright:  1050584231 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

Deixe seu Comentário: