mente-aberta-dicas

Uma Mente Que Se Abre – O Que a Frase de Einstein nos Ensina?

Por: José Roberto Marques | Blog

O grande gênio Albert Einstein disse que uma mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original. Essa frase se tornou famosa em todo o mundo por conta do grande significado que possui. Realmente, a partir do momento em que uma pessoa decide ampliar o seu conhecimento e as suas ideias, jamais será possível voltar ao seu estado inicial, porque se existe algo que ninguém pode tirar de você é a sua inteligência e a sua sabedoria.

Uma Mente Que Se Abre Vai Além!

Desde o seu nascimento até chegar ao dia de hoje, você teve acesso a uma infinidade de informações, que incluem tanto conhecimentos adquiridos na escola quanto na vida, através das experiências. Nesse sentido, se formos comparar a sua mente do passado com a do presente iremos perceber o quanto evoluiu. E isso pode continuar a acontecer por toda a sua trajetória, em maior ou menor intensidade, pois depende exclusivamente do seu empenho.

Se, sem fazer muito esforço, um indivíduo aprende muita coisa em seu dia a dia, imagine o que ele será capaz de conquistar ao dar o seu melhor. Você tem a opção de viver experiências e ter contato com o conhecimento de forma superficial ou intensa e, se escolher a segunda, a sua mente certamente irá se abrir muito mais. Ser curioso, interessado e ir em busca da informação fará com que amplie cada vez mais as suas ideias e a sua visão.

10 Dicas Poderosas Para Abrir a Sua Mente

Se deseja vivenciar na prática a frase de Einstein, confira dez dicas que irão te ajudar nesse processo extraordinário de busca pelo conhecimento e pela evolução.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

1 – Seja uma Pessoa Curiosa

A curiosidade é uma característica fantástica, que faz com que uma pessoa tenha um grande interesse em saber sempre mais. Nesse sentido, um indivíduo curioso, ao ter algum tipo de contato com um assunto que considere interessante, seja em um livro, filme ou qualquer outro lugar, irá em busca de maiores informações. Hoje, a curiosidade é ainda mais incentivada pela internet, que facilitou as pesquisas, portanto, comece agora mesmo a utilizar essa ferramenta ao seu favor.

2 – Supere os Seus Medos e Inseguranças

O medo excessivo e a insegurança são ruins porque impedem um indivíduo de agir e, consequentemente, de aprender e experimentar coisas novas. Dessa forma, ao perceber que algum pensamento está comprometendo a abertura da sua mente, é importante que coloque luz sobre ele, para que seja possível identificar a sua origem e, assim, substituí-lo com crenças positivas, que te encorajem a ir além.

3 – Visite Lugares Diferentes

O conhecimento não está apenas nos livros e sim em todos os lugares. Por essa razão, é fundamental que procure visitar locais diferentes sempre que possível, o que pode tanto ser outro país quanto um museu ou um ponto turístico da sua cidade. Afinal, a cultura está por toda a parte e quanto mais contato tiver com ela, melhor será. Ao perceber que está indo sempre aos mesmos lugares, mude as rotas e vá em busca de novidades.

Você é feliz?

4 – Faça Coisas Que Nunca Fez

Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Antes de responder, reflita e veja o que pode fazer para vivenciar coisas novas com maior frequência. Afinal, não são apenas as informações que ampliam a mente, mas também as experiências vividas. Apesar de muitos associarem isso a esportes radicais, a verdade é que pode ser uma infinidade de coisas, desde as mais simples até as mais desafiadoras.

5 – Aprenda Algo Novo Todos os Dias

O conhecimento é algo que pode se ampliar infinitamente, pois não há um limite de informações que podem ser aprendidas. Dessa maneira, se deseja abrir a sua mente, é interessante que amplie a sua percepção para que possa se atentar a pelo menos uma coisa nova que puder aprender a cada dia. Seja através da internet, de experimentações ou de uma conversa com outra pessoa, sempre existe um novo conhecimento ou habilidade a serem aprendidos.

6 – Busque Informações a Respeito de Áreas Diferentes

Mesmo que você seja um engenheiro, por exemplo, e já tenha o costume de buscar informações relacionadas à sua área, é fundamental que amplie os seus interesses. Ler sobre culinária, pesca, saúde, história e mais uma infinidade de assuntos fará com que a sua mente se abra para mundos completamente diferentes, o que irá te proporcionar uma bagagem fantástica de informações.

7 – Converse Com Pessoas Que Pensem Diferente de Você

As discussões saudáveis entre duas pessoas que possuem ideias diferentes são sempre bastante enriquecedoras, pois permitem que ambos repensem suas opiniões e possam aprender umas com as outras. Isso vale para visão política, religião, cultura, gostos musicais, profissões, entre outros. Quando há respeito é possível debater temas considerados polêmicos com naturalidade e sem tabus.

8 – Faça Perguntas e Ouça as Respostas

Uma das formas utilizadas pelas pessoas curiosas para obter maiores informações a respeito de um determinado assunto é através de perguntas. Por isso, não tenha vergonha de perguntar coisas para alguém que possa sanar as suas dúvidas. Contudo, é fundamental que saiba ouvir as respostas na essência, para que desfrute completamente da oportunidade de saber mais a respeito de algo que lhe interessa.

9 – Desligue o Piloto Automático

As experiências e o conhecimento estão ao seu redor o tempo todo, para absorvê-los basta que desligue o piloto automático e se torne consciente em relação a tudo o que vive. E isso também vale para os seus sentimentos e emoções, porque o autoconhecimento também é importante para que consiga ampliar a sua mente e expandir suas ideias.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

10 – Aprenda Com as Pessoas ao Seu Redor

Por fim, saiba que o conhecimento também pode estar presente em conversas simples do cotidiano, como as que tem com amigos, colegas de trabalho e familiares, por exemplo. Afinal, se sozinhos já podemos aprender muitas coisas, imagine o que podemos conseguir se nos unirmos a outras pessoas para compartilhar informações e experiências.

Espero que este artigo tenha te inspirado a abrir a sua mente para novas ideias. Ao adotar essa postura irá ter acesso a grandes benefícios que irão se refletir no seu desempenho profissional, no bem-estar emocional, nos relacionamentos, enfim, na sua vida como um todo. Portanto, permita-se ousar e ir além!

Copyright:  704883268 – https://www.shutterstock.com/pt/g/peshkova

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: