Quando você olha para a trajetória de uma pessoa de muito sucesso, costuma parar para pensar que tudo aquilo que ela construiu começou através de um pequeno passo? Muitas vezes, não nos damos conta de que objetivos grandiosos também são construídos através de atitudes simples, assim como uma grande catedral nasceu através da colocação de um primeiro tijolo e um ser humano de um embrião. E é assim, por meio de um passo de cada vez, que conseguimos percorrer grandes distâncias e chegar ao lugar que desejamos.

Ter essa consciência é importante para que você saiba valorizar cada etapa e, também, para que possa vivenciar cada uma delas na essência, de maneira paciente e sem desejar que os resultados apareçam instantaneamente, porque tudo tem o seu tempo para acontecer. Dessa forma, irá realmente aprender com as experiências, os erros e os acertos, se preparando para dar os próximos passos em direção aos seus objetivos.

O Coaching é capaz de te ajudar a gerar resultados extraordinários!
Acesse meu ebook e conheça algumas histórias que irão te levar além!

7 Motivos Para Dar um Passo de Cada Vez ao Ir em Busca dos Seus Objetivos

São muitas as razões pelas quais é importante dar um passo de cada vez quando estiver caminhando em direção em um objetivo. Para te ajudar a compreender melhor esse processo, preparei uma lista com 7 motivos para que seja paciente e aja com sabedoria e serenidade.

1 – É Importante Aproveitar a Jornada

Se você costuma condicionar a sua felicidade a objetivos específicos, sugiro que reveja os seus conceitos. Afinal, por mais que seja realmente gratificante realizar sonhos, a vida acontece todos os dias e não apenas em datas específicas. Além disso, um indivíduo que não consegue se alegrar com situações simples do dia a dia, provavelmente terá problemas para valorizar, também, as grandes conquistas. Portanto, tenha, sim, metas a alcançar, mas saiba dar o devido valor para a jornada, que é tão importante quando o destino final.

2 – Os Resultados Nem Sempre São Imediatos

Grande parte dos projetos que uma pessoa pode vir a desejar realizar, sejam eles profissionais ou pessoais, precisam de tempo para serem concretizados. Dessa maneira, ter a consciência de que é necessário dar um passo de cada vez irá permitir que controle a sua ansiedade e evite sofrer caso algo demore um pouco mais para acontecer. Afinal de contas, a sua pressa não irá ajudar em nada a agilizar o processo, pelo contrário, pois pode prejudicar a sua clareza para tomar decisões e, consequentemente, comprometer os resultados.

3 – É Necessário Refletir Para Fazer Boas Escolhas

PSC

Existe um ditado bastante popular que diz que a pressa é inimiga da perfeição e ele é bastante verdadeiro. Quando uma pessoa deseja realizar algo rápido demais, são grandes as chances de que deixe detalhes importantes passem despercebidos. Nesse sentido, através da consciência de que é necessário dar um passo de cada vez, será possível refletir para realizar escolhas positivas e que te aproximem cada vez mais dos seus objetivos. Apenas tome cuidado para não planejar demais e agir de menos, lembre-se que o equilíbrio é sempre o melhor caminho.

4 – Pode Acontecer de Ser Preciso Alterar o Plano

Por mais que se planeje para que as coisas saiam como gostaria, sabemos que não se pode ter controle sobre tudo e as circunstâncias da vida sempre podem nos surpreender. Dessa forma, pode ser preciso alterar os planos no meio do caminho e, se estiver dando um passo de cada vez, conseguirá perceber mais rapidamente quando isso for necessário. A serenidade é um elemento fundamental para que consiga enxergar o todo e, assim, tomar decisões com mais sabedoria e sem atropelos.

5 – Cada Passo Tem uma Lição a Te Ensinar

Cada um de nós veio a este mundo para aprender e cada passo dado, por menor que seja, tem uma lição importante a ensinar, coisas que podem passar despercebidas se não houver calma para vivenciar cada experiência. Lembre-se sempre da dica número um que compartilhei no início deste artigo, que diz sobre desfrutar a jornada, e valorize cada etapa, utilizando-as para se desenvolver. Assim, estará intensificando o aprendizado e caminhando rumo à evolução.

6 – É uma Oportunidade Para Aprender a Confiar em Si

Grande parte das pessoas tem problemas para confiar em si mesmas e sofrem da chamada síndrome do impostor, que ocorre quando um indivíduo duvida da sua própria capacidade. Dar um passo de cada vez é uma medida fantástica para que comece a reconhecer o seu poder de ação e realização e passe a, aos poucos, sentir maior confiança em si mesmo. Dessa forma, o seu mindset irá se transformar gradativamente, trazendo resultados sustentáveis e definitivos.

7 – Torna o Processo Mais Leve

Se deparar com apenas uma grande tarefa para realizar pode ser assustador, principalmente porque é natural se sentir perdido e sem saber por onde começar. Ao dividi-la em etapas menores, as coisas se mostram mais simples, porque torna-se possível otimizar os esforços e recursos, além de ser um método incrível para manter a motivação, comemorando cada passo dado. É como se você separasse um fardo de cem quilos que precisa carregar em dez, tornando-o mais leve.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Permita-se Dar um Passo de Cada Vez e Chegue ao Seu Destino

Para finalizar este artigo gostaria de lhe convidar a refletir sobre a importância de se permitir dar um passo de cada vez, sem desejar atropelar as coisas. Tudo na vida é feito de etapas e todas elas são necessárias para que se chegue a um resultado. Uma grande e imponente árvore um dia foi apenas uma semente, depois se transformou em um broto e assim foi crescendo, até se desenvolver e tornar o que é hoje.

Se você passar a ver os seus planos como árvores, saberá que tudo começa com um gesto pequeno, mas essencial, que é a semeadura. Então, terá a consciência de que deve, sim, fazer a sua parte, plantar, regar e zelar por aquilo que deseja ver crescer, mas sempre de maneira paciente, porque agir é importante, mas saber esperar que os resultados aconteçam é fundamental.

Espero que este artigo te inspire a iniciar uma caminhada de muito aprendizado, superação e sucesso. Apenas dê o primeiro passo e permita que o seu poder interior seja despertado.

 

Copyright: 1178374555 – https://www.shutterstock.com/pt/g/2277