“Conexão” é uma palavra “de moda”. Estamos num mundo com diferentes conexões, numa sociedade que se faz conectada. No sistema virtual, com diferentes tipos de aparelhos eletrônicos, estabelecemos conexões próximas e distantes geograficamente. Isto é muito bom, tem favorecido muito o progresso dos mais diferentes setores do planeta.

A Internet surgiu como uma das grandes responsáveis pela conexão das pessoas. Ela é a “rede de computadores dispersos por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum”. E quantas facilidades hoje conquistamos no mundo conectado! 

Cada ser humano é um ser que só funciona porque há no seu corpo um conjunto de órgãos que se fazem conectados. O cérebro é como um magnífico computador, a partir dele os neurônios ligam e acionam todos os órgãos do corpo humano, num processo extraordinário de conexão. Caso uma dessas conexões deixe de acontecer, o funcionamento do corpo fica prejudicado, deficitário, e isto ocasiona uma série de transtornos. 

É preciso cuidar bem do cérebro para que ele dê os comandos ao corpo de forma equilibrada. E assim como há o cérebro, há também o coração. Este, um pouquinho diferente do cérebro, também se faz conectado   a todos os órgãos do corpo humano, porém a sua conexão é mais estrutural. Ligadas ao coração estão as veias, que são tubos por onde passa o sangue, bombeado pelo coração. Assim, se o cérebro funciona como um computador, o coração funciona como uma bomba.

E assim como o coração e o cérebro, há também o pulmão. O pulmão é o responsável por receber o oxigênio e eliminar o gás carbônico do corpo. Trabalho essencial e vital, pois, sem o pulmão, o ar, o corpo simplesmente morre. Sem oxigênio, o cérebro não realiza conexões, e o coração não bombeia.

É claro, cada órgão no corpo humano é essencial. Quero enfatizar mais um: a pele. A pele humana é responsável por muitas tarefas. É o maior órgão, pois encobre todo o corpo. Além de proteger e de nos dar uma identidade estética, a pele responde pela condução das sensações. Arrepios, calafrios, calor etc, tudo é sentido na pele.

Destaco estes órgãos: coração, cérebro, pulmão e pele, porque precisam estar, de forma muito especial, conectados, para o bem-estar do corpo, com tudo o que ele representa e significa para o mundo. São órgãos vitais, considerada a sua dimensão física. E para essa conexão, estabeleço uma hierarquia de importância: em primeiro lugar, está o pulmão; em segundo, o cérebro; em terceiro, o coração; e por fim, a pele. Respiração; conscientização; gratidão; e proteção. Num processo de relaxamento, isto fica facilmente compreendido: trabalhar corretamente a respiração; conscientizar-se da existência do corpo e do espírito; estabelecer visitação interna, pelo pulsar do coração e pela circulação do sangue no corpo inteiro; e, enfim, sentir toda a proteção do Universo, que se faz no ser por inteiro. É a hierarquia do permitir-se (oxigênio novo); do conhecerse (razões e emoções); do agradecer (felicidade); e do se assegurar (proteção). Outra compreensão possível, por meio da Psicologia Positiva: o ter, o fazer e o ser, isto é, eu recebo, eu trabalho e eu existo (identidade).

PSC

É oportuna e bem didática a metáfora do funcionamento do corpo humano pela relação entre pulmão, coração, cérebro e pele, mas precisamos ainda de outro elemento que, embora faça parte do homem, não está presente no corpo humano como um órgão; estou falando do espírito, ou, talvez melhor dizendo, da alma. Assim chegamos ao Coaching com Alma. Não dá para entender o processo de Coaching que fazemos no Instituto Brasileiro de Coaching, sem compreender o que é alma.

Todo o funcionamento do nosso corpo, como instrumento físico, só se torna possível porque esse corpo está conectado (sincronizado) com a alma. Todas as nossas ações físicas, alinhadas pela alma, nos tornam um ser conectado de forma ordenada e significativa no ato de inspirar e expirar, racionalizar, se emocionar e sentir. Corpo e alma são duas instâncias que precisam estar conectadas para o seu perfeito sentido de existir.

Para provocar a sua imaginação, antecipo aqui algumas questões:

  • Você tem um corpo ou você é um corpo?
  • Você tem uma alma ou você é uma alma?

E, querendo entender o que é um corpo, peço desculpas pelo exemplo um pouco funesto, mas basta ir a um velório, e terá claramente a definição ao olhar aquele que desencarnou. E, querendo entender o que é alma, basta olhar para o seu corpo agora e perceber o que está nele, o que passa por ele e que te faz compreender as reflexões e provocações desta leitura, enfim, estar em movimento.

Quando ouço uma canção muito profunda, seu som entra pelos meus ouvidos, e eu a percebo pela minha capacidade auditiva, mas essa canção provoca uma reação para além da sua escuta, ela chega até a alma, tudo vibra e me leva a conectar-me com todo o Universo, ela aciona emoções, me faz chorar, sorrir… A cognição nos permite um campo de entendimento; a alma nos permite outra forma de compreensão.

O Coaching se faz por meio de uma profunda e poderosa conexão entre as pessoas; o que se olha não é apenas um corpo, e o que se ouve não é apenas uma voz. São duas almas, verdadeiramente interessadas em cocriar, em construir juntas um caminho de evolução. Uma sessão de Coaching em que as pessoas envolvidas não estejam conectadas está fadada a não atingir seus objetivos.

Essa conexão poderosa se dá, de um lado, pelo interesse genuíno em querer sair do estado em que se está e chegar a um novo patamar evolutivo; e, de outro lado, se dá pelo interesse verdadeiro e genuíno de doar tudo de si, todo seu conhecimento, toda a capacidade, toda sua alma e todo seu amor e dedicação, para que essa outra pessoa alcance toda sua capacidade necessária para conseguir o que deseja. Sem conexão, não há Coaching. 

Copyright: 370520360 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Rawpixel